31 julho 2024

Medalha de Ouro

É bonito ver o esforço dos atletas que se dedicam a conquistar o lugar mais alto no pódio de uma competição olímpica. Nos jogos olímpicos de Paris, a medalha de ouro é o objetivo mais desejado por atletas e nações. Nada mais justo do que se alegrar com aqueles que recebem o justo prêmio por seus esforços e determinação. Deus, porém, oferece algo ainda mais valioso que uma medalha olímpica. A Bíblia diz que Jesus Cristo nos deu a vida eterna percorrendo a “maratona” do sofrimento por nossos pecados. Nessa trajetória, ele ganhou uma coroa de espinhos para nos dar a vitória sobre o pecado e a morte. Depois, ele ressuscitou, revelando que todos os que nele confiam receberão a vida eterna. “Ele foi ferido por causa dos nossos pecados, e foi castigado para que nós tivéssemos paz; e pelas feridas que ele sofreu nós fomos curados” (Is 53.5). Não é à toa que o salmista diz que a "Palavra de Deus é mais desejável do que o ouro, mesmo o ouro mais fino" (Sl 19.10).

Oração: Senhor, obrigado por tua vitória que nos dá vida eterna. Amém.

Leia em sua Bíblia Isaías 53.5 e Salmo 19 - Compartilhe #HoraLuterana

30 julho 2024

Jesus é Senhor de tudo

Fomos criados e educados em uma cultura que aprisionou assuntos espirituais e religiosos à esfera privada e à vida individual. Se antes Deus era visto em ações públicas dos cristãos e a fé era expressa de forma coletiva, hoje crer é uma questão de ordem pessoal, privada e interna. O problema desse rebaixamento da fé e da religião é tornar o consolo do amor de Deus em algo restrito ao meu mundo de ideias. Mas, Deus é absoluto e soberano. Ele não deseja reinar apenas sobre seu coração e seu mundo interno de pensamentos e opiniões. Ele é o Senhor de tudo e de todos. Ele é o Criador de tudo e dirige nossas vidas e a vida das nações. Nada acontece sem a permissão de Deus. Isso pode parecer duro, quando pensamos nos problemas e sofrimentos que Deus permite acontecer. No entanto, isso é consolador, quando vislumbramos que o Todo-poderoso age em nosso favor. Ao saber que esse Deus poderoso permitiu que Seu Filho sofresse na cruz para nos resgatar, compreendemos que nós nunca seremos separados do amor de Deus e conseguiremos suportar até o sofrimento que não conseguimos entender (Rm 8).Oração: Querido Deus, não permita que os problemas da vida me afastem de ti. Mantém-me sempre contigo. Em Cristo. Amém.

Leia em sua Bíblia Romanos 8 – Compartilhe #Horaluterana

No programa "O Caminho" de hoje, o missionário Isaac Zion da Steiger Brasil falará sobre "Missões urbanas, cultura jovem, missões, arte e a missão de Deus na cidade". Acesse:




29 julho 2024

Investimentos rentáveis 

Você já ouviu falar de investimentos financeiros? Mas já parou para pensar onde você está investindo seu bem mais precioso, o seu coração? Jesus nos desafia a repensar nossas prioridades. Ele nos alerta: "Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração" (Lc 12.34). No mundo atual, estamos constantemente em busca de sucesso, bens materiais e reconhecimento. Mas Jesus nos convida a um “investimento” diferente. Ele nos chama a colocar nosso coração nos tesouros eternos do Reino de Deus. Somos chamados a depositar nossa vida e coração na Palavra de Deus, que nos dá vida eterna, no batismo, que nos dá nova vida, e na Santa Ceia, que nos dá perdão de pecados. Que bela fortuna!

Oração: Senhor, ajuda-me a investir meu coração e minhas ações em teu Reino, buscando os tesouros eternos da tua Palavra, Batismo e Santa Ceia. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 12 - Compartilhe #HoraLuterana



28 julho 2024

Mesmo quando Deus parece demorar, continue orando

Em Lucas 11, Jesus nos conta a parábola do amigo insistente, que bate à porta à meia-noite pedindo pão, e é atendido por causa de sua persistência. Essa história nos lembra que Deus valoriza nossa persistência e fé. Ele deseja que nos aproximemos dele com confiança, sabendo que ele é um Pai amoroso que nos ouve e responde. Mesmo quando a resposta parece demorada, Deus nos encoraja a continuar orando e pedindo. Podemos confiar que ele sempre tem o melhor para nós e no tempo certo.

Oração: Senhor, ajuda-me a ser persistente em minhas orações, confiando na tua fidelidade e amor. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 11 - Compartilhe #HoraLuterana



27 julho 2024

A verdadeira compaixão

Na parábola do Bom Samaritano, Jesus redefine o conceito de vizinho. Um homem foi assaltado e deixado quase morto na estrada. Dois religiosos passaram e não ajudaram, mas um samaritano, desprezado pelos judeus, parou para socorrê-lo. "Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele" (Lc 10.33). Este samaritano demonstrou verdadeira compaixão e amor ao próximo. Jesus nos ensina que nosso próximo é qualquer pessoa que precisa de nossa ajuda. Ele nos chama a amar a todos, a agir com misericórdia e a oferecer nossa ajuda, mesmo aos desconhecidos e inimigos. Foi assim que Jesus agiu conosco. Quando ainda éramos inimigos de Deus, Jesus morreu por nós para perdoar nossos pecados e nos reconciliar com o Pai. Ele é o Grande Bom Samaritano que nos salva da morte. Agora, podemos ir e ajudar ao próximo.

Oração: Senhor, dá-me um coração compassivo para amar e ajudar todos ao meu redor. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 10 - Compartilhe #HoraLuterana

26 julho 2024

Confiança

O vencedor afirmou: “Eu estava muito confiante”. Estar confiante parece um elemento importante para as vitórias no esporte. Essa confiança é resultado de esforço e muito treinamento. No entanto, em nosso relacionamento com Deus, a confiança não pode estar em nós mesmos. Falando com alguns “que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros” (Lc 18.9), Jesus contou uma história para mostrar qual é a atitude mais apropriada de uma pessoa diante do Criador. Nela, um homem se humilha dizendo: “Ó Deus, tem pena de mim, que sou pecador!” (Lc 18.13), e volta para casa em paz com Deus. Arrependidos de nossos pecados, olhamos para a vitória de Jesus sobre a morte e, perdoados, recebemos a vitória eterna. Não há treino ou esforço próprio que traga paz à alma. Jesus faz isso. Confie nele.

Oração: Senhor Deus, tem pena de mim, que sou pecador. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 18.9-14 – Compartilhe #HoraLuterana

25 julho 2024

Caindo em si

“Então Pedro caiu em si e começou a chorar” (Mc 14.72). Pedro negou Jesus, mesmo avisado que o faria. Mesmo tendo ele dito que preferia morrer a negar Jesus. E, ao negar o Salvador, ele caiu em si. As lágrimas caem porque o pecado, a corrupção e a fraqueza finalmente são reconhecidos. As lágrimas caem quando o nosso coração e a nossa mente não conseguem mais esboçar uma defesa com desculpas. As lágrimas caem quando o orgulho não consegue mais ser sustentado e o muro que erguemos entre nós e Deus é derrubado pela verdade. E, então, ouvimos novamente de Jesus que os sãos não precisam de médico, que ele veio para os doentes, que o seu amor encobre multidão de pecados e que, toda a lágrima, será enxugada. Caia em si. E lembre-se: você é amado por Deus.

Oração: Jesus, perdoa-me por minhas traições a ti e às pessoas. Dá-me arrependimento verdadeiro e confiança em tuas promessas. Amém.

Leia em sua Bíblia Marcos 14.66-72 - Compartilhe #Horaluterana

24 julho 2024

O mundo é dos espertos

“O mundo é dos espertos”, diz o ditado popular. Pode ser verdade em alguns contextos, mas Jesus nos ensina algo bem diferente para a vida. Ele diz: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me" (Lc 9.23). Crer em Jesus nos leva a renunciar a uma vida centrada em si mesmo, colocando os interesses de Cristo acima dos nossos. Veja o que Jesus fez por nós: ele renunciou a si mesmo e assumiu nosso castigo e lugar na morte de cruz. Tudo para conceder perdão e salvação a todos nós. Ser esperto de verdade é crer em Jesus e viver uma vida de serviço a ele.

Oração: Senhor, ajuda-me a negar a mim mesmo e seguir-te fielmente. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 9 - Compartilhe #HoraLuterana

23 julho 2024

A mulher curada

Você já ficou tão desesperado a ponto de arriscar tudo? Em Lucas 8, encontramos a história de uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos. Ela decidiu arriscar tudo ao sair à rua, algo proibido na época para uma pessoa com hemorragia. Ela fez isso para se aproximar de Jesus e tocar na borda de seu manto, acreditando que seria curada. A reação de Jesus é inesperada. "Então ele lhe disse: 'Minha filha, a sua fé curou você! Vá em paz'" (Lc 8.48). Jesus a curou e a chamou de filha, mostrando seu amor e compaixão. Muitas vezes enfrentamos desafios que parecem insuperáveis, mas Jesus pode nos ajudar. Ele se importa profundamente com cada um de nós e tem poder para perdoar nossos pecados e transformar nossas vidas.

Oração: Senhor, aumenta minha fé e ajuda-me na dificuldade. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 8 - Compartilhe #HoraLuterana

22 julho 2024

Fé que salva

A fé de um centurião romano impressionou Jesus, que disse: "Eu lhes digo que nem em Israel encontrei tamanha fé" (Lc 7.9). O centurião confiou completamente em Jesus, acreditando que ele era capaz de curar seu empregado, mesmo à distância, com o poder da Palavra. Uma fé assim não é produzida pela própria pessoa. Na verdade, é o próprio Deus que cultiva em nosso coração a fé genuína e inabalável, que nos faz crer que Jesus pode realizar o impossível em nossas vidas. Afinal de contas, Jesus perdoa nossos pecados com sua morte na cruz e ressuscitou no terceiro dia para mostrar que Deus nos ama.

Oração: Senhor, aumenta minha fé e ajuda-me a confiar plenamente em ti. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 7 - Compartilhe #HoraLuterana

21 julho 2024

Tapa na cara

Impulsivamente damos um tapa na cara de quem nos ofendeu. Descontrolados e furiosos, xingamos por sermos tirados do sério. Atitudes assim podem trazer sérias consequências. O conselho popular é: “respire fundo” ou “conte até 100” antes de qualquer atitude. Mas, às vezes, nem dá tempo para respirarmos, muito menos contarmos.

O conselho do apóstolo Pedro é diferente. Ele disse: “façam todo o possível para juntar a bondade à fé... o conhecimento... o domínio próprio... a perseverança, a devoção a Deus... e, a tudo isso, a amizade e o amor” (2Pe 1.5-7).

Oração: Bondoso Deus, com amor e misericórdia nos perdoas. Agradeço por isso. Peço que me enchas desse amor e me ensines a viver em paz com todos, amando e perdoando. Dá-me paciência e domínio próprio, que tantas vezes me falta. Por amor de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia 2Pedro 1.5-7 – Compartilhe #HoraLuterana

20 julho 2024

Um dia você vai entender

“Um dia você vai entender o que eu estou falando!” Provavelmente você já ouviu essa frase de alguém próximo a você. Normalmente se usa em relação a crianças, adolescentes ou jovens com a finalidade de tentar justificar alguma atitude de quem é responsável por eles. Ou para não precisar explicar alguma coisa. Na sua Palavra – a Bíblia – Deus revela a sua vontade para conosco: Ele nos amou de uma forma que não conseguimos explicar. Ao crermos naquilo que ele fez por nós, temos a vida eterna com ele (Jo 3.16). E esse amor é para todas as pessoas: para você também! Por meio da obra de Cristo, nossos pecados são perdoados e passamos a conhecer o amor de Deus Pai. Não conseguimos entender completamente esse amor. Na verdade, mais do que dar explicações, Deus age por nós e sabe do que nós precisamos. Um dia, na segunda vinda de Jesus, teremos o privilégio de entender o tamanho inexplicável do amor de Deus.

Oração: Querido Deus, muitas vezes não entendo a tua forma de agir, mas peço-te que fortaleça a minha fé para que confie totalmente em ti. Por Jesus. Amém!

Leia em sua Bíblia João 3.1-16 – Compartilhe #Horaluterana

19 julho 2024

Amor ao próximo

Talvez o ensino e mandamento mais difícil que Jesus nos deu foi: "Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam" (Lc 6.27). Como amar aquele que vota no candidato diferente do meu? Ou aquela pessoa que me causou prejuízo? Mas é esse amor radical que transforma vidas e reflete o amor de Deus. Somos chamados a viver esse amor em nosso dia a dia, mostrando compaixão e perdão. O amor ao próximo, especialmente aos que nos causam dor, é um testemunho poderoso do amor de Cristo. Só conseguimos cumprir esse mandamento ao recebermos o poder do Espírito Santo que nos dá a fé em Cristo. A partir daí, conseguimos levar a paz onde há conflito, transformando nossos inimigos em amigos nossos e do próprio Deus.

Oração: Senhor, ensina-me a amar a todos, inclusive meus inimigos, como tu nos amas. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 6 - Compartilhe #HoraLuterana

18 julho 2024

Chamado inusitado

Imagine a surpresa de um grupo de pescadores quando ouviram o convite inusitado de um carpinteiro: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de gente" (Lc 5.10). Foi exatamente assim que Jesus chamou Simão Pedro e seus companheiros para segui-lo. Por meio de sua Palavra, Jesus nos chama a crer em sua obra e no perdão de pecados que recebemos por meio de seu sacrifício na cruz. Ao recebermos a fé, somos capazes de responder ao chamado de vivermos como verdadeiros discípulos de Jesus, servindo-o onde quer que ele nos tenha colocado.

Oração: Senhor Jesus, ajuda-me a servir a ti em minhas ocupações na família e sociedade. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 5 - Compartilhe #HoraLuterana

17 julho 2024

Superar a tentação

Se disséssemos: “Levante a mão quem nunca foi tentado”, ninguém ousaria levantar a mão, pois todos sofremos com diversas tentações. E todas elas se relacionam com o impulso que temos em tentar tomar o lugar de Deus. Jesus foi tentado no deserto, mas venceu todas as tentações com a Palavra de Deus, que nos ensina: "Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto" (Lc 4.8). Em momentos de tentação, podemos confiar na força de Jesus e em sua Palavra para resistir e vencer. As tentações são uma realidade em nossa vida, mas Jesus nos mostra que com a Palavra de Deus podemos superar qualquer desafio. E quando cairmos, podemos confiar em seu amoroso perdão.

Oração: Senhor, dá-me força para resistir às tentações e viver segundo tua Palavra. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 4 - Compartilhe #HoraLuterana

16 julho 2024

Subitamente

Você já foi pego de surpresa? A vida é cheia de coisas inesperadas. Algumas são ruins, outras são boas. Se Jesus voltasse hoje, isso seria uma coisa ruim ou boa para você? Muitas pessoas pensam que o retorno de Jesus e o Juízo Final seriam ruins porque se julgam despreparadas para o acerto final. Se você também pensa assim, você está certo. Considerando nossos méritos e honra pessoal, todos somos pecadores e merecemos a morte eterna (Rm 3.23; 6.23). No entanto, essa não é toda a história. Jesus veio para “buscar e salvar o perdido” (Lc 19.10). Ele enfrenta a condenação em nosso lugar e, dessa forma, nos torna aptos a entrar no Reino dos Céus. Considerando o que Jesus fez por nós, todos somos dignos de entrar na festa do Cordeiro. Mesmo que não saibamos “o dia e a hora” da segunda vinda de Jesus, estaremos vigilantes na fé e, dessa forma, a surpresa de sua volta será positiva. 

Oração: Mantém-nos firmes, Senhor Jesus, e prepara-nos para o teu retorno. Em teu nome. Amém. 

Leia em sua Bíblia Mateus 25.1-13 – Compartilhe #HoraLuterana

15 julho 2024

Jesus, tenha pena de nós!

Existem alguns lugares que se tornam emblemáticos por reunirem pessoas excluídas e desprezadas pela sociedade. Em algumas cidades, as marginais dos rios tornam-se lugar para os desprezados. Na época de Jesus, as fronteiras territoriais eram os locais desse tipo. Os leprosos buscavam habitar nas fronteiras porque não lhes era permitido viver no meio do povo. Como acontece hoje também, as pessoas geralmente evitavam andar por esses locais. Mas Jesus é diferente. Ele caminhou pelas fronteiras e foi onde todos temiam ir. O evangelista Lucas relata que Jesus curou 10 leprosos na fronteira da Galileia e Samaria. Hoje, ele vai até você também. Jesus é capaz de restabelecer e curar sua vida, porque ele mesmo percorreu sozinho o caminho que ser humano algum poderia: a via da crucificação. Ao ressuscitar, o desprezado nazareno transforma você em filho de Deus e parte do Reino dos Céus. Assim, hoje podemos clamar a Jesus, como fizeram os leprosos: "Jesus, Mestre, tenha pena de nós!" (Lc 17.13).

Oração: Senhor, tem piedade de nós. Cristo, tem piedade de nós. Senhor, tem piedade de nós. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 17.11-10 – Compartilhe #HoraLuterana



14 julho 2024

Preparando o caminho

Você já pensou em mudar de vida? Que tal começar reconhecendo seus erros? João Batista preparou o caminho para Jesus, pregando sobre arrependimento. Ele é como aquele profeta que dizia: "Preparem o caminho para o Senhor, abram estradas retas para ele passar!" (Lc 3.4). Arrepender-se é mudar de direção, reconhecendo os erros e pecados, e confiando que Cristo pode nos dar perdão e nova vida por meio do batismo. A partir da graça de Deus e por meio do amor de Jesus, somos capazes de viver de forma que agrada a Deus.

Oração: Senhor, perdoa meus pecados por meio da obra de Cristo. Em nome dele. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 3 - Compartilhe #HoraLuterana

13 julho 2024

O Salvador nasceu

O nascimento de uma criança traz alegria à família. Imagina, então, o nascimento do Salvador! Quando Jesus nasceu, os anjos proclamaram: "Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês, que é Cristo, o Senhor" (Lc 2.11). Este evento marcou a história da humanidade, trazendo a salvação a todos. Jesus veio ao mundo para trazer paz e redenção a todos. Você precisa de uma boa notícia hoje? Saiba que Jesus é o seu Salvador também! Que essa boa nova encha nossos corações de alegria e esperança, lembrando-nos de que em meio às dificuldades, a luz de Cristo brilha e nos guia.

Oração: Senhor, obrigado por enviar Jesus, nosso Salvador. Que sua paz reine em nossos corações. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 2 - Compartilhe #HoraLuterana

12 julho 2024

Promessa cumprida

Há promessas que parecem inacreditáveis. Veja um exemplo: no início do Evangelho de Lucas, encontramos a história de Zacarias e Isabel, que, apesar da idade avançada, recebem a promessa de que terão um filho. Apesar da incredulidade de Zacarias, Isabel dá à luz a João Batista, "pois para Deus nada é impossível" (Lc 1.37). Essa história nos lembra que Deus cumpre suas promessas e age em nosso favor, mesmo quando parece impossível. Há algo em sua vida que parece impossível? Confie na fidelidade do Senhor, que enviou seu Filho para tornar real o improvável: ele nos deu perdão e salvação por sua morte na cruz. E sua ressurreição mostrou que nele temos a vida verdadeira.

Oração: Senhor, ajuda-me a confiar nas tuas promessas, mesmo quando tudo parece impossível. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 1 - Compartilhe #HoraLuterana

11 julho 2024

Traição e perdão

O termo traição recebeu mais de 103 mil menções nas redes sociais do Brasil no período de 01 a 10 de julho deste ano. Você já foi traído? Já traiu alguém? Pedro, um dos discípulos mais próximos de Jesus, negou conhecê-lo três vezes na noite da prisão de Jesus. Essa negação, uma forma de traição, causou grande dor a Pedro. Ele “se lembrou do que Jesus tinha dito: 'Antes que o galo cante, você me negará três vezes.'” Por isso, ele “chorou amargamente" (Mt 26.75). Diferente do nosso impulso comum, após sua ressurreição, Jesus ofereceu perdão e restauração a Pedro, mostrando que mesmo nas nossas falhas mais profundas, há esperança e redenção em Cristo. Assim como Pedro foi perdoado e se tornou uma figura central na propagação do Evangelho, nós também podemos encontrar perdão e um novo começo em Jesus. Então, perdoe também. Recomece. Fale do amor de Deus.

Oração: Senhor, perdoa-me e ajuda-me a seguir os teus caminhos. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 26.69-75 - Compartilhe #HoraLuterana

10 julho 2024

Descanso bom!

Talvez a pergunta que menos precisamos fazer nos dias de hoje é: “Você está cansado?” Afinal, a sociedade está repleta de exaustão. O Salmo 37 nos diz: “Descanse no Senhor e espere nele” (Sl 37.7). Nós encontramos descanso em Deus. Ele nos leva a descansar em pastos verdes, como nos diz Davi no Salmo 23. Esse descanso nos é entregue a partir da maior expressão de amor: a obra de Cristo na cruz! Esse é o nosso verdadeiro repouso. Espere em Cristo! Descanse em comunhão com Cristo! Ele é o nosso repouso.

Oração: Amado Deus, eleve os meus olhos para ti, faz com que a minha única esperança seja em ti! Dá-me conforto e acalma meu coração, pois meu único descanso é em ti, Senhor. Em Cristo. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmos 37 – Compartilhe #HoraLuterana

Você pode aprender mais sobre descanso assistindo o estudo "Cansado? Estou!". Acesse:


Você também pode realizar o plano de leitura bíblica "Preciso de Descanso":









09 julho 2024

Alguém para conversar

Uma pesquisa recente mostrou que 13% dos usuários de aplicativos e programas de Inteligência Artificial só querem alguém para conversar. Esse dado revela a profunda solidão que muitos enfrentam. Mesmo cercadas por uma multidão, algumas pessoas sentem-se sozinhas. Você é uma delas?

Saiba que Deus está com você em todos os momentos. Ele não responde suas inquietações em uma caixa de mensagem de um aplicativo ou programa de computador, mas revela a presença amorosa dele na Bíblia. O profeta Sofonias escreveu: "O Senhor, seu Deus, está no meio de vocês; ele é poderoso e salvará. Ele ficará feliz por causa de vocês e os tratará com amor; ele ficará alegre por causa de vocês, e cantará feliz" (Sf 3.17). Cante de alegria, pois o Senhor Deus está com você agora. Com você, ele cantará feliz.

Oração: Pai Amado, fica comigo hoje e sempre. Em nome de Jesus, meu Senhor. Amém.

Leia em sua Bíblia: Sofonias 3.1-17 – Compartilhe #HoraLuterana

Você se sente só? Conheça o Vivenciar e converse com um de nossos voluntários:


08 julho 2024

Mudanças

Mudanças podem causar estranhamento e até críticas. O apóstolo Pedro foi duramente criticado quando vivenciou uma grande mudança. Disseram a ele: “Você ficou hospedado na casa de homens que não são circuncidados e até tomou refeições com eles!” (At. 11.3). Mas, o que era considerado uma impureza (comer certos tipos de carne e não ser circuncidado), não podia mais separar as pessoas. Deus derrubou um muro de separação entre judeus e não-judeus. E hoje Deus oferece uma mudança para todas as pessoas, povos e nações: uma vida nova sob a sua paz, em Jesus Cristo. Deus promove mudanças para o nosso bem, sempre.

Oração: Senhor Deus, meu Pai, muda-me para melhor, sob o amor de Jesus, mesmo que isso provoque críticas dos que estão perto de mim. Amém.

Leia em sua Bíblia Atos 11.1-18 – Compartilhe #HoraLuterana

07 julho 2024

Aceitos por Graça

Deus ama você muito! E esse amor é tão real e poderoso que nem a morte pode separar você do amor de Deus. O apóstolo Paulo disse que “todos pecaram e estão afastado da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva.” (Rm 3.23-24). O amor de Deus por você é tão grande que, sem exigir nada, pela sua graça, ele oferece vida, salvação por meio de Jesus. Lembre-se de como você é amado por Deus e aproveite mais um dia sob sua graça.

Oração: Deus, perdoa os meus pecados. Como é bom saber que tu me aceitas sem exigir nada, por meio de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Romanos 3.21-26 - Compartilhe #Horaluterana

06 julho 2024

Imposto do Pecado

Alguns economistas chamam de "imposto do pecado" as taxas previstas pelo Imposto Seletivo (IS). Discute-se a inclusão de jogos de azar e carnes nesse tipo de taxação. No entanto, mais do que uma taxa financeira, o pecado de verdade, ou seja, nossa rebelião contra a vontade de Deus, cobra de nós a morte e condenação eternas. Ainda bem que Jesus Cristo pagou esse “imposto” em nosso lugar, oferecendo sua vida para perdão de nossa dívida com Deus. No momento da quitação, ele declarou na cruz: “Está pago” (Jo 19.30). Sendo assim, você pode dar graças a Deus por trocar a condenação pela vida eterna.

Oração: Senhor, graças te dou por Cristo Jesus que pagou a minha dívida na cruz. Em nome dele. Amém.

Leia em sua Bíblia João 19.30 - Compartilhe #HoraLuterana

05 julho 2024

Cometa e a Grandeza de Deus

Você já viu um cometa? Um cometa que passa a cada 69 anos estará visível nesta semana. O momento de maior brilho será em 06 de julho, quando o cometa será visível perto do horizonte, logo após o pôr-do-sol. Ao contemplar a beleza do universo, as palavras do salmo fazem todo o sentido: "Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste - que é um simples ser humano para que penses nele?" (Sl 8.3). Você não precisa ver um cometa para olhar a majestade de Deus. Ele reina sobre todo o universo e escolheu se reconciliar com o ser humano por meio da morte de Cristo, seu Filho amado. Quando cremos em Cristo, a contemplação de um cometa ou de qualquer outro astro é uma oportunidade de presenciar a grandeza de Deus.

Oração: Senhor, obrigado por nos maravilhares com a tua criação. Ajuda-nos a ver a tua mão em todas as coisas. Em Cristo. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmo 8 - Compartilhe #HoraLuterana

04 julho 2024

Mais espetacular do que o vulcão Etna

As imagens são assustadoras, mas impressionantes. O vulcão Etna, na Sicília, entrou em erupção, lançando lava e cinzas em um show de luzes e sombras, mas perturbando vidas e voos. Se o poder do Etna é espetacular, o que dizer do poder de Deus? O salmista responde: "Os montes derretem como cera na presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra" (Salmo 97.5). Deus possui o poder de nos condenar ao inferno por causa de nossos pecados. Mesmo assim, ele preferiu derramar toda a condenação sobre seu Filho amado, Jesus Cristo, que recebeu a punição justa pelos nossos pecados. Muito mais espetacular do que a erupção de um vulcão é o amor de Deus que nos alcança na cruz de Jesus.

Oração: Senhor, ajuda-nos a confiar no teu poder em meio às tempestades e erupções da vida. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmo 97 - Compartilhe #HoraLuterana

03 julho 2024

Como é bom um abraço

Há dias em que tudo o que precisamos é de um abraço. Dias em que precisamos sentir que alguém se importa, que é possível dividir o peso da dor, da angústia, da ansiedade, do pecado. Ao enviar Jesus ao mundo, Deus nos abraça. Ele nos abraça com a sua presença salvadora, com seu amor pronto a trazer paz. Porque na presença de Deus, “o amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão” (Sl 85.10). A vinda de Jesus traz o abraço da justiça com a paz: ele, justo, morre por nós, pecadores. E nós, perdoados, recebemos a paz. Ah, como é bom um abraço...

Oração: Pai, obrigado pelo abraço da justiça e da paz na vinda de Jesus para nos dar salvação. Que o teu amor nos faça abraçar uns aos outros com o perdão e a paz que recebemos de ti. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 85 – Compartilhe #HoraLuterana 

Lugar seguro

A vida pode ser muito dura. Mesmo quando tudo parece estar bem, ainda enfrentamos dores que muitos não conseguem enxergar. Culpa, vergonha, incapacidades, inabilidades, saudade, medo e insegurança nos acompanham diariamente. Seja qual for a sua dor, a sua angústia ou ansiedade, lembre-se: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Sl 46.1). Todos precisam de um lugar seguro, de proteção. Todos precisam de força para os dias difíceis. E é isso o que Deus oferece. Não se abale: o Senhor Todo-Poderoso está do nosso lado.

Oração: Senhor Jesus, obrigado por me protegeres e por me dares força nos dias difíceis. Lembra-me sempre da vida eterna que conquistaste para nós com tua morte e ressurreição. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 46 – Compartilhe #HoraLuterana

01 julho 2024

Buraco

Um grande buraco repentinamente se abriu em uma das principais rodovias da cidade. Ninguém se machucou mas o transtorno foi grande na vida de muitas pessoas. Às vezes vivemos um tempo de transtorno e nos sentimos presos por causa de experiências que nos empurram para dentro de buracos que repentinamente se abrem: um relacionamento conturbado, o clima difícil no trabalho ou a incompreensão familiar. O salmista, vivendo uma situação difícil, nos apontou o caminho: “Ó Senhor Deus, eu te chamei quando estava em profundo desespero” (Sl 130).

Oração: Amado Pai Celestial lembra-me, porventura, se eu me sentir no fundo de um buraco, de te chamar. Sei que me ouves! Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmo 130 – Compartilhe #HoraLuterana