31 agosto 2006

A nova vida em Cristo nos faz orar

Conta-se que um árabe analfabeto orava com tanto fervor e com tanto carinho a cada noite que, certa vez, um rico chefe de uma caravana chamou-o e lhe perguntou: “Por que oras com tanta fé? Como sabes que Deus existe, quando nem ao menos sabes ler?” O crente fiel respondeu: “Grande senhor, conheço a existência de nosso Pai celeste pelos sinais dele”. “Como assim?” Indagou o chefe, admirado. O servo humilde explicou: “Quando o senhor recebe uma carta, como reconhece quem a escreveu?” “Pela letra”, o chefe respondeu. “Quando o senhor recebe uma jóia, como é que se informa sobre o autor dela?” “Pela marca do ourives”. O servo sorriu e acrescentou: “Quando ouves passos de animais, ao redor da tenda, como sabes, depois, se foi um carneiro, um cavalo, um boi?” “Pelos rastros”, respondeu o chefe, surpreendido. Então, o velho crente convidou-o para fora da barraca e, mostrando-lhe o céu, onde a lua brilhava cercada por multidões de estrelas, exclamou respeitoso: “Senhor, aqueles sinais lá em cima, não podem ser de homens!” Neste momento, o orgulhoso caravaneiro de olhos lacrimosos, ajoelhou-se na areia e começou a orar também.

Como você iniciou o seu dia hoje? Preocupado com seus afazeres? Apressado para estar em seu trabalho? Muitas contas para pagar? Preocupado com suas riquezas? Ou agradeceu a Deus por mais um dia e todas as suas bênçãos? No texto de Colossenses, capítulo 4, versículo 2 (NTLH) o apóstolo Paulo não quer nos ensinar a orar, e sim, nos dar um grande conselho: “Continuem firmes na oração, sempre alertas ao orarem e dando graças a Deus”. Em outras palavras, o apóstolo nos incentiva a conversarmos constantemente de coração a coração com Deus.

Como é agradável começar o dia e podermos nos dirigir ao nosso Pai que está nos céus. Ele nos ouve. Ele age. Sabe o que nos convém, antes mesmo de lhe pedirmos. Jesus, ao ver a miséria humana, orava. Muito mais motivos temos nós para procurar Deus em oração.
Com fé na morte e ressurreição de Cristo temos uma nova vida que nos faz orar. Orar é colocar a vida diante de Deus.

Oremos: Pai nosso, obrigado pela bênção de podermos falar contigo. Não permita que esqueçamos de fazê-lo diariamente. Por Jesus Cristo. Amém.


Pastor Wilmuth Engelmann

Nenhum comentário: