30 novembro 2025

Fiel Até o Fim

No filme “Sempre ao Seu Lado”, o cão Hachiko espera por seu dono todos os dias na estação de trem, mesmo após a morte dele. Por anos, ele volta àquele mesmo lugar, movido por um amor fiel e incansável. 

Na Bíblia, vemos que essa fidelidade não é só um traço bonito de um cachorro leal. Ela se revela em Deus. Mesmo quando o abandonamos, Deus não nos abandona. Mesmo quando falhamos, ele permanece fiel. Jesus é a prova viva dessa fidelidade: ele veio, sofreu e morreu por nós. Jesus espera por você. Ele está sempre ao seu lado, na Palavra de Deus que é pregada, no Batismo e na Santa Ceia. Ele prometeu: "Eu estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos" (Mateus 28.20). Você se acha distante de Deus? Ele está ali, na estação da sua vida e nunca deixa de amar.

Oração: Senhor, obrigado por tua fidelidade que nunca falha. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 28.20 — Compartilhe #HoraLuterana

29 novembro 2025

Um Domingo Inesperado

Parece um domingo comum. Nada diferente, você pode pensar. Mas hoje, o Filho de Davi, Jesus Cristo, vem até você. Aquele que chega em nome do Senhor não exige sua submissão, embora a mereça, pois ele é Deus. Na verdade, ele vem para servir você.

No passado, o Rei do universo se apresentou montado num jumentinho, entrando em Jerusalém de forma humilde. Ele queria mostrar que seu reinado não se baseia em poder político, mas no amor que perdoa, que se doa, que se entrega na cruz. A entrada de Jesus marca o início de sua jornada até o Calvário e pode marcar o início de uma nova jornada na sua vida também. Hoje pode parecer um domingo como os outros, mas, quando Cristo entra na sua vida, nada permanece igual.

Oração: Senhor, reina em minha vida com teu amor e perdão. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 21.1-11 — Compartilhe #HoraLuterana

28 novembro 2025

Valor Inestimável

As imagens são estarrecedoras: quatro edifícios residenciais de Hong Kong ardem em chamas. O fogo consumiu a vida de várias pessoas, sendo que outras estão desaparecidas e centenas perderam seus imóveis e bens. Segundo a imprensa internacional, o incêndio foi causado pelo uso de material inadequado na reforma das torres. Para baratear os custos, a empresa responsável utilizava materiais inflamáveis, como plásticos e bambus.

Para pessoas gananciosas, a vida humana não vale quase nada. Mas para Deus, cada pessoa é inestimável. Ele não economizou para salvar você. Pelo contrário: pagou o preço mais alto: entregou seu próprio Filho para morrer na cruz, quitando nossas dívidas e pecados. Quando Jesus declarou “Está consumado” (João 19.30 NTLH), ele mostrou que Deus não é econômico no amor, mas abundante em graça.

Oração: Senhor, ajuda-nos a honrar a vida e a agir com amor e justiça. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Provérbios 11.1 - João 19.30 — Compartilhe #HoraLuterana

27 novembro 2025

E Você?

Hoje, bilhões de pessoas ao redor do mundo acordaram ou ainda vão acordar para suas rotinas. Algumas milhares seguem apressadas para o trabalho; outras, enfrentam o silêncio de uma cama de hospital. Há quem esteja em luto, há quem esteja celebrando nascimentos, casamentos, alegrias. E você? Como você acordou hoje?

O salmista nos lembra: “Este é o dia que o Senhor fez; vamos nos alegrar e ter prazer neste dia” (Salmo 118.24). A vida não é sempre leve, mas cada novo dia é um presente. Independentemente de como você acordou, Deus continua presente. Ele está no caos, na alegria, na rotina, no recomeço.

Oração: Senhor, ajuda-me a viver este dia com fé e gratidão. Em Cristo, eu oro. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmo 118.24 – Compartilhe #HoraLuterana

26 novembro 2025

Ontem e hoje

Na década de 1980, as luzes de neon e as roupas coloridas espelhavam uma leveza que florescia mesmo sob a sombra da Guerra Fria. Já nos anos 1990, as democracias pareciam viver um pico de esperança. No Brasil, o crescimento da economia nos fazia sonhar não só com viajar de avião, mas com prosperidade financeira. Parecia que vivíamos o que o salmista descreve: “Parecia que estávamos sonhando. A nossa boca se encheu de riso” (Salmo 126.1-2).

No entanto, em meados dos anos 2000, aquela leveza foi se dissipando. Em seu lugar, veio o tom pesado da militância cultural. Se antes ninguém perdia o amigo por criticar ideias, hoje a família vive uma guerra quando alguém critica um político. Jesus veio ao mundo para salvar a todos (João 3.16). Com Jesus, podemos voltar a considerar que o estar junto é mais importante do que vencer uma discussão.

Oração: Senhor, ensina-nos a viver com amor, mesmo nas diferenças. Em Cristo. Amém.

Leia em sua Bíblia João 3.16 – Compartilhe #HoraLuterana

25 novembro 2025

Entre Facções e Fé

“Não vá por ali, é área da facção.” Em muitas cidades do Brasil, essa frase virou parte do vocabulário diário. A violência urbana, marcada por disputas territoriais e medo constante, nos faz repensar até os caminhos mais simples. Nesse cenário, confiar em Deus parece desafiador. Mas é justamente aí que a fé se revela mais preciosa. O salmista já dizia: “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo” (Salmo 23.4).

Fé em Deus não é ilusão. É confiança real em um Deus que caminha conosco mesmo nas vielas perigosas, nos becos da incerteza. Ele não nos abandona. E em Cristo, há esperança até para as pessoas que vivem em territórios marcados pela violência.

Oração: Senhor, sê meu refúgio em meio à violência e ao medo. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmo 23.1-4 — Compartilhe #HoraLuterana

No programa “O Caminho” de hoje, os pastores Arthur Klippel e Nathan Buzzato conversam sobre o “Fé em Deus diante da violência urbana”. Acesse, às 20h:




24 novembro 2025

Feridos, Mas de Pé

Cada dia traz um desafio. Cada dor, um desabafo. Cada batida do coração mostra: estamos na luta. Feridos, mas não destruídos (2Coríntios 4.9). Para cada um de nós, Cristo oferece sua força e esperança. Ele, o Deus-Filho, entra no nosso cotidiano cansado e caótico com uma promessa viva: "Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou" (João 14.27). O óbvio precisa ser dito: a vida não é fácil. Mas Jesus garantiu: "Estarei com vocês todos os dias" (Mateus 28.20). Por isso, você não precisa enfrentar o hoje sozinho. Junto com o pão de cada dia, Jesus nos dá o Pão da Vida (João 6.35). Força, paz, perdão, vida e esperança vêm dele e nunca nos faltarão.

Oração: Jesus, dá-me tua paz e sustento para este novo dia. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia João 14.27 — Compartilhe #HoraLuterana

23 novembro 2025

A Herança Mais Rica

Qual a maior herança que um pai e uma mãe podem passar para seus filhos? Um futuro promissor? Boa educação? Uma conta bancária generosa? Na verdade, os momentos de afeto são os maiores presentes que uma criança pode receber. Cada palavra de orientação, cada gesto de amor, cada momento de presença, conselho e brincadeira — tudo isso é herança afetiva que vale mais do que dinheiro.

Esse amor e afeto recebem ainda mais sentido quando estão alicerçados no Deus que ama as crianças. Quando nossos filhos são batizados, recebem o perdão dos pecados e se tornam filhos de Deus. Quando vamos à igreja com eles, compartilhamos o amor de Deus em família. Quando recebemos a Santa Ceia juntos, compartilhamos o perdão de Cristo. Todos esses momentos de fé são preciosa herança para os filhos e uma forma de “educá-los no caminho em que devem andar” (Provérbios 22.6).

Oração: Senhor, que a fé seja o maior legado que deixemos aos nossos filhos. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia: Provérbios 22.6 — Compartilhe #HoraLuterana

22 novembro 2025

O Senhor do Domingo

Você sabia que a palavra “domingo” vem do latim dies Dominica, que significa “dia do Senhor”? Esse dia sempre teve um significado especial para os cristãos. Foi num domingo que Jesus venceu a morte e ressuscitou, trazendo esperança nova para toda a humanidade (Lucas 24.1-6). É por isso que, desde os primeiros cristãos, o domingo se tornou o dia de celebrar essa vitória.

Participar de um culto ou missa não é apenas tradição. É a oportunidade de encontrar-se com o Senhor da vida. Que tal dedicar este domingo para isso? Ao entregar esse dia ao Senhor, todos os outros também se enchem de sentido.

Oração: Senhor, que eu te encontre no teu dia e em todos os outros. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia: Lucas 24.1-6 — Compartilhe #HoraLuterana

21 novembro 2025

Luz na Escuridão

Em Campinas (SP), existe um observatório onde o céu revela sua beleza natural, longe da poluição luminosa das grandes cidades. Crianças que visitam o local costumam se maravilhar ao perceber, pela primeira vez, que o céu à noite não é vazio — mas repleto de estrelas.

É preciso sair da rotina e da luz artificial para enxergar a verdadeira luz. Assim também aconteceu na cruz. Durante a crucificação de Jesus, “do meio-dia até às três horas da tarde, houve escuridão em toda a terra” (Mateus 27.45, NTLH). Naquele momento, Jesus se entregava à escuridão da morte por nós. Mas foi ali que brilhou a maior luz: o amor que salva, a graça que perdoa, a esperança que vence a escuridão. Você não precisa ir a um acampamento ou a um observatório para ver essa luz. Basta olhar com fé para Cristo. Ele continua iluminando os corações.

Oração: Senhor, mostra tua luz em meio às nossas escuridões. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 27.45-46 — Compartilhe #HoraLuterana

20 novembro 2025

Restauração

Você já restaurou um sapato velho ou um jeans usado? Essa é uma boa maneira de trazer uma nova cara para algo que já está estragado. Da mesma forma, desde os tempos antigos, Deus demonstra seu compromisso em restaurar a justiça e aliviar o sofrimento daqueles que clamam por libertação. Moisés, como instrumento de Deus, traz libertação ao povo de Israel, agindo também como juiz que orienta Israel conforme os princípios da justiça divina. Hoje, através da obra na cruz, Jesus demonstra a justiça de Deus, restaurando a humanidade. Jesus age como o Justo, levando sobre si o castigo que era merecido a nós, tornando-se o justificador dos que nele confiam (Rm 3.21-26). Assim, Deus não só corrige o mundo, mas traz a promessa de uma nova criação onde habita a verdadeira paz e justiça.

Oração: Senhor, restaura a minha vida, pois dedico ela a ti. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Romanos 3.21-26 – Compartilhe #HoraLuterana

Gabriel Lange












19 novembro 2025

Luz para todos os povos

Crianças geralmente sentem medo do escuro. Para apaziguar esse temor, é comum deixarmos uma fresta na porta do quarto das crianças durante a noite. Por menor que seja, uma pequena quantidade de luz dissipa a escuridão. Pode ser que você não tenha mais medo de dormir no escuro, mas certamente seus temores são produzidos por medo do desconhecido. O futuro nos traz receios porque não sabemos o que vai acontecer e não temos controle sobre tudo. Assim sendo, é muito importante ouvir o que o apóstolo João escreve sobre a vinda de Jesus: “A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagar essa luz" (Jo 1.5). Por pior que seja a escuridão, ela nunca resiste à luz. Por pior que seja seu medo, ele não é capaz de vencer Jesus, que é a luz que ilumina sua vida.

Oração: Senhor, meus olhos viram a tua salvação que brilha sobre todos os povos. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia João 1.1-5 – Compartilhe #Horaluterana

18 novembro 2025

As Cores da Fé

O Brasil é feito de muitas cores. Cores que dançam nas festas populares, que estampam as bandeiras, que pintam as periferias e os grandes centros. Mas também são cores marcadas por lágrimas: mães que choram filhos, mãos calejadas que seguem lutando. Cada cor tem uma dor. Mas também pode ter fé.

Fé que tem rosto negro, indígena, branco, amarelo, pardo. Fé que carrega o nome de Jesus, aquele que “tomou sobre si as nossas dores” (Isaías 53.4) para encher nossa vida de cores. A salvação conquistada por Jesus na cruz nos alcança por meio da Bíblia de capa preta sobre o balcão da padaria. Por meio do testemunho de uma amiga de cabelo colorido. No Brasil real, onde a dor visita cada endereço em algum momento, a fé continua sendo o colorido que aponta para o perdão que há no sangue vermelho-vivo de Cristo, derramado na cruz.

Oração: Jesus, pinta com tua graça as dores do nosso povo com cores de esperança. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Isaías 53.4 — Compartilhe #HoraLuterana

Você gostou do texto de hoje, que tal assistir o programa “O Caminho”? Hoje, o pastor Ramires Pacheco falará sobre o tema “Brasil: as cores da fé para as dores de cada dia”. Acesse, às 20h:




17 novembro 2025

O homem no espelho

Nunca fui de me incomodar com a imagem que via no espelho. Mas naquela tarde, o homem que me encarava de volta não parecia ser eu. “Quem é você?”, perguntei com o pensamento. O silêncio foi a única resposta — um silêncio que me olhou de volta com a crueza da passagem das décadas.

Naquele instante, as palavras de Moisés no fim da vida deixaram de ser apenas ensino bíblico e tornaram-se sabedoria vivida: “Ensina-nos a contar os nossos dias para que tenhamos um coração sábio” (Salmo 90.12). Contar os dias e perceber o quanto Deus esteve presente nos momentos mais difíceis. Se há algo que traz paz à alma é saber que Jesus redimiu pecadores como nós. Nisso está a verdadeira sabedoria: olhar-se no espelho e reconhecer, por trás das marcas, uma pessoa alcançada pelo amor de Cristo revelado na cruz.

Oração: Senhor, ensina-me a contar meus dias com gratidão e sabedoria. Em Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmo 90.12 — Compartilhe #HoraLuterana

Rev. Mário Rafael Y. Fukue

16 novembro 2025

Exemplo

Quando pedimos aos nossos filhos para que nos ajudem em pequenas tarefas, possivelmente eles agirão conforme nos observam. Se o tempo todo fazemos as coisas reclamando, com a cara amarrada, é muito provável que o “aluno” vai imitar o “mestre”. E isso vale também na área espiritual. É importante pedir a eles para que orem, tratem bem as pessoas, leiam a Palavra de Deus, gostem da casa dele – a igreja - e o sirvam com alegria. Mas precisamos lembrar que os nossos filhos vão olhar mais para o que fazemos, do que para aquilo que falamos. Há coisas para mudar e melhorar? Sim, sempre. Peçamos perdão ao Senhor e, por causa de Cristo, aproveitemos o dia de hoje e a chance de recomeçar.

Oração: Querido Pai, nem sempre nossos exemplos acompanham as nossas palavras. Perdoa-nos por isso. Em nome de Jesus, nosso Salvador. Amém.

Leia em sua Bíblia Deuteronômio 6.6-7- Compartilhe #HoraLuterana

15 novembro 2025

Teia Gigante, Vida Oculta

Na fronteira entre Albânia e Grécia, cientistas descreveram uma teia de aranha enorme dentro de uma caverna. Ali, quase sem luz, um pequeno mundo se sustenta: micróbios que usam enxofre alimentam a vida—sem depender do sol. Surpreende, não é? Quando tudo parece escuro, Deus ainda abre caminhos de vida.

Se sua vida parece uma caverna escura, saiba que a Bíblia aponta para uma luz maior que o sol. Ao tomar o menino Jesus nos braços, Simeão disse: “uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória ao teu povo de Israel” (Lc 2.32). Em Cristo, a esperança encontra você no escuro. Em Jesus, a esperança floresce onde ninguém espera.

Oração: Jesus, sê minha luz e faze brotar vida onde só vejo escuridão. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Apocalipse 21.23 -- Compartilhe #HoraLuterana

14 novembro 2025

Louve ao Senhor

Talvez você seja jovem e ainda tenha muito futuro pela frente. Talvez você seja uma pessoa bem experimentada, daquelas que dizem que já viram de tudo. Se for o caso, você já viu “rios batendo palmas” ou “montes que louvam ao Senhor”? Nem mesmo toda a experiência do mundo nos daria as palavras poéticas do Salmo 98, que convocam toda a criação a louvar ao Senhor: “Os rios batam palmas, e juntos cantem de júbilo os montes” (Salmo 98.8). Diante do Senhor, nada fica fora do louvor. Se até rios e montes louvam, como eu e você não faríamos o mesmo? Reconheçamos o poder do Senhor e o amor de Deus revelado em Jesus, que nos deu salvação e perdão — nossos maiores motivos para agradecer e louvar.

Oração: Amado Deus Criador, dá-nos reconhecer teus dons e louvar-te com todo o nosso ser. Em nome de Jesus. Amém.

Rev. Mauro A. Scheibler

Leia em sua Bíblia Salmo 98 - Compartilhe #HoraLuterana

13 novembro 2025

Nem a Morte é Certa

“Nada é certo, exceto a morte e os impostos”, escreveu Benjamin Franklin, inventor do para-raios, há exatos 236 anos. Mas será mesmo? Talvez, sobre os impostos, ele tenha razão. Mas, sobre a morte, ele estava enganado. Segundo a Bíblia, a morte física não atingirá a todos. Em 1Coríntios 15.51, Paulo diz: “Nem todos vamos morrer, mas todos vamos ser transformados.” Ele fala da volta gloriosa de Jesus, quando alguns ainda estarão vivos e serão transformados num piscar de olhos. Ou seja, algumas pessoas entrarão na Nova Jerusalém sem passar pela morte. Isso nos revela uma verdade ainda maior: Cristo venceu a morte ao ressuscitar. E quando somos batizados, morremos com Cristo e nascemos para uma nova vida (Romanos 6.4). Essa é uma certeza muito mais importante do que pagar impostos.

Oração: Senhor, obrigado pela certeza da vida eterna em Jesus. Em nome dele. Amém.

Leia em sua Bíblia 1Coríntios 15.51-52 — Compartilhe #HoraLuterana

12 novembro 2025

Olhos no Céu

O Brasil possui quase 900 registros de avistamentos de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) catalogados no Arquivo Nacional. Muitas pessoas dirigem seus olhares para o céu na expectativa e esperança de avistar alguma nave espacial.

Quando Jesus subiu aos céus, os discípulos também ficaram olhando para cima, mas logo foram lembrados por dois anjos: “Esse Jesus, que foi levado para o céu, voltará do mesmo modo que vocês o viram subir” (Atos 1.11). Até que isso aconteça, nós fomos enviados ao mundo para anunciar que Jesus veio, viveu entre nós e se sacrificou em nosso lugar. Assim, não olhe para o céu apenas para buscar sinais de outros mundos, mas para esperar, com fé, a volta gloriosa de Cristo.

Oração: Senhor, ensina-me a viver com os olhos na cruz e o coração na missão. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Atos 1.6-11 — Compartilhe #HoraLuterana

11 novembro 2025

Saúde do homem diante de Deus

A campanha do Novembro Azul destaca a saúde do homem. Consultas, exames e cuidados preventivos são incentivados, especialmente no combate ao câncer de próstata. Mas e a saúde espiritual? Essa, muitas vezes, é esquecida. Por isso, é importante lembrar o que a Bíblia diz: “Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8.14). Nossa relação com Deus não precisa esperar uma emergência: ele está sempre pronto para nos ouvir, cuidar e transformar. Neste mês, cuide da saúde dos homens da sua família, incentive hábitos saudáveis, mas também lembre-os de que, por meio de Cristo e por ação do Espírito Santo, eles são filhos de um Deus que se importa com todo o nosso ser: corpo, mente e alma.

Oração: Senhor, cuida de nossos corpos e fortalece nossa fé em ti. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Romanos 8.14-17 -- Compartilhe #HoraLuterana

Hoje, é dia do programa “O Caminho”. Vamos continuar a conversar sobre “Saúde do homem diante de Deus” com o médico Rafael Nunes e o teólogo Oséas Gabriel. Acesse, às 20h:




10 novembro 2025

À flor da pele

Você está nervoso, sentindo-se muito vulnerável e não sabe bem o que fazer ou como agir, e ouve: “O Senhor [Deus] é o meu pastor: nada me faltará” (Sl 23.1). Você está à flor da pele, chorando e ficando com raiva sem motivo aparente, e ouve: “Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas”. E algo inexplicável acontece: as suas forças são renovadas e você sabe, simplesmente sabe, que, seja qual for o caminho que tomar, você não estará sozinho. Nem mesmo no vale escuro da morte.

Oração: Senhor Deus, ando tão à flor da pele que a tristeza e a raiva podem ficar descontroladas. Lembra-me de que tu me proteges e me diriges, que o teu amor e a tua bondade ficarão comigo enquanto eu viver. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 23 – Compartilhe #HoraLuterana

09 novembro 2025

Olhando Além

Quando foi a última vez que você contemplou as estrelas? A lua? Ou algo nas alturas que lhe tirou o fôlego? Vivemos com os olhos voltados para frente: o trânsito, o trabalho, as tarefas. Raramente olhamos para cima. Mas a Bíblia nos convida a levantar o olhar, não apenas para os montes, mas para o Senhor, que guarda cada um dos nossos passos.

Ao olhar para o alto, somos lembrados de que a salvação, a esperança e o nosso verdadeiro socorro não vêm de nossas forças nem das circunstâncias ao nosso redor, mas de Deus (Salmo 121). Ele é o Criador dos céus e da terra, e é dele que vem todo bem. Contemplar o céu é mais do que um exercício de admiração. É um lembrete diário de que temos um Deus que está acima de tudo, mas também tão perto, cuidando de nós com amor.

Oração: Senhor, levanta nossos olhos a ti; dá-nos consolo e força, pois tu és o nosso socorro. Em nine de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmo 121 — Compartilhe #HoraLuterana

Rev. Mauro A. Scheibler

08 novembro 2025

Daqui pra frente

“Daqui pra frente, tudo vai ser diferente...” ou “Hoje é um novo dia, de um novo tempo que começou...”. Nos próximos dias, essas e outras músicas começarão a tocar, marcando o fim de mais um ano. Sim, mais um ciclo está chegando ao fim — e, de novo, parece que passou voando. Talvez, se você tiver menos de 30 anos, ainda perceba a vida passando devagar. Mas logo perceberá: ele acelera. De repente, os filhos crescem, a faculdade passa, vêm os netos... Esse fenômeno tem até nome: “desdiferenciação neural”. A cada ano vivido, o tempo parece representar menos. Um ano para quem tem 10 é 10% da vida. Para quem tem 50, é só 2%. E para quem tem 80?

O sentimento de que “está acabando” nos visita. E um dia, de fato, tudo acaba. Isto aponta também para o final do ano. Podemos nos sentar e ficar tristes ou podemos olhar para frente, como Paulo: “esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente... a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus” (Fp 3.14-15). Então: em frente com Cristo! E rumo ao céu!

Oração: Senhor Jesus, obrigado porque tens me acompanhado em 100% da minha vida, mantém-me no caminho do céu. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Filipenses 3 — Compartilhe #HoraLuterana

#perseverança #vida #tempo #tempopassandorápido #finaldoano #finaldavida

Rev. Jarbas Hoffimann

07 novembro 2025

Não Desista Tão Cedo

Você sabia que Yuko Shimizu, a criadora da Hello Kitty, ouviu 47 “nãos” antes de finalmente ver seu projeto aprovado? Hoje, sua criação se transformou num império avaliado em mais de 80 bilhões de dólares — maior até do que Star Wars. Uma jornada marcada por persistência.

Essa história nos lembra de Jesus que enfrentou rejeições, traições e a cruz e mesmo assim não desistiu de nos amar. Como está escrito: “Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado” (Romanos 5.8). Não sei quantos “nãos” você já disse para Jesus, mas se você está lendo essa mensagem, Jesus não desistiu de você. Sua vitória sobre a morte é a maior prova de que o amor de Deus dura para sempre.

Oração: Senhor, dá-me força para não desistir dos planos que tens para mim. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Romanos 5.1-9 — Compartilhe #HoraLuterana

06 novembro 2025

Ainda dá tempo

“Eu tinha esperança que meu filho saísse do crime. O fim é só cadeia ou morte. Infelizmente, não deu tempo.” O desabafo é de uma mãe que, após a operação policial nos complexos do Alemão e da Penha, enterrou o filho jovem, envolvido com o narcotráfico.

Talvez você esteja lendo isso agora e saiba exatamente o que ela sentia. Talvez sua mãe ainda espere aquela ligação sua. Seu pai ainda ora em silêncio por algum motivo relacionado a você. Eles não desistiram de você. A Bíblia diz: “Escute os ensinamentos do seu pai e nunca abandone o que a sua mãe ensinou” (Provérbios 1.8). Deus usa os pais para nos lembrar do caminho da vida. Mas há um Pai maior, que também sofre com as mães, pois ele também deseja que seus filhos vivam — e vivam de verdade. “Ele quer que todos se arrependam e venham a conhecer a verdade” (2 Pedro 3.9 e 1 Timóteo 2.4). Não importa onde você está agora: ainda dá tempo de voltar. Jesus deu a vida para que ninguém seja condenado, mas tenha salvação e recomeço. Ouça o conselho da sua mãe. Ouça o chamado de Deus. Ainda há tempo.

Oração: Senhor, alcança hoje quem precisa voltar ao caminho da vida. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Provérbios 1.8 e 2 Pedro 3.9 -- Compartilhe #HoraLuterana

05 novembro 2025

Seguidos por misericórdia

“O Senhor é o meu pastor: nada me faltará” (Sl 23.1). Davi escreveu essas palavras não de um trono, mas conhecendo bem os desafios da vida. Antes de ser rei, cuidava de ovelhas e enfrentava predadores. Depois, enfrentou a perseguição do rei Saul, mesmo após vencer Golias. Ainda assim, confiava: “A tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver” (Sl 23.6).

Jesus, o Bom Pastor, nos guia com o mesmo cuidado. Ele sabe das ameaças ao nosso redor, conhece nossas dores e permanece conosco. Ele não exige perfeição e oferece pastos verdejantes de paz e perdão. Deus não nos abandona. Sua bondade e misericórdia nos acompanham porque ele nos ama. Que tal confiar mais nesse Pastor?

Oração: Senhor Jesus, guia-me com teu amor e renova minha confiança em ti. Amém.

Leia em sua Bíblia: Salmo 23 -- Compartilhe #Horaluterana

Núbia Fernanda de Lima Pietsch

04 novembro 2025

Lágrimas que Deus vê

O luto parece um vale escuro. A saudade aperta no peito, as lembranças invadem os dias e as noites. Mas mesmo nesse vale, há um Deus que caminha conosco. A Bíblia diz: “Ele fica perto dos que estão desanimados e salva os que perderam a esperança” (Salmos 34.18). Jesus também chora com os enlutados. Em João 11, ao ver o túmulo de Lázaro e o sofrimento de Maria e Marta, ele se comoveu profundamente. Isso mostra que Deus não está distante da nossa dor. E foi por isso que Jesus veio: para vencer a morte, para que ela não tenha a última palavra. “Então Jesus afirmou: –Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11.25). Se você está de luto, saiba: suas lágrimas não são invisíveis. Deus as vê, as recolhe, e promete consolo. O tempo não apaga, mas a graça sustenta. Em Cristo, até o túmulo se transforma em esperança.

Oração: Deus, consola os corações que choram com a esperança da ressurreição em Cristo. Amém.

Leia em sua Bíblia João 11.25 e Salmos 34.18 -- Compartilhe #HoraLuterana

"Quando tudo acaba: consolo aos enlutados" é o tema do programa "O Caminho" de hoje. Assista, às 20h:





03 novembro 2025

Cinco pães e dois peixes

Que dia memorável teve a pessoa que levou 5 pães e 2 peixes até Jesus! Essa pessoa viu de perto Jesus tomar o alimento, erguer os olhos para o céu, abençoá-lo, partir os pães e pedir para os discípulos distribuírem a comida para o povo. Como alguém poderia esquecer que Jesus multiplicou alguns pães e dois peixes a ponto de saciar mais de cinco mil pessoas? Que milagre! Você gostaria de tê-lo visto? Saiba, portanto, que você está vendo milagre maior. A mensagem de Cristo começou com um grupo de 12 pessoas e se multiplicou por mais de 2000 anos até chegar a você hoje. Não há nada mais extraordinário do que o milagre de Jesus de transformar pecadores em filhos de Deus por meio da pregação da boa notícia da Salvação.

Oração: Senhor Jesus, graças te damos pelo pão de cada dia e pelo milagre da nossa salvação. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 14.13-21 – Compartilhe #HoraLuterana

Quer conhecer mais sobre essa mensagem, conheça o curso “Deusconecta”:

02 novembro 2025

Uma questão de fé

Quando olhamos para as notícias dos meios de comunicação, o mais comum é encontrar os problemas da nossa sociedade bem destacados. Estamos cercados de notícias de violência, corrupção e crises que nos fazem sentir sem esperança. O que fazer com tudo isso? Deus reconhece as injustiças que nos cercam e que fazem parte de nossa vida. Sendo justo, ele quer trazer justiça para sua criação. Mas de que maneira? Se Deus punir todos os injustos com seu grande poder, quem escapará da sua justiça? Ninguém. No entanto, “o Senhor não nos castiga como merecemos, nem nos paga de acordo com os nossos pecados e maldades” (Sl 103. 10). Através do seu amor e misericórdia, Deus decide trazer a justiça, revelada em Jesus Cristo, que assumiu nossas culpas e pecados e morreu em nosso lugar, por amor. Todo aquele que crê em Jesus recebe a justiça de Deus, o perdão. Agora temos paz com Deus “por meio do nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5. 1).

Oração: Pai querido, graças te damos pela justiça que se revela em Cristo. Amém.

Leia em sua Bíblia Romanos 5 – Compartilhe #HoraLuterana

01 novembro 2025

Cores da Eternidade

No dia de Finados, lembramos daqueles que já partiram, como traços de tinta que completam a grande tela de nossas vidas. Cada pessoa deixa uma marca, um toque de cor que não se apaga. Tarsila do Amaral, ao retratar a essência do Brasil, mostrou que as cores de uma vida nunca desaparecem; elas formam o quadro maior. Da mesma forma, Deus, o grande Artista, prepara uma vida além desta, onde o amor dele preenche cada espaço em nosso coração. Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11.25). Em Cristo, a morte é apenas um ponto de transição para uma tela ainda maior, onde o brilho da vida eterna é pintado com o amor divino.

Oração: Senhor, pinta em nós a esperança e a paz da vida eterna. Amém.

Leia em sua Bíblia João 11.25-26 - Compartilhe #HoraLuterana