25 junho 2024

Fé, esperança e amor

Não é difícil falar sobre o amor. Livros, poemas e canções existem aos montes! Talvez mais difícil do que defini-lo seja vivê-lo. Que amor é esse que o apóstolo Paulo se refere neste texto bíblico de 1 Coríntios 13.13? Ele diz: “Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor”. É realmente interessante e misterioso pensar sobre um amor que, segundo o escritor bíblico, é maior que a fé e a esperança. Jesus disse que se tivéssemos uma fé do tamanho de um grão de mostarda, poderíamos mudar as montanhas de lugar (Mateus 17.20) e o dito popular afirma que “a esperança é a última que morre”. Então, que amor é esse? O apóstolo Paulo está falando do amor de Deus por nós. E esse amor é maravilhoso, incondicional e vai muito além do que conseguimos imaginar. Pense um pouco: Um Deus que conhece sua vida, sua história, as coisas mais terríveis que você pensou, disse e fez. E, ao invés de virar as costas, ele oferece o seu filho Jesus por você, para dar a vida em seu lugar!

Oração: Deus Eterno! Sou profundamente agradecido por esse amor inexplicável. Muito obrigado porque, mesmo vendo tantas coisas ruins em minha vida, me amas a ponto de querer que eu viva contigo eternamente. Obrigado Senhor. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia 1 Co 12.31b – 13.13 – Compartilhe #Hora Luterana

Veja que privilégio! O Henrique Gehm, estagiário da Hora Luterana, conduzirá o estudo de hoje no programa "O Caminho". E o tema será "Fé, esperança e amor - pilares da vida com Jesus". Sim! Será uma bonita continuação da Mensagem de Esperança que você acabou de ler.

Acesse, às 20h:

24 junho 2024

A raiva nos corrói

Raiva. A raiva nos corrói. Acaba com o meu, e o seu dia. Quem consegue dormir com raiva? Perdemos tempo, sono, vida, enquanto a raiva não é resolvida. E a melhor solução para a raiva? Perdão. Mas não um perdão qualquer. O perdão de Jesus. O perdão que conserta nossa relação com quem nos criou, Deus. E, por isso, conserta minha relação comigo mesmo. Perdoado, olho para o mundo, para o outro, com os olhos verdadeiramente abertos e enxergo o que realmente vale a pena! E então, com esse perdão divino, posso oferecer perdão. Posso pedir perdão. Posso viver em perdão porque estou em paz. A paz que Jesus oferece: “Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá” (Jo 14.27). E diante da paz, a raiva se esvai, acaba.

Oração: Pai, tira a raiva do meu coração e preenche a minha vida com a paz que só Jesus pode dar. Amém.

Leia em sua Bíblia João 14.25-27 - Compartilhe #HoraLuterana

Gostou do texto de hoje? Que tal ler mais sobre o assunto? A Hora Luterana preparou o plano de leitura bíblica "Para vencer a raiva". Acesse e conheça:



23 junho 2024

Louvor ao jardineiro

A natureza causa admiração por sua variedade. Há tantos insetos, aves, animais e plantas que nos surpreendemos descobrindo novas coisas sobre eles diariamente. Neste imenso jardim criado por Deus, vemos o Senhor saciando suas árvores, alimentando os animais, mantendo fontes de água e a imensidão dos oceanos. Maravilhados, dizemos com o salmista: "Cantarei louvores ao Senhor enquanto eu viver; cantarei ao meu Deus a vida inteira" (Sl 104.33). Reserve alguns momentos a cada dia para apreciar as grandes e as pequenas belezas do jardim de Deus. Agradecido, o seu coração colherá a alegria de saber-se cuidado pelo Senhor que está “vestido de majestade e glória” (Sl 104.1).

Oração: Ó Senhor, tu tens feito tantas coisas! Obrigado por tua criação. Obrigado porque cuidas de mim e porque enviaste Jesus para que eu tenha paz contigo. Assim, em paz, posso admirar as obras de tuas mãos com alegria eterna. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 104 – Compartilhe #HoraLuterana


22 junho 2024

Tudo ficou calmo

Mesmo quando nossa fé é pequena e o desespero nos domina, Jesus é amoroso e nos ajuda. Foi assim que aconteceu com os discípulos durante uma grande tempestade. Eles acordaram Jesus, clamando: “Nós vamos morrer!” (Mc 4.35). Jesus respondeu: “Por que é que vocês são assim tão medrosos? Como é pequena a fé que vocês têm!” (Mc 4.39). Jesus não os recriminou por terem-no acordado, mas pela falta de confiança. Mesmo assim, ele foi amoroso e bondoso e “falou duro com o vento e com as ondas, e tudo ficou calmo” (Mc 4.39). Nossos corações se aquecem quando sabemos que Jesus nos ouve a ajuda apesar de nossa fé pequena. Ele, que manda no vento e nas ondas, está ao nosso lado sempre e faz “tudo ficar calmo”.

Oração: Querido Jesus, tu dominas ventos e ondas. Ajuda-nos em nossas dificuldades. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Marcos 4.35-41 – Compartilhe #HoraLuterana



21 junho 2024

Ansiosos?

Você anda ansioso? Jesus tem uma palavra para você: “Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir” (Mt 6.25). Aqui Jesus não está dizendo para pararmos de estudar e trabalhar, nem está prometendo que vamos conseguir comprar o carro dos sonhos. Na verdade, Jesus nos ensina que focar obsessivamente nas preocupações da vida é uma forma de idolatria, pois essa atitude nos força a organizar nossos dias ao redor de nossos interesses pessoais. Agora, pense bem. Deus foi capaz de dar seu Filho Jesus em seu favor. Então, você pode “lançar sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de você” (1 Pe 5.7) e “sabe do que você precisa” (Mt 6.32). Calma. Respira. O bom Pastor Jesus vai cuidar de você.

Oremos: Livra-me, querido Jesus, da preocupação excessiva. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 6.25-31 – Compartilhe #Horaluterana

20 junho 2024

Medo de andar sozinho

Todos temos medos em nossas vidas. Medo de ficar no escuro, de perder alguém, de ser assaltado, de estragar alguma coisa etc. Ao andar numa rua escura, sozinho, ficamos apreensivos e atenciosos. Por quê? Porque temos medo de andar sozinhos. Mas tem alguém que sempre está conosco, independente do momento em que estivermos. Este alguém é Deus. É o mesmo Deus que encorajou Josué a cuidar e orientar o povo de Israel após a morte de Moisés. E as mesmas palavras de Deus servem também para cada um de nós. Deus diz: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” (Js 1.9).

Oração: Senhor Deus, pedimos que nos protejas de todo o mal e nos guardes em segurança. Amém.

Leia em sua Bíblia: Josué 1.1-9 - Compartilhe #HoraLuterana

19 junho 2024

A angústia de hoje

As enchentes no RS, de certa forma, diminuíram, mas mesmo assim há muita dor e muito sofrimento. Novamente está chovendo nas regiões do sul do Brasil e nos perguntamos: quando isso irá acabar? Ver os nossos irmãos nessa situação nos deixa aflitos e tristes. Nessas horas, oramos a Deus para que ele livre o povo das angústias que estão passando. Dizemos com Davi: “Levo a ele todas as minhas queixas e lhe conto todos os meus problemas” (Sl 142.2). Mesmo que alguns problemas continuem, temos a certeza de que Deus nos escuta, pois Ele mesmo nos garante: “Se me chamarem no dia da aflição, eu os livrarei, e vocês me louvarão” (Sl 50.15).

Oração: Eterno Deus e Pai, pedimos-te que livres os nossos irmãos que estão em problemas e que lhes traga forças e coragem para os tempos difíceis. Amém.

Leia em sua Bíblia: Salmo 142 - Compartilhe #HoraLuterana

18 junho 2024

O silêncio que precede o canto

Dentre inúmeras formas de definir “música”, podemos dizer que ela é uma composição que agrupa alternância de sons e silêncio. Geralmente, para sublinhar um momento dramático na música, os compositores o precedem com um momento de pausa e silêncio. O profeta Habacuque escreve que o povo de toda a terra deve se calar, pois “o Senhor está no seu santo templo” (Hb 2.20). De forma parecida, as mulheres que foram ao túmulo de Jesus ficaram caladas depois que o anjo anunciou que Cristo havia ressuscitado. Um momento de silêncio reverencial precede a adoração e o canto. Assim sendo, convido você a fazer uma pausa agora, se puder. Dedique um momento de silêncio e contemple o amor de Deus revelado em Cristo. Veja que o Filho de Deus morreu para livrar você da condenação e foi ressuscitado para revelar sua vitória. Depois, adore a Deus e canto louvores a ele por seu grande amor.

Oração: Senhor, adoro-te, pois tu és Deus e Senhor. Louvo-te pelo teu amor em enviar teu Filho para me conceder vida eterna. Em nome dele. Amém.

Leia em sua Bíblia Habacuque 2.1-20 – Compartilhe #Horaluterana

Hoje você é nosso convidado para assistir o programa "O Caminho". O pastor Sérgio Flor nos dirá onde Deus se revela. Acesse, às 20h:


Perseverança e fé

No dia 18 de junho de 1815, ocorreu a Batalha de Waterloo, onde Napoleão Bonaparte foi finalmente derrotado. Esse evento trouxe paz às nações da Europa que estavam sob domínio napoleônico. O Brasil não está em guerra com ninguém, mas todos nós enfrentamos batalhas diárias. Alguns contra o vício, outros contra as tentações. E, nessa guerra contra o pecado, só conseguimos a vitória se estivermos com Cristo. É ele quem vence o Diabo, o pecado e a morte. Por isso, é muito importante o que escreve o apóstolo Paulo: “Posso enfrentar qualquer situação com a força que Cristo me dá” (Fp 4.13). Em meio às nossas batalhas diárias, lembremo-nos de que em Jesus temos a força necessária para perseverar e vencer.

Oração: Senhor, dá-nos força e fé para enfrentar nossos desafios diários. Em Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Filipenses 4.10-20 - Compartilhe #HoraLuterana

17 junho 2024

A vida no ventre

No corpo de uma mãe acontece um bonito milagre divino. A vida do feto começa desde a concepção e se desenvolvendo com cuidado e amor no ventre materno. A Bíblia nos ensina sobre a presença e o cuidado de Deus desde o início: “Tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando nenhum deles existia ainda” (Sl 139.16). Cada vida é preciosa aos olhos de Deus, formada e conhecida por ele desde o princípio. Ele conhece você desde a sua concepção e ele acompanhará você em todos os momentos de sua vida.

Oração: Senhor, agradecemos pela dádiva da vida e pelo teu cuidado desde o início. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmos 139.13-16 - Compartilhe #HoraLuterana

15 junho 2024

Comunhão no churrasco

Você gosta de um bom churrasco? Aquele cheiro de carne assada na brasa traz boas memórias à maioria dos brasileiros, pois o churrasco é uma tradição muito querida no Brasil, reunindo amigos e família para momentos de alegria e comunhão. Assim como compartilhamos a refeição, somos chamados a compartilhar nossa fé e amor em Cristo. Aproveite o próximo churrasco para compartilhar a Palavra de Deus, pois agindo assim você mostrará que Jesus também participa da comunhão e alegria de um churrasco. Ele disse: “Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles” (Mt 18.20). Que possamos aproveitar esses momentos de confraternização para fortalecer nossos laços e lembrar da presença de Jesus entre nós.

Oração: Senhor, abençoa nossos momentos de comunhão e nos une em teu amor. Em Cristo. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 18.18-20 - Compartilhe #HoraLuterana

14 junho 2024

Liberdade

No dia 15 de junho de 1215, a Magna Carta foi assinada na Inglaterra, um documento fundamental para o desenvolvimento das liberdades civis, algo muito valorizado hoje. No entanto, mesmo livres, civilmente falando, somos escravos de nossos erros e pecado. Você já deve ter reparado como os vícios e “fazer a coisa errada” são fáceis de nos dominarem. A Bíblia nos ensina que a verdadeira liberdade vem de Cristo: "Foi para sermos livres que Cristo nos libertou" (Gl 5.1). Assim como a Magna Carta foi um marco na história, Jesus é nosso marco de liberdade espiritual e total,  nos livrando do pecado e da morte. Ele assina nossa libertação com seu sangue na cruz e anuncia nossa alforria com sua ressurreição.

Oração: Senhor, obrigado pela liberdade que temos em Cristo. Ajuda-nos a viver de acordo com a tua justiça. Em Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Gálatas 5.1-15 - Compartilhe #HoraLuterana

13 junho 2024

A salvação em Cristo Jesus

Jesus é tema de muitas conversas, reportagens e estudos. Alguns discutem sobre os ensinamentos de Jesus, outros sobre como ele era, sobre onde ele viveu. Mas a principal pergunta é: o que Jesus Cristo fez por nós? A Bíblia revela que “ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte – morte de cruz” (Fp 2.8). E ele fez isso por cada um de nós, para que, por meio da morte dele, tivéssemos a vida eterna. Dessa forma, Cristo garantiu para todo aquele que nele crê o perdão dos pecados, a vida eterna e a salvação. Em Jesus temos vitória sobre a morte. Veja o tanto que Jesus fez por você e creia nele!

Oração: Jesus Cristo, nosso Senhor, perdoa-nos de nossos pecados e conceda-nos a vida eterna. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia: Filipenses 2.5-11 - Compartilhe #HoraLuterana

12 junho 2024

Nova vida

Você já buscou uma vida diferente? Quem sabe você já considerou viver de modo totalmente contrário ao que você está acostumado? Tem alguém que nos chama a viver uma nova vida! Esse alguém é Jesus Cristo. Ele é o verdadeiro e único Deus que existe. Ele nos ama tanto que deu a sua própria vida em favor de cada um de nós. Por meio da morte e ressurreição, Jesus nos perdoou de nossos pecados e nos garantiu a vida eterna. Ele age em nossas vidas diariamente e nos chama a viver uma nova vida, em amor para com ele mesmo e com o nosso próximo. Por isso o apóstolo João diz que “nós amamos porque ele nos amou primeiro” (1João 4.19).

Oração: Senhor Jesus, graças te damos por nossas vidas e por tudo o que o Senhor fez e faz por cada um de nós. Amém.

Leia em sua Bíblia: 1 João 4.12-21 e Filipenses 2.12-18 - Compartilhe #HoraLuterana

11 junho 2024

Tempestade

Insegurança em nossas ruas, o Parlamento francês dissolvido, guerra na Ucrânia, incertezas na economia, o futuro parece flertar com o caos. Este cenário parece tirado de uma peça dramática, onde cada ato traz mais turbulência. O Salmo 46 foi escrito em tempos de grande instabilidade, quando Jerusalém estava cercada por inimigos. Assim como os israelitas buscavam refúgio em Deus durante suas crises, hoje também enfrentamos nossas próprias tempestades. Podemos, então, ter calma com o salmista que escreve: "Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro bem presente na angústia" (Sl 46.1). Quando os alicerces das nações tremem, lembremo-nos de que há um refúgio inabalável. Assim como o artista que encontra beleza na adversidade, que possamos encontrar a paz divina em meio ao tumulto. Cristo é a nossa rocha, firme e constante, oferecendo um porto seguro em meio à tempestade.

Oração: Senhor, seja nosso porto seguro em tempos de turbulência. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmos 46.1-3 - Compartilhe #HoraLuterana

Hoje em dia é comum sentirmos que temos "Um caminhão de problemas". Então, não perca a chance de ouvir o pastor Lucas Graffunder no programa "O Caminho". Ele irá dizer o que podemos fazer para aliviar a carga.
 
Acesse, hoje, às 20h:





10 junho 2024

Você nunca está só

A solidão dói quando olhamos para o lado e não encontramos ninguém que nos apoie. Às vezes, mesmo rodeados de pessoas, a solidão teima em nos acompanhar. Quando o profeta Elias sofreu desse mal, Deus enviou um anjo para ajudá-lo, que deu-lhe alimento e ânimo. Essa breve mensagem que você está lendo é a forma que Deus está usando hoje para dizer a você que a solidão não é seu destino. Na verdade, Jesus foi enviado por Deus Pai para ser nossa companhia bondosa e constante. Ele sempre está ao seu lado, conforme ele mesmo prometeu. Hoje, ele se faz presente nessas breves linhas de amor e esperança.

Oração: Jesus amado, graças te dou pela tua ajuda e companhia. Hoje eu sei que nunca estarei sozinho(a), pois tu estarás sempre comigo. Ajuda-me a ser companhia para os solitários ao meu redor. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia 1 Reis 19.1-16 – Compartilhe #HoraLuterana

Conheça o livrete "Solidão" e descubra que você não está sozinho:

https://www.horaproducoes.com.br/como-vencer-a-solidao-livrete




09 junho 2024

Confiança em Deus nas mudanças

A rescisão de um contrato pode ser um momento de incerteza e ansiedade. Perder um emprego ou encerrar um acordo pode trazer preocupações sobre o futuro. Contudo, a Bíblia nos lembra que, em meio às mudanças, podemos confiar no cuidado de Deus. "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará" (Salmo 23.1). Deus é fiel e está sempre ao nosso lado, mesmo quando enfrentamos desafios. Ele nos guia e nos ajuda em todas as nossas necessidades. Podemos buscar a sua orientação em tempos de transição, confiando que ele tem um plano maior para nossas vidas. Jesus nos assegura que, ao entregarmos nossas preocupações a ele, encontraremos paz e direção.

Oremos: Senhor, ajuda-nos a confiar em tua ajuda e a encontrar paz em meio às mudanças. Amém.

Leia em sua Bíblia: Salmo 23 - Compartilhe #HoraLuterana

08 junho 2024

Inimizade

É surpreendente perceber que na primeira vez em que Deus promete enviar um Salvador, ele o faz dirigindo uma palavra de condenação ao Diabo: “Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela” (Gn 3.15). Isso significa que, no mesmo dia em que Adão e Eva desobedeceram a Deus, o Diabo já ficou sabendo que estava condenado a ser esmagado pelo pé do descendente de Eva. Jesus já nos deu essa vitória. Mas, mesmo assim, ainda hoje sentimos os ataques do diabo, o aguilhão da morte e a tentação do pecado. Você pode até se perguntar: “Que vitória foi essa?” Calma. Ainda não chegamos ao fim. Jesus subiu aos céus e está à direita de Deus Pai e voltará em glória para esmagar de uma vez por todas o Diabo e seus aliados. Nesse dia, veremos a condenação eterna do Diabo e nossa redenção completa. Vem, Senhor Jesus!

Oração: Amados Deus, que maravilhoso é saber que a promessa de salvação foi consumada por Cristo, nosso Senhor. Fortalece nossa fé até o dia da segunda vinda de Cristo. Em nome dele. Amém.

Leia em sua Bíblia Gênesis 3 – Compartilhe #HoraLuterana

07 junho 2024

Deus é justo

A corrupção, presente em tantas áreas da nossa vida, pode trazer desânimo e sensação de impotência. No entanto, a Bíblia nos lembra que Deus vê tudo e, em sua justiça perfeita, ele agirá no tempo certo. "Mas, se alguém fizer o mal, pagará pelo mal que fez, e Deus não trata ninguém com parcialidade" (Colossenses 3.25). Ao mesmo tempo, devemos confiar na justiça de Deus, que não falha. Mesmo diante da corrupção, podemos ter esperança, sabendo que Deus está no controle de tudo. Jesus foi entregue à morte para pagar pelos pecados da humanidade. A partir de seu amor, temos nova vida e podemos influenciar o mundo com uma honestidade que brota da fé em Cristo.

Oremos: Senhor, ajuda-nos a ser luz em meio à corrupção e a confiar na tua justiça. Amém.

Leia em sua Bíblia: Colossenses 3 - Compartilhe #HoraLuterana

06 junho 2024

A Palavra da vida

Na sua carta aos Filipenses, Paulo enfatiza fortemente a pregação do Evangelho de Cristo tanto para aqueles que creem quanto para os que não creem. Ele dá grande ênfase em levar essa Palavra para as pessoas. Mas que Palavra é essa? O Evangelho de Cristo é a Palavra da Vida, onde vemos tudo aquilo que Jesus Cristo fez por cada um de nós. Por meio da Palavra, sabemos que Cristo morreu por cada um de nós, garantindo o perdão dos pecados e a vida eterna. Por meio de sua morte na cruz, Jesus garantiu a vida para cada um de nós – não uma vida simples, mas vida em abundância, que nos dá a “alegria que vem da fé” (Filipenses 1.25).

Oração: Ó Jesus, nosso Salvador, graças te damos por tudo o que fizeste na cruz por cada um de nós, para dar-nos a vida eterna e o perdão dos pecados. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia: Filipenses 1.12-30 – Compartilhe #HoraLuterana

05 junho 2024

Amor e justiça

É bom viver onde o amor está presente, não é? Também é bom viver onde há justiça para combater o mal, não é mesmo? Infelizmente, há uma terrível falta dessas coisas no mundo. As pessoas preferem o ódio e a corrupção, pois pensam que esse tipo de coisa “beneficia” os seus planos. Mesmo assim, Cristo, o único e verdadeiro Deus, pede que vivamos em uma vida de amor e justiça para com todas as pessoas. Paulo, em sua carta aos Filipenses, escreve: “O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça cada vez mais e tenham sabedoria e um entendimento completo, a fim de que saibam escolher o melhor” (Filipenses 1.9-10). Ao morrer na cruz, Cristo nos deu amor e justiça, pagando pelos nossos pecados. Dessa forma, nós também podemos viver em amor e justiça, seguindo a vontade de Deus.

Oração: Ó Senhor, graças te damos por teres nos chamado para viver em amor e justiça. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia: Filipenses 1.1-11 – Compartilhe #HoraLuterana

04 junho 2024

Perdão, a marca de Cristo

Gostamos de discursos que falam de perdão. Parece-nos um discurso até fácil. Mas não é. Tanto que Jesus tocou nesse tema várias vezes, e até mesmo escandalizava as pessoas com suas palavras sábias. Quantas vezes perdoar? A quem perdoar? Como perdoar? E a luta contra o pecado? Jesus deu respostas práticas para essas questões, mas antes de tudo mostrou por que Deus oferece perdão: “Assim também o Pai de vocês, que está no céu, não quer que nenhum destes pequeninos se perca” (Mt 18.14).

Oração: Pai querido, perdoa-me por meus pecados. Obrigado por teu amor por todas as pessoas. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 18.6-22 – Compartilhe #HoraLuterana

Você sabia que o perdão é a marca de Cristo?

No programa "O Caminho", o pastor Matheus Borcarte quer conversar com você sobre perdão. 

Hoje, às 20h, acesse:

https://www.youtube.com/@horaluterana




03 junho 2024

Culpa e perdão

Quanto tempo dura sua ira? Existem pessoas que ficam décadas sem falar com um parente por causa da raiva que sentem dele. O rancor corrói as relações humanas. A única forma de reconstruir os relacionamentos destroçados é viver o perdão de Deus. O profeta Miquéias apontou o caminho: "Ó Deus, tu perdoas os pecados. Tu não continuas irado para sempre, mas tens prazer em nos mostrar sempre o teu amor" (Mq 7.18). Jesus sofre a condenação da ira de Deus para nos reconciliar com Deus Pai. E com a força que vem do ressurreto Cristo, conseguimos também extinguir o fogo de nossa ira e perdoar ao próximo.

Oração: Gracioso Deus, agradeço-te por não descarregares tua ira em mim. Concede-me capacidade para perdoar aos que me ofenderam. Em Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Miqueias 7.1-18 – Compartilhe #HoraLuterana

02 junho 2024

Paz em tempos de incerteza

O Relatório Mundial da Felicidade aponta que os jovens estão mais infelizes do que pessoas de outras faixas etárias. Esse fato é inédito, pois normalmente a juventude impulsionava a taxa de felicidade para cima. Estudiosos atribuem essa infelicidade ao uso excessivo de telas (computador, celular, games) e à alta instabilidade política e econômica, que levam os jovens a enfrentar um pessimismo existencial. Além de estabelecer um uso mais racional das telas, podemos ensinar nossos jovens o conselho do apóstolo Paulo: “Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus” (Fp 4.6-7). A paz de Deus não depende do nível de felicidade que experimentamos e resiste às incertezas sobre o futuro.

Oração: Senhor, ajuda-nos a encontrar a paz em ti, mesmo em tempos de incerteza. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Filipenses 4.4-9 - Compartilhe #HoraLuterana

01 junho 2024

Domingo pede cachimbo?

Há uma cantiga popular que diz: “Hoje é domingo pede cachimbo”. Por mais que hoje saibamos os malefícios do tabagismo, essa antiga canção lembrava um costume que o povo brasileiro tinha aos domingos. Os antigos reservavam o cachimbo para o descanso aos domingos. Mas o domingo é mais do que um dia de descanso, ele também nos chama a uma pausa sagrada para ouvir a Palavra de Deus, que é útil para nos ensinar, corrigir e nos preparar para boas obras (2Tm 3.16-17). Tire o dia hoje para celebrar a ressurreição de Jesus e renovar sua fé e esperança nele. Procure a igreja cristã mais próxima e participe do culto ou da missa.

Oração: Senhor, que possamos usar este domingo para descansar e renovar nossa fé em ti. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia 2 Timóteo 3.16-17 - Compartilhe #HoraLuterana