05 outubro 2024

Urnas

Hoje, os eleitores brasileiros irão às urnas para cumprir com seu dever civil de eleger prefeitos e vereadores. Apesar da importância do trabalho das autoridades civis e do privilégio do voto, não podemos esperar dessas autoridades o que só Cristo oferece: perdão e vida eterna. Só em Cristo encontramos a verdadeira paz e salvação. Por isso, o salmista nos aconselha: "Não ponham a sua confiança em príncipes, nem em seres humanos, que não podem salvar" (Sl 146.3). Independente dos resultados das eleições, devemos orar pedindo a Deus que aja por meio das autoridades civis para manter a ordem (Rm 13.1). Que cada autoridade governe com justiça, cumprindo com honestidade o seu dever de atuar para o bem de todo o povo.

Oração: Senhor, ajuda-nos a buscar em ti o que só teu Reino pode dar. Abençoa as autoridades eleitas para que cumpram com seu dever de bem governar as cidades de nosso país. Em Cristo. Amém.

Leia em sua Bíblia Romanos 13 - Compartilhe #HoraLuterana

04 outubro 2024

Steve Jobs

Se você nunca ouviu falar de Steve Jobs, certamente já viu alguma criação dele como os computadores da Apple e o iPhone. Menos famosa é uma frase que ele disse numa cerimônia da graduação: "Lembrar que eu estarei morto em breve é a ferramenta mais importante para fazer grandes escolhas". Essa consciência da brevidade da vida nos faz refletir sobre o que a Bíblia ensina: "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio" (Sl 90.12). Mais importante do que valiosas invenções é ter a sabedoria de confiar em Deus acima de todas as coisas. Ele é Senhor sobre a vida e a morte. E por meio de seu Filho, Jesus Cristo, a morte não mais significa o fim da existência. Em Cristo viveremos para sempre na bem-aventurança de Deus.

Oração: Senhor, ajuda-nos a viver com sabedoria, confiando em ti acima de todas as coisas. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmo 90.1-12 - Compartilhe #HoraLuterana

03 outubro 2024

Cuidar da Criação

São Francisco de Assis nos deixou lições importantes. Seu exemplo de vida e fé inspira humildade em servir a Deus e ao próximo. Ele também nos ensinou a amar todas as criaturas de Deus, vendo nos animais a bondade do Criador. A Bíblia nos lembra da responsabilidade de cuidar do que Deus criou: "O justo cuida bem dos seus animais" (Pv 12.10). Se Deus cuida até dos pássaros e animais, quanto mais ele cuidará de nós, seres humanos. Assim como Francisco respeitava a criação, somos chamados a refletir o amor de Deus em cada ato de cuidado com o mundo que ele fez e declarou bom.

Oração: Senhor, ensina-nos a cuidar de toda a tua criação com amor e respeito. Em Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Provérbios 12.10 - Compartilhe #HoraLuterana

02 outubro 2024

Tempos de conflito

Vivemos tempos de guerra. Conflitos na Venezuela. Guerra na Ucrânia. Ataques no Oriente Médio. A investida do Irã contra Israel traz tristeza e preocupação para todos que anseiam pela paz. Em meio a conflitos e à violência do dia-a-dia de nossas cidades brasileiras, somos chamados a lembrar da promessa de Jesus: "Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá" (Jo 14.27). Mesmo nas piores circunstâncias e na maior violência, Cristo nos oferece uma paz que o mundo não pode destruir. Ele nos deu paz com Deus ao sofrer em nosso lugar a violência da crucificação. No fim, a paz de Cristo reinará para sempre. Aguardemos com confiança e esperança.

Oração: Senhor, traz paz aos corações em meio à guerra e esperança àqueles que sofrem. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia João 14.27 - Compartilhe #HoraLuterana

01 outubro 2024

Nas “quebradas”

Os habitantes das periferias das grandes cidades brasileiras chamam seus bairros de “quebradas”. Provavelmente, o termo faz referência à natureza descontínua e, muitas vezes, imprevisível do desenho das ruas. Quem é de fora geralmente pensa que há somente dor, sofrimento, criminalidade e tragédias nas “quebradas”. No entanto, as “quebradas” também são locais de cores, música, conversa e vida acontecendo. Cada canto tem uma história, cada pessoa carrega seus dramas, alegrias, derrotas e vitórias. Ao final de cada dia, depois de trabalhar muito e lutar para sobreviver, as quebradas se enchem do testemunho de que “coisas grandiosas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres" (Sl 126.3). Por meio de sua Palavra, Jesus transforma os sonhos da quebrada, trazendo paz, força e motivos para sorrir. Na correria do dia a dia, Deus derrama suas bênçãos, renovando a esperança e a alegria de viver.

Oração: Senhor, encha nossa “quebrada” com tua alegria e paz. Em nome de Cristo. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmos 126.3 - Compartilhe #HoraLuterana

Hoje, no programa “O Caminho”, o pastor Edson Enedino apresentará as alegrias do seu projeto que leva a Palavra de Deus para as “quebradas”. Assista, às 20h: