31 julho 2025

Violência

É estarrecedor o caso do ex-atleta que desferiu mais de 60 socos no rosto de sua namorada dentro de um elevador em Natal (RN). A brutalidade desse ato nos lembra um dos episódios mais sombrios da Bíblia: a morte cruel de uma mulher nas mãos de homens de Gibeá. Diante da barbárie, o autor bíblico nos oferece um diagnóstico contundente: "Naquele tempo, Israel não tinha rei, e todos faziam o que queriam" (Jz 21.25). Casos de violência extrema são sintomas da rebelião humana contra Deus, o Criador. Desde Caim e Abel, a humanidade conhece o sangue inocente derramado. Jesus, o Filho de Deus, também foi morto como criminoso por causa do pecado do mundo.

Mas foi exatamente esse castigo imerecido que nos trouxe o verdadeiro Rei. Jesus não apenas sofreu a injustiça, mas ele venceu a morte e nos deu perdão. Onde ele reina, há vida e restauração. Que recebamos de Cristo a força para resistir à violência que habita o nosso coração e para sermos voz ativa contra a barbárie e refúgio para os que sofrem.

Oração: Senhor, reina em nosso coração e transforma-nos em instrumentos de paz e justiça. Em Cristo. Amém.

Leia em sua Bíblia Juízes 19 e 21.25 -- Compartilhe #HoraLuterana

30 julho 2025

Terremoto

Em instantes, lugares diferentes deste mundo descobrem o poder da palavra “destruição”. Ventos fortes, terremotos, alagamentos, e tsunamis fazem seus estragos. Neemias estava no exílio e era copeiro do rei da Pérsia. Ao receber notícias sobre a cidade de Jerusalém, que estava destruída, ele “sentou e chorou” (Ne 1.4). Além de sentar e chorar, ele orou e agiu, pedindo autorização ao rei para ir a Jerusalém ajudar a reconstruir a cidade dos seus antepassados. O rei permitiu. Deus continua atento, ouvindo a oração dos seus filhos e convidando-nos a entregar a ele aquilo que nos faz sentar e chorar.

Oração: Senhor, nas notícias inesperadas da vida, enxuga as nossas lágrimas e lembra-nos das tuas palavras: “Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados” (Mt 11.28). Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Neemias 1.1-11 - Compartilhe #HoraLuterana

Tire um tempo e ore também pelas pessoas atingidas pelo terremo que aconteceu na Rússia. Peça que Deus acolha os necessitados e levante sua igreja para levar o consolo que há na Palavra de vida.

Quer consolar pessoas que sofrem? Conheça o livrete “Por que sofremos?”. Acesse:

https://www.horaproducoes.com.br/por-que-sofremos

29 julho 2025

Cansados Demais para descansar

A cidade acorda antes do sol. As ruas ainda bocejam, mas já há passos apressados, olhares perdidos, cafés engolidos às pressas. Há pressa, sempre. Até o descanso virou combustível. Dorme-se para render mais. Mas e se o descanso não for só um momento para recarregar baterias?

Deus, ao criar o mundo, descansou não por exaustão, mas por contemplação. Ele viu que tudo o que havia feito era muito bom (Gn 1.31–2.2). Hebreus nos lembra do descanso que Jesus nos oferece: “Quem entra no descanso de Deus descansa de suas próprias obras” (Hb 4.10). Esse descanso é graça. É tempo com Deus. É abrir espaço na alma para a paz que não depende de produtividade. Você está cansado demais para descansar? Talvez esteja tentando carregar algo que já foi concluído na cruz. Descanse. Contemple a obra de Cristo em seu favor. Viva o que Deus já fez por você.

Oração: Senhor, ensina-me a descansar em tua graça e contemplar tua obra. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Hebreus 4.9-11 — Compartilhe #HoraLuterana

“Cansados Demais para Descansar” é o assunto de hoje no programa “O Caminho” com o pastor Rafael Fukue. Venha contemplar a Palavra de Deus e encontrar descanso verdadeiro. Acesse, às 20h:




28 julho 2025

Tentação não é brincadeira

“Que tentação!”, dizem alguns em tom de brincadeira diante de um pote de sorvete ou de um belo churrasco. Outros, sem muita cerimônia ou pudor, ao olhar o corpo de outra pessoa, exclamam com um sorriso malicioso: “Que tentação!” Mas apesar de brincarmos com a palavra “tentação”, ela não é brincadeira. Cair em tentação não é simplesmente escolher o prazer. É escolher o pecado e ir contra a vontade de Deus. Não brinque com a tentação. Quando ela aparecer, lembre-se de que o pecado machuca, estraga relacionamentos e traz sofrimento. E lute! Você não estará sozinho: “Agora Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu” (Hb 2.18).

Oração: Salvador Jesus, obrigado por estares comigo quando sou tentado a ir contra o teu amor e a tua vontade. Faze-me perceber o quanto é prazeroso andar em teus caminhos. Amém.

Leia em sua Bíblia Hebreus 2.14-18 - Compartilhe #HoraLuterana

Leia. Ore. Apoie.

27 julho 2025

Testemunho moderno

Testemunhar nos dias de hoje é um desafio. O mundo está cada vez mais tecnológico e parece que não conseguimos nos comunicar. Filhos, netos, amigos, alunos, vizinhos, seja qual for a relação, todos precisam ouvir sobre a salvação em Jesus. E para isso, nós somos chamados a testemunhar. É um desafio! Paulo passou por isso. Ao falar aos judeus, não judeus, fracos na fé, pobres, ricos e aos mais diversos públicos. Ele afirma: “Assim eu me torno tudo para todos a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns” (1Co 9.22). O seu exemplo mostra que temos algo a falar, capacitados pelo Espírito Santo, para todas as gerações, em todos os tempos, com todas as tecnologias.

Oração: Senhor, ajuda-me a fazer tudo o que posso para que a maioria das pessoas à minha volta ouça falar de ti e do teu amor que perdoa. Em nome de Jesus. Amém.

Rev. Paulo Sérgio Kuhl

Leia em sua Bíblia 1Coríntios 9.19-22 - Compartilhe #Horaluterana

26 julho 2025

Folga

Um dia de folga sempre é bem-vindo. Um dia de descanso, pra reordenar a “casa”, e simplesmente, mudar o olhar, desviando a atenção da rotina do trabalho para outras dimensões da vida. Mas, mesmo no dia de descanso, precisamos comer, beber água, enfim, manter o “básico”. E há trabalhos que não podem parar – ou seja, alguém trabalhará para você descansar. Na oração do “Pai Nosso” Jesus nos ensina a pedir: “Dá-nos cada dia o alimento que precisamos” (Lc 11.3). Diariamente, sem folga, Deus trabalha para que tenhamos pão diário e tudo o que precisamos para viver. E com a vinda de Jesus, Deus providenciou tudo para a vida eterna. Aproveite os seus dias de folga na companhia do Salvador e descanse em Deus.

Oração: Pai, obrigado pelo pão de cada dia e a vida eterna que temos em Jesus Cristo. Obrigado pela tua palavra que diz: “Nunca ninguém viu ou ouviu falar de outro deus além de ti, de um deus que faz coisas assim em favor dos que confiam nele” (Is 64.4). Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 11.1-13 – Compartilhe #HoraLuterana

25 julho 2025

Ajuda e esperança

A excelência da criação está à nossa volta, mas nem sempre percebemos isso até vermos uma linda paisagem ou um gesto de carinho. O Salmo 146 exalta o Criador como nossa ajuda e nossa esperança: “Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança no Senhor, seu Deus, o Criador do céu, da terra e do mar e de tudo o que neles existe!” (Sl 146.5-6). O Deus que “criou o céu e a terra” cumpriu sua promessa ao enviar o Salvador, Jesus Cristo, que venceu a morte. Ele é nossa ajuda e nossa esperança de perdão, vida e ressurreição. Nosso Deus e Criador nos mantém na fé e, quando Jesus voltar no último dia, nos ressuscitará da morte como prometeu. A glória de Deus, nosso auxílio e esperança hoje, será a nossa luz eternamente.

Oração: Obrigado, querido Deus nosso Salvador, por cada presente de tua criação. Esperamos ansiosamente pelo dia em que farás novas todas as coisas. Amém.

Rev. Giovani Sidney Immich

Leia em sua Bíblia Salmo 146 - Compartilhe #Horaluterana

24 julho 2025

Agradecer sempre!

Por natureza, o ser humano não é agradecido. Agradecer é algo que aprendemos ainda quando crianças. Assim também nós somos em relação a Deus, pedimos muitas coisas a ele, como saúde, proteção, família e até os bens, porém, quando recebemos as bênçãos de Deus, muitas vezes não nos lembramos de agradecer! Paulo, o apóstolo, lembra aos moradores da cidade de Colossos que “sejam agradecidos” (Cl 3.15). Isso ainda vale para nós nos dias de hoje. Jesus nos deu o maior presente: o perdão e a vida eterna, e nos abençoa diariamente. Agradeçamos a ele por nossa família, trabalho, saúde e filhos, afinal, tudo que somos e temos foi Deus quem nos deu.

Oração: Gracioso Deus, obrigado pelas inúmeras bênçãos que tens me dado por tua misericórdia e ajuda-me a agradecer por todas elas. Por Jesus. Amém.


Leia em sua Bíblia Colossenses 3 — Compartilhe #HoraLuterana

23 julho 2025

Mudar de ideia

Com certeza você já deve ter escutado alguém dizer: “Vou mudar de vida”. Estar cansado do emprego, da vida social e do cotidiano leva certas pessoas a dizer que querem mudar de vida. Os seres humanos foram criados por Deus para viverem livremente, mas pela queda em pecado, decidiram ser escravos dos desejos de seu coração. O apóstolo Paulo descreve as consequências do pecado ao dizer que as pessoas “perderam toda a vergonha e se entregaram totalmente aos vícios” (Ef 4.19). Por nós mesmos fazemos escolhas que nos levam à morte, mas Deus, pela sua eterna bondade e misericórdia, nos oferece em Cristo Jesus uma nova vida por meio da fé. Que bom saber que Deus nos perdoa mesmo quando caímos nas armadilhas do mal. A partir do perdão, somos desafiados a procurar “descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor” (Ef 5.10).

Oração: Amado Deus e Pai, ajuda-me a viver segundo os teus mandamentos. Em nome de Jesus. Amém.

Sr. Carlos Schuck

Leia em sua Bíblia Efésios 4.17-32 — Compartilhe #HoraLuterana

22 julho 2025

Desafios

Os desafios em nossa vida, muitas vezes, nos desmotivam e nos fazem ter medo frente a um possível fracasso seja no trabalho, na família ou até mesmo na sociedade. Josué teve esses sentimentos frente à condução do povo de Israel à Terra Prometida. Diante dos desafios e batalhas a serem vencidas, e temendo a sua incapacidade, ele ouviu: “O Senhor Deus irá na sua frente; ele mesmo estará com você e não o deixará, não o abandonará. Não se assuste, nem tenha medo” (Dt 31.8). Por meio da boca de Moisés, Deus reafirma que Josué e Israel não ficariam desamparados e abandonados. Deus estava com eles! Essas mesmas palavras também são para nós. Deus está conosco! Ele não nos abandona em meio aos desafios.

Oração: Querido Pai, quando eu me sentir desmotivado e com medo dos desafios, lembra-me de que nunca me deixarás e nem me abandonarás. Renova-me com a tua promessa. Em nome de Jesus. Amém.

Rev. Ramon Augusto Pedro

Leia em sua Bíblia Deuteronômio 31 - — Compartilhe #HoraLuterana

21 julho 2025

A Luz que Brilha

Um crustáceo chamado mantis shrimp consegue dar socos tão rápidos que aquece a água ao seu redor, formando bolhas de plasma — e até um clarão de luz! A existência de um animal tão incrível revela a criatividade surpreendente de Deus. É impressionante!

Mas ainda mais impressionante é a luz que brilha na escuridão do pecado. Essa luz é Jesus. Foi ela que Simeão reconheceu ao ver o menino Jesus no Templo. Por isso, ele declarou: “Agora, Senhor, cumpriste a tua promessa, e podes deixar este teu servo morrer em paz. Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação” (Lc 2.29-30). Você precisa dessa luz? Ela está brilhando sobre você agora, por meio desta mensagem. Cristo é a luz que vence toda escuridão.

Oração: Senhor, que tua luz brilhe em minha vida e afaste toda escuridão. Amém.

Leia em sua Bíblia: Lucas 2.29-32 — Compartilhe #HoraLuterana

20 julho 2025

"Santa Inveja"

Algumas vezes, ao olharmos certas publicações nas redes sociais, podemos ser acometidos por um sentimento chamado inveja. Nós até procuramos suavizar, dizendo que temos uma ''santa inveja''. Mas, será que ela, a inveja, pode ser descrita dessa maneira?

Na realidade quando invejamos a casa, o carro, o passeio, a(o) namorada(o), o emprego, as conquistas das outras pessoas, estamos dizendo, mesmo que inconscientemente, que Deus não foi tão bondoso conosco. O rei Salomão, que foi um dos homens mais ricos do mundo, nos ensina algo grandioso: " A paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer" (Provérbios 14.30). Em Jesus essa paz nos é oferecida.

Oremos: Pai querido, o Senhor já nos deu o principal, enviando seu filho Jesus. Mediante a fé dele temos o perdão e, assim, a certeza do que é eterno. Ajuda-nos a vivermos mais agradecidos pelas tuas bondades materiais e espirituais. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Provérbios 14– Compartilhe #HoraLuterana

19 julho 2025

Escolher

A cada dia precisamos escolher desde as coisas mais simples até as complexas. A marca do sabão em pó ou o sabor do sorvete, por exemplo, são escolhas que não mudam muito a nossa vida. Mas Jesus fala de uma escolha profunda, que muda tudo. E é por isso que elogiou uma mulher chamada Maria que, ao receber a sua visita, escolheu sentar-se aos seus pés e ouvi-lo. Marta, a sua irmã, não estava fazendo nada ruim, ao contrário, estava se empenhando em recebê-lo, com muito carinho, na sua casa. Mas aquele momento era para conversa, ensino e escuta. Era para isso que Jesus tinha ido até lá! Na correria da sua vida, não se esqueça do principal, de escolher tirar tempo para “sentar-se aos pés do Senhor e ouvir o que ele ensina” (Lc 10.39). Seu dia será muito melhor.

Oração: Querido Jesus, ajuda-me a gastar meu tempo com sabedoria, fazendo a escolha certa e sentando-me aos teus pés para ouvir a tua Palavra. Em teu nome, Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 10.38-42 - Compartilhe #horaluterana

18 julho 2025

Mais Profundo que o Mar

A fossa das Marianas, no Pacífico, é o ponto mais profundo da superfície da Terra — cerca de 11 km abaixo do nível do mar. Dizem que cabem três montes Everest dentro dela! Nenhum ser humano jamais alcançou seu fundo. Mas a Bíblia fala de um abismo ainda mais profundo: aquele causado pelo pecado humano, “pois todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus” (Rm 3.2).

Por amor a nós e em obediência ao Pai, Jesus desceu até o mais profundo abismo da dor e da morte para pagar pelos nossos pecados. E, por meio dele, fomos reconciliados com Deus: “Por meio de Cristo fomos trazidos de volta para Deus” (2Co 5.18). Por isso, se você se sente no fundo do poço, não tema. Jesus está com você. E ele ilumina sua vida com salvação, consolo e paz.

Oração: Senhor, mesmo no fundo do abismo, sei que estás comigo. Amém.

Leia em sua Bíblia: Romanos 3.23 e 2 Coríntios 5.18 — Compartilhe #HoraLuterana

17 julho 2025

Plano perfeito

Um plano perfeito para você! Não, não é o plano de viagem de férias da empresa de turismo. Nem o plano de saúde em promoção. É o plano de Deus para dar a você a vida eterna! Mas alguns “rejeitaram o plano de Deus para eles” (Lc 7.30). Um plano preparado com amor e executado por Jesus. “Felizes são as pessoas que não duvidam de mim!”, disse Jesus (Lc 7.23). Um plano de amor, para a sua felicidade! O plano perfeito para você!

Oração: Deus, não deixes que os meus planos me afastem do teu. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 7.18-30 – Compartilhe #HoraLuterana

16 julho 2025

A verdade

Diariamente recebemos muitas informações. E a pergunta que fica é: em quem confiar? Segundo o Relatório de Notícias Digitais 2024, divulgado pela Reuters e publicado pelo InfoMoney, só 42% dos brasileiros dizem confiar nas notícias que consomem. E não é difícil entender por quê: são tantas versões e opiniões diferentes que nos assustam. Em meio a isso, Jesus nos faz um convite: “Vocês conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (Jo 8.32). A verdade dele não muda, não manipula e não falha. Ele é o caminho, a verdade e a vida! Jesus nos acolhe e nele podemos confiar, sabendo que a vida eterna é certa para todos que nele creem!

Oração: Senhor Jesus, quando tudo parecer confuso, ajuda-nos a confiar na tua Palavra. Que a tua verdade guie sempre a nossa vida. Em teu nome. Amém.

Pastor Marlus Seling

Leia em sua Bíblia João 8.31-36 – Compartilhe #HoraLuterana

15 julho 2025

A vitória que não passa

O esporte é algo grandioso. Ele inspira, emociona e arrasta multidões apaixonadas que torcem pelas suas seleções, times e atletas favoritos. Medalhas, troféus e recordes são celebrados com orgulho. Mas, por mais marcantes que sejam, essas vitórias passam. A alegria dura pouco, e logo vem a próxima disputa. A Bíblia, porém, fala de uma vitória diferente: “Mas agradeçamos a Deus, que nos dá a vitória por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!” (1Co 15.57). Na cruz, ele venceu o pecado e a morte, garantindo perdão e vida eterna a todos que nele creem. Em Cristo, recebemos um prêmio que ninguém pode tirar: a salvação e a vida eterna.

Oração: Bondoso Deus, muito obrigado pela vitória que conquistaste por nós. Dá-nos fé para seguir confiando, mesmo nas derrotas da vida. Em nome de Jesus. Amém.

Pastor Marlus Seling

Leia em sua Bíblia 1 Coríntios 15.50-58 – Compartilhe #HoraLuterana

14 julho 2025

Quem guia sua vida?

A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Ela sugere rotas, produtos, respostas e até tenta oferecer conselhos. Mas, por mais impressionante que seja, ela jamais poderá substituir o cuidado pessoal de Deus por nós. Só ele conhece nosso coração, escuta nossas preces e nos mantém de pé frente aos desafios. O salmista reconheceu isso e declarou com confiança: “Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz prazer para sempre” (Sl 16.11). Em um mundo cada vez mais artificial, como é bom saber que podemos contar com Jesus que é real e que nos oferece perdão e salvação.

Oração: Querido Deus, em um mundo cheio de informações e tecnologias, ajuda-nos a confiar em ti como nosso único guia. Em nome de Jesus. Amém.

Pastor Marlus Seling

Leia em sua Bíblia Salmo 16.1-11 – Compartilhe #HoraLuterana

13 julho 2025

Fonte de todo bem

Muitas pessoas ao nosso redor pensam que felicidade é ter mais — mais dinheiro, mais sucesso, mais reconhecimento. Mas, quando a saúde falha, o emprego acaba ou os planos mudam? Nesses momentos, percebemos como tudo pode ser passageiro — e que, no fim das contas, o que realmente importa não são as coisas. O salmista reconhece: “Tu és o meu Senhor; tudo o que tenho de bom vem de ti” (Sl 16.2). Assim como o salmista, somos convidados a reconhecer que tudo que somos e temos são provenientes do imenso amor de Deus por nós. E a maior prova desse amor foi Jesus, que deu sua vida por nós na cruz. Nele, temos o bem mais precioso: perdão, paz e salvação. Deus é a fonte de todo bem!

Oração: Bondoso Deus, ajuda-nos a reconhecer que tudo o que temos de bom vem de ti. Dá-nos um coração grato e confiante em tua graça. Em nome de Jesus. Amém.

Pastor Marlus Seling

Leia em sua Bíblia Salmo 16.1-11 – Compartilhe #HoraLuterana

12 julho 2025

Faça a mesma coisa

Uma criança chegou em casa bastante triste. Os pais perguntaram o porquê daquela carinha de choro. Ela contou que um coleguinha da escola a havia empurrado, por causa de um brinquedo. A criança estava aborrecida e, no seu desabafo, estava pedindo um conselho aos seus pais sobre como agir se isso novamente acontecesse. Uma opção seria os pais ensinarem ao filho sobre o perdão e as boas maneiras de convivência num ambiente coletivo. Mas, infelizmente, lhe disseram: “Da próxima vez, faça a mesma coisa! Seja mais rápido e o empurre primeiro!”. O que você pensa sobre isso? O Salvador Jesus disse essa mesma frase: “Faça a mesma coisa!” (Lucas 10.37), mas num outro contexto, incentivando boas ações diante das necessidades do próximo.

Oração: Querido Deus, muito obrigado por te importares com a nossa dor e com os nossos problemas. Ajuda-nos, no exemplo do teu filho, a fazermos a mesma coisa. Em nome dele, Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 10.25-37– Compartilhe #HoraLuterana

11 julho 2025

Quando ninguém mais ouve

Há momentos em que desabafar parece impossível. Nós falamos, mas ninguém escuta de verdade. Ou pior: não temos nem com quem falar. Nessas horas, o silêncio pesa. Mas há alguém com quem nós sempre podemos contar: Deus! E, ele não exige palavras certas nem momento ideal. Ele ouve o sussurro, o choro, até o pensamento silencioso. A Bíblia nos lembra: “O Senhor está perto de quem tem o coração quebrantado” (Sl 34.18). Pela fé em Jesus, podemos nos aproximar de Deus como filhos que falam com um Pai que ama — e responde. Quando ninguém mais ouve, Deus escuta e atende a nossa oração!

Oração: Querido e bondoso Deus, obrigado por sempre me ouvir e atender as minhas orações, até mesmo àquelas feitas em silêncio profundo. Em nome de Jesus. Amém.

Pastor Marlus Seling

Leia em sua Bíblia Salmo 34.17-19 – Compartilhe #HoraLuterana


10 julho 2025

Descanso para o coração

Você sofre de ansiedade? Anda estressado? Está com depressão ou sente que está no limite? Se sim, saiba que você não está sozinho. Há momentos em que o coração parece cansado até de sentir. Nessas horas, palavras humanas podem até falhar, mas a Palavra de Jesus continua viva e verdadeira: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). Esse descanso não é uma fuga, mas um abraço. É a presença de um Deus que entende nossas dores e caminha conosco. Em Jesus, há alívio, paz e esperança — mesmo nos dias mais difíceis.

Oração: Senhor Jesus, tu conheces cada peso que carregamos. Dá-nos teu descanso, tua presença e tua paz. Amém.

Pastor Marlus Seling

Leia em sua Bíblia Mateus 11.28-30 – Compartilhe #HoraLuterana

09 julho 2025

Refúgio seguro em meio às tempestades

Chuvas, enchentes, alagamentos... e, junto com a água, vêm o medo, a perda, a dor. Quando vemos notícias de desastres naturais, ou quando somos nós mesmos que passamos por situações assim, o nosso coração clama por um lugar seguro. A boa notícia é que esse lugar existe. O salmista escreveu: “Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição” (Sl 46.1). Mesmo quando tudo ao redor desmorona, Deus permanece firme. Em Jesus, temos abrigo que nenhuma tempestade pode levar embora. Ele não nos promete a ausência de tempestades em nossas vidas, mas garante que sempre estará conosco em cada lágrima derramada e recomeço.

Oração: Querido Deus, sê nosso refúgio em tempos difíceis. Acolhe os que sofrem e fortalece os que reconstroem. Em nome de Jesus. Amém.

Pastor Marlus Seling

Leia em sua Bíblia Salmo 46.1-11 – Compartilhe #HoraLuterana


08 julho 2025

Deus, por quê?

Diante da morte de mais de 90 pessoas no Texas, vítimas de uma inundação repentina no rio Guadalupe, uma antiga e insistente pergunta ressurge: "Por que Deus permitiu isso?" O sofrimento humano é, para muitos, um motivo para duvidar da existência de um Deus justo e amoroso. Mas, para quem está no meio da dor, essa não é uma pergunta teórica. É um clamor: "Deus, estou sofrendo. Me ajuda, por favor."

Na cruz, Jesus também gritou em agonia: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mt 27.46). Ele não fugiu da dor — ele a carregou conosco e por nós. Cristo conhece o sofrimento humano como ninguém. Muito mais do que explicações sobre o sofrimento, a fé cristã oferece presença: a presença do Deus que sofre conosco. Nos momentos mais escuros, Cristo continua sendo o Deus que está perto, consolando o quebrantado, enxugando lágrimas e oferecendo esperança viva. Ele não é um observador distante, mas o Salvador presente.

Oração: Senhor, fica comigo nos momentos de dor. Não me abandone. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia: Mateus 27.46 — Compartilhe #HoraLuterana

"Valorizando os cabelos brancos" 
é o tema que o pastor Walter Ries abordará 
no programa  "O Caminho" de hoje. 
Acesse, às 20h:





07 julho 2025

Vitória Maior

O Fluminense tem a chance de conquistar o mundo. Se passar pelo Chelsea e chegar à final, poderá eternizar seu nome no topo do futebol mundial. Torcedores tricolores sonham em ver o mundo pintado com as cores do tradicional clube carioca. Mas, por mais emocionante que seja essa disputa, o resultado ainda é incerto.

Já Jesus veio ao mundo com um propósito certo: vencer. Não uma taça, mas a morte. Ele venceu o pecado e trouxe salvação, vida eterna e perdão, por meio de seu sangue derramado na cruz. Essa é uma vitória garantida, conquistada não em campo, mas no Calvário. Por isso, nossa verdadeira corrida é "a boa corrida da fé", como disse o apóstolo Paulo. Nossa missão é levar essa boa notícia a todos, espalhar esperança e amor. O troféu que buscamos é eterno.

Oração: Senhor, ajuda-nos a correr com fé, espalhando teu amor. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia: 2 Timóteo 4.7-8 — Compartilhe #HoraLuterana

06 julho 2025

Livre para servir

Ao longo da história, muitos pensadores exaltaram a ideia de que liberdade é fazer o que se quer, sem restrições. Ou seja, uma liberdade sem limites, sem freios, sem Deus. Mas será que essa “liberdade” realmente liberta? Na prática, ela tem levado muitos à escravidão de si mesmos, dos desejos, dos vícios, das vaidades e de culpas. Uma falsa liberdade, que promete autonomia, mas acaba aprisionando, ao invés de libertar. O apóstolo Paulo lembra que Jesus nos libertou para algo maior: “Não usem a liberdade como desculpa para seguir os desejos da natureza humana. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros” (Gl 5.13).

Oração: Senhor, que o teu Espírito nos ensine a usar a liberdade com amor. Ajuda-nos a viver servindo, como Jesus serviu. Amém.

Pastor Marlus Seling

Leia em sua Bíblia Gálatas 5.1,13-25 – Compartilhe #HoraLuterana

05 julho 2025

Você já foi rejeitado?

Após uma longa fila de espera, finalmente um paciente que aguardava um transplante foi avisado de que chegou a sua vez. A ida ao bloco cirúrgico ocorre repleta de expectativas e tudo transcorre muito bem nos primeiros dias. Mas, apesar de todos os exames de compatibilidade, todas as técnicas e medicamentos empregados, o corpo rejeita o novo órgão.

Tanto a vida física quanto a espiritual podem sofrer as consequências de uma rejeição. O Salvador Jesus Cristo orientou e alertou àqueles que ele havia enviado para anunciar a sua mensagem: “Quem ouve vocês está me ouvindo, quem rejeita vocês está me rejeitando e quem me rejeita está rejeitando aquele que me enviou” (Lc 10.16).

Oração: Querido Pai, abre os nossos corações, mentes e ouvidos, quando ouvirmos a tua Palavra. Obrigado porque ao invés de nos rejeitar, por causa dos nossos pecados, tu nos amas e nos ofereces nova vida, mediante a fé no teu filho Jesus. Em nome dele, Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 10.1-20 - Compartilhe #HoraLuterana

04 julho 2025

Filhos de verdade

Em um mundo em que tanta gente se sente invisível, rejeitada ou trocada, ouvir que Deus nos chama de filhos parece bom demais para ser verdade. Mas é verdade! João escreveu: “Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus — e somos, de fato, seus filhos!” (1Jo 3.1). Não é por merecimento, nem por esforço próprio, mas por causa de Jesus! Através dele, nós fomos adotados para sermos filhos de Deus. Ser filho do Altíssimo é saber que temos um Pai para contar em todos os momentos da nossa vida. Um Pai que nos conhece pelo nome e nunca nos abandona.

Oração: Pai amado, obrigado por nos chamares de filhos. Ajuda-nos a viver com essa certeza todos os dias. Em nome de Jesus. Amém.

Pastor Marlus Seling

Leia em sua Bíblia 1 João 3.1 – Compartilhe #HoraLuterana

03 julho 2025

Ataque hacker

Recentemente um ataque hacker invadiu o sistema de uma prestadora de serviços do Banco Central, causando um prejuízo de cerca de R$ 1 bilhão. A ação espanta pela sofisticação e engenhosidade, mas também demonstra que a capacidade humana pode ser desviada para o mal. Deus deu inteligência e criatividade ao ser humano para construir, cuidar e amar. No entanto, somos tentados a usar esses dons para conseguir proveito próprio, mesmo que isso prejudique outros.

Jesus Cristo fez o caminho inverso: ele usou um instrumento de morte, a cruz, para nos abençoar com perdão e salvação. Como está escrito: "De fato, Cristo morreu por causa dos nossos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para levar vocês a Deus" (1Pe 3.18). Assim sendo, recebemos uma nova vida, em que buscamos levar amor, paz e união com cada ação, decisão e palavra. Que nossas habilidades não sejam ferramentas de destruição, mas sementes de esperança.

Oração: Senhor, ensina-me a usar minha inteligência para o bem. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia 2Pedro 3.1-18 -- Compartilhe #HoraLuterana

02 julho 2025

Segurança real

Você já passou por uma situação de perigo? Já ficou com medo de ser assaltado? Não é de hoje que a violência assusta, fazendo até mesmo que muitas pessoas prefiram ficar trancadas em suas casas. O que fazer quando a insegurança bate à porta? O salmista nos ensina a orar: “Guarda-me, ó Deus, pois em ti eu tenho segurança!” (Sl 16.1). Deus não prometeu nos livrar de assaltos ou violência, mas garantiu sua presença fiel em cada momento de nossas vidas. Em um mundo marcado pelo medo, só há um refúgio seguro: o Deus que se fez gente, enfrentou o mal e venceu a morte por nós. Em Jesus, encontramos mais que proteção, encontramos a salvação!

Oração: Bondoso Deus, em meio à insegurança do mundo, guarda-nos em tua graça. Fortalece nossa fé e dá-nos paz. Em nome de Jesus. Amém.

Pastor Marlus Seling

Leia em sua Bíblia Salmo 16.1-11 – Compartilhe #HoraLuterana

Espetáculo do azul

Você sabia que existe um instrumento chamado cianômetro, criado no século XVIII, para medir a intensidade do azul do céu? Mesmo com toda a ciência envolvida, o azul do céu continua sendo um espetáculo fascinante! Assim como o céu, a vida também é cheia de surpresas! Há momentos alegres como dias ensolarados de céu azul anil. Mas há momentos de trevas como os dias de nuvens escuras e tempestades. Qualquer que seja a situação, podemos lembrar que Deus está no controle de tudo. Como está escrito em Provérbios 3.5: "Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência." Assim como o azul do céu nos inspira e nos acalma, a fé em Deus nos traz paz e esperança.​

Oração: Senhor Deus, ajuda-nos a confiar em ti mesmo quando não entendemos tudo. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia: Provérbios 3.1-5 -- Compartilhe #HoraLuterana

Hoje é dia de assistir o programa "O Caminho". Acesse, às 20h:

www.youtube.com/horaluterana 

01 julho 2025

Ambiente hospitalar e esperança

No ambiente hospitalar a palavra predominante é a dor. O porteiro, a recepcionista, a equipe de limpeza, o administrativo, os técnicos de enfermagem, os psicólogos, as nutricionistas, os fisioterapeutas, as assistentes sociais, os enfermeiros, médicos e outros profissionais estão lá com o objetivo de auxiliar no enfrentamento e alívio da dor. Os pacientes geralmente sentem dores, os familiares e amigos sofrem juntos e os inúmeros profissionais têm a dura missão de conviver diariamente com a dor. E além das dores físicas, temos as emocionais e espirituais. Jesus fez um convite aos seus seguidores: “Estava doente e cuidaram de mim” (Mt 25.36). Quando que vimos Jesus com dores e cuidamos dele? Ele respondeu: “Quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram” (Mt 25.40)

Oração: Querido Jesus, obrigado por me convidar a pensar nos outros e a servi-los. Às vezes me esqueço que tudo é feito para ti quando faço aos que sentem dores, fome e tristezas no coração. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 25.31-46 - Compartilhe #HoraLuterana