31 outubro 2024

Aliança que dura para sempre

A tendência das “joias permanentes” está em alta: pulseiras e anéis soldadas para nunca serem retiradas. Elas representam laços e compromissos que queremos que durem para sempre. Esse desejo de permanência reflete uma verdade profunda: todos buscamos algo que dure além do tempo. Utilizar uma jóia permanente pode ser uma forma interessante de demonstrar o desejo de construir um relacionamento que dure para sempre. No entanto, somente em Jesus temos uma aliança eterna. Ele prometeu: “Eu lhes dou a vida eterna” (Jo 10.28). Em Cristo, o amor e a aliança de Deus são eternos, uma “joia” que jamais se quebra ou desgasta.

Oração: Senhor, que teu amor eterno seja meu verdadeiro refúgio. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia João 10.28 - Compartilhe #HoraLuterana

30 outubro 2024

Algo incrível

Recentemente um evangelista de rede social declarou: “Deus está preparando algo incrível para a sua vida”. O desejo dele era oferecer uma visão positiva de fé que se mistura com ideias de realização pessoal e encorajamento​. Esse tipo de mensagem, embora inspiradora, tende a diluir o foco central do evangelho, onde a ênfase está na salvação e no sacrifício de Cristo. Se estivesse vivo hoje, Martinho Lutero provavelmente veria essa abordagem com cautela, pois o foco de sua pregação era apontar para Cristo e sua obra em nosso favor, que conquistou perdão e salvação para todos. O foco não deveria estar nas realizações humanas ou em uma expectativa de prosperidade, mas na morte e ressurreição de Jesus. Quando cremos que somos “salvos pela graça de Deus mediante a fé em Cristo” (Ef 2.8), somos capazes de suportar até as coisas da vida que estão muito longe de serem “incríveis”.

Oração: Senhor, aumenta minha fé para que eu creia que Cristo é o meu Salvador. Em nome dele. Amém.

Leia em sua Bíblia Efésios 2.8-9 - Compartilhe #HoraLuterana

29 outubro 2024

Quem sou eu?

Jean Valjean, em “Os Miseráveis”, vive um dilema profundo sobre sua identidade: ele é um criminoso, marcado pelo passado, ou um homem renovado pela misericórdia que recebeu? Ao longo de sua jornada, Valjean luta com a pergunta “Quem sou eu?”. Você também se faz essa pergunta hoje? A Palavra de Deus responde a essa questão nos ensinando que nossa verdadeira identidade não se encontra nos pecados que cometemos ou nas obras que realizamos, mas na graça de Deus em Cristo. A Bíblia responde assim: Somos filhos de Deus, salvos não por mérito, mas pelo amor de Jesus. Veja o que diz o apóstolo Paulo: "Agora, unidos com Cristo, não existe mais condenação” (Rm 8.1). Quem sou eu? Quem é você? Somos filhos de Deus, transformados para nova vida e libertados do peso da culpa. Em Cristo, quem somos? Somos amados, perdoados e chamados a viver de acordo com as boas obras que Deus preparou para andarmos nelas.

Oração: Senhor, ajuda-me a viver segundo minha verdadeira identidade em ti. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Romanos 8.1 - Compartilhe #HoraLuterana


No programa “O Caminho” de hoje, o pastor Ismael Verdin mostrará o impacto da Reforma Luterana sobre quem somos.
Quem sou eu?
Quem é você?
Não podemos perder essa oportunidade de saber mais sobre essas questões.
Assista, às 20h, pelo link:


28 outubro 2024

Tão perto de nós

A ilha de Tristan da Cunha está localizada a 2.800 km da África do Sul e a 3.360 km do Brasil, acessível apenas por barco em viagens que podem durar cinco dias. Em Tristan da Cunha, a solidão faz parte da vida. Seus 250 moradores, isolados de tudo, dependem da ajuda mútua para enfrentar desafios diários. Às vezes, também nos sentimos isolados em nossas próprias “ilhas” de dificuldades. Mas Deus nos assegura que está ao nosso lado: “O Senhor está perto de todos os que o invocam” (Sl 145.18). Jesus prometeu estar conosco até o fim dos tempos. Ele está tão próximo que nos oferece seu corpo e sangue, com o pão e o vinho, na Santa Ceia para o perdão dos nossos pecados.

Oração: Senhor, que tua presença seja minha força em todos os momentos. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmo 145 - Compartilhe #HoraLuterana

27 outubro 2024

Segunda é Poesia

Segunda-feira é pedra no caminho, mas também é flor que insiste em brotar nas calçadas da rotina. Há um mistério na repetição dos dias, no barulho das ruas que acordam, no cheiro do café passado que ajuda a despertar do descanso do dia anterior. Cada segundo da segunda-feira é um recomeço, um convite a descobrir o belo nas coisas simples, a perceber que até o cinza tem sua cor. Assim como é possível ouvir pássaros em meio ao mar de sons da cidade, uma palavra sussurra em meio ao caos de nossa alma: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). No verso de cada dia, Cristo é o poeta que rima perdão e descanso com sua vida atribulada..

Oração: Senhor, ensina-nos a recomeçar com tua paz. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 11.28 - Compartilhe #HoraLuterana

26 outubro 2024

Além da Dopamina

A maioria de nós é viciada em “dopamina”. Isto significa que a busca por prazeres rápidos e estímulos constantes define a vida de muitos. O problema é que tudo isso causa mais sofrimento do que felicidade. O uso intenso de redes sociais, vídeos curtos e compras online nos prometem felicidade instantânea, mas, na verdade, podem nos deixar mais vazios. A raiz dessa busca incessante pelo prazer instantâneo é o sofrimento que vem com o descontentamento. O apóstolo Paulo, em Filipenses 4.11, nos ensina sobre uma alegria diferente: "Aprendi a estar satisfeito com o que tenho". Ele não dependia de circunstâncias externas, mas de uma paz que vem de Deus. Em um mundo que nos convida a buscar mais e mais, podemos encontrar descanso e contentamento em Cristo, que nos oferece um propósito maior e uma alegria que não se esgota.

Oração: Senhor, ensina-me a buscar a alegria em ti e a usar a tecnologia de forma sábia para honra e glória de teu nome. Dá-me contentamento. Em nome de Jesus. Amém;

Leia em sua Bíblia Filipenses 4.11 - Compartilhe #HoraLuterana

25 outubro 2024

Fruta da paineira, cruz e travesseiros

Ao caminharmos pelo bairro, minhas filhas viram uma árvore enorme, cheia de frutos estranhos e espinhentos. “Pai, o que é isso?” perguntou a mais velha, apontando para os galhos altos da paineira. “É a fruta da paineira, filha. Mas ela não serve para comer.” A filha mais nova se indignou: “Ué, mas para que Deus fez isso então?” Eu sorri e decidi aproveitar a oportunidade para ensinar algo importante: “Sabe, meninas, às vezes Deus faz coisas que a gente não entende logo de cara. Essa fruta, por exemplo, espalha suas sementes com o vento e ela possui fibras, tipo algodão, que servem de abrigo para pássaros. Deus tem um propósito para tudo”. A mais velha descobriu, com a ajuda do ChatGPT, que a fibra da fruta serve para encher travesseiros. Surpresa, a mais nova exclamou: “Deus é sábio, né?”. Numa simples caminhada, compreendemos algo que é dito no texto de Isaías 55.9: "Os meus pensamentos são mais altos que os seus pensamentos." Só assim para entender o amor de Deus na cruz de Cristo, no sofrimento e até nos travesseiros.

Oração: Senhor, dá-nos olhos para ver tua sabedoria em tudo. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Isaías 55.8-9 - Compartilhe #HoraLuterana

24 outubro 2024

Não procrastine

Quem nunca procrastinou algo que atire a primeira pedra. Procrastinar vem do latim procrastinare, que significa “deixar para amanhã”. Muitas vezes, nos acomodamos com a ideia de que haverá tempo no futuro para cuidar da vida espiritual e nos aproximarmos de Deus. Mas a Bíblia nos alerta: “Hoje é o dia de ser salvo!” (2Co 6.2). A salvação está ao nosso alcance agora. Foi isso que aconteceu com o ladrão na cruz. Jesus disse a ele: “Hoje você estará comigo no paraíso” (Lc 23.43), mostrando que Deus não procrastina a salvação para quem crê. Não procrastine! Deus nos deu o hoje para que possamos viver na presença de seu Filho. “Este é o dia que o Senhor fez; vamos nos alegrar e ter prazer nele”, já dizia o salmista (Sl 118.24).

Oração: Senhor, ajuda-me a aproveitar cada dia para confiar em tua salvação. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia: 2 Coríntios 6.2, Lucas 23.43, Salmo 118.24 - Compartilhe #HoraLuterana

23 outubro 2024

Beleza da Palavra que revela Cristo

A beleza que percebemos na criação não é fruto do acaso. Ela é um reflexo de uma ordem maior, que revela a harmonia planejada por Deus. O ritmo das ondas, a vastidão das montanhas e as estrelas nos falam do Criador. Paulo escreve que “desde a criação do mundo, as qualidades invisíveis de Deus, seu poder eterno e sua natureza divina, têm sido claramente vistas” (Rm 1.20). Essas belezas visíveis apontam para Deus. No entanto, por causa do pecado, contemplar a criação não é o suficiente para conhecer o amor de Deus e sua graça. Só conhecemos a bondade divina por meio de sua Palavra revelada. É por meio dela que Cristo chega até nós como a expressão máxima do amor divino. Em Jesus, percebemos que a ordem da criação também mostra que o Criador nos chama a viver em harmonia com ele. Cristo restaura nossa relação com Deus e nos abençoa com o perdão de pecados.

Oração: Senhor, que a beleza da tua criação nos leve a reconhecer teu poder. E que a beleza da tua Palavra nos faça conhecer mais de ti em Cristo. Em nome dele. Amém.

Leia em sua Bíblia Romanos 1.1-20 - Compartilhe #HoraLuterana



22 outubro 2024

Servir com amor

Você já deve ter ouvido falar da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Essa associação, fundada em 1950 pelo médico Dr. Renato da Costa Bonfim, transforma vidas todos os dias, acolhendo pessoas com deficiência física e oferecendo cuidado, esperança e reabilitação. Com atendimento especializado e um coração voltado ao próximo, a AACD lembra-nos do que significa servir com amor. Assim como Jesus nos ensinou: “Ajudem a carregar os fardos uns dos outros, e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo” (Gl 6.2). A cada sorriso conquistado, vemos a importância de estender a mão a quem precisa, sendo luz e suporte em momentos desafiadores. Que possamos seguir esse exemplo, vivendo o amor na prática.

Oração: Senhor, ajuda-nos a servir com amor e dedicação. Amém.

Leia em sua Bíblia Gálatas 6.2 - Compartilhe #HoraLuterana

Hoje, no programa “O Caminho”, a equipe do Voluntariado da AACD, São Paulo, estará com a gente. Venha conhecer o bonito trabalho voluntário desenvolvido pelo setor de Espiritualidade nessa Instituição tão famosa por ajudar crianças deficiente. Acesse, às 20h:

21 outubro 2024

Cuidado com o corpo

É comum pensarmos que para se valorizar o espírito é preciso considerar o corpo material como algo descartável, sem valor. No entanto, Deus criou o mundo material, o que significa que nosso corpo material possui muito valor e uma dignidade que se amparam na bondade de Deus. É ele quem mantém a vida e nos dá tudo do que precisamos. Por isso, o cuidado do corpo é uma forma de obedecer a Deus. No mês de outubro, as mulheres são lembradas de que realizar os exames preventivos, como a mamografia, e estar atenta aos sinais do corpo podem fazer toda a diferença. Em Isaías, lemos uma promessa de cuidado: "Eu sou o Senhor, o seu Deus, que cuida de você" (Is 41.10). Deus quer cuidar bondosamente de nossos corpos também por meio da Medicina. E ele nos chama a valorizar a vida que nos deu, lembrando que, assim como ele cuida de nós, somos chamados a cuidar de nossa saúde.

Oração: Senhor, que cada mulher encontre força e esperança para cuidar de si mesma. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Isaías 41.1-10 - Compartilhe #HoraLuterana

20 outubro 2024

Melodia redescoberta

Nas sombras empoeiradas de uma biblioteca em Leipzig, Alemanha, uma antiga melodia de Mozart aguardava. Silenciosa, mas intacta, a composição esperou pacientemente pelo momento de ser redescoberta. Assim também é o Evangelho: muitas vezes esquecido nas prateleiras da história do mundo e da igreja, mas sempre ali, aguardando para ser proclamado novamente. Quando a música inédita de Mozart tocou pela primeira vez em séculos, ela encheu o ar de uma beleza quase perdida no tempo. Da mesma forma, quando a mensagem de Cristo ressoa em nossos corações, ela traz à tona uma nova canção, feita de graça e esperança. Por isso, Paulo escreveu: "A fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo" (Rm 10.17). Sua vida está carregada da melodia triste de acordes dissonantes do sofrimento humano? Que o Evangelho alcance você como uma melodia suave de vida e perdão que invade o silêncio e transforma tudo.

Oração: Senhor Deus, faze com que a música da salvação encontre eco em meu coração e transforme minha vida. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Romanos 10.17 - Compartilhe #HoraLuterana

19 outubro 2024

Superlua

No último dia 17 de outubro, o céu brasileiro foi palco de um espetáculo fascinante: a última Superlua de 2024. O fenômeno, que ocorre quando a Lua atinge o perigeu, faz a Lua parecer até 14% maior e 30% mais brilhante. Muitos puderam admirar essa maravilha, especialmente em regiões distantes das luzes da cidade. A criação de Deus nos presenteia com momentos únicos de contemplação, que nos fazem lembrar do salmo 19: "Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos" (Sl 19.1). Se uma Superlua é a expressão da obra das mãos de Deus, o que dizer de seu Filho na cruz? Na rude madeira, o Cristo crucificado declara o perdão de Deus à toda humanidade. Contemple a Lua e veja a criação de Deus. Contemple a cruz e veja a graça e o amor do Pai.

Oração: Senhor, que tua luz brilhe sempre em nossas vidas. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmo 19 - Compartilhe #HoraLuterana

18 outubro 2024

Onça pintada inusitada

Recentemente, uma onça-pintada foi avistada em plena área urbana de Campo Grande, gerando espanto e mobilização. No tempo de Jesus, o povo também ficou ainda mais espantado. Não com a aparição de um animal silvestre, mas com as curas e milagres que Jesus realizava para mostrar sua divindade e amor. Por exemplo, após Jesus curar um paralítico, todos ficaram admirados e disseram: “Hoje vimos coisas extraordinárias!” (Lc 5.26). Assim como as pessoas presenciaram milagres inesperados, Deus também nos surpreende em momentos comuns. Talvez você esteja vivendo o cansaço da rotina ou sentindo que sua vida está sem saída. É nessas horas que Jesus nos mostra que ele está presente para transformar nosso dia com seu amor e perdão inesperados.

Oração: Senhor, que possamos enxergar o extraordinário em tua presença todos os dias. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 5.17-26 - Compartilhe #HoraLuterana

17 outubro 2024

Nada como Cristo

Se você mora no Brasil há mais de 30 anos, deve ter conhecido diversas campanhas publicitárias de Washington Olivetto, que faleceu recentemente. Uma delas comparava produtos da marca Brastemp com o de outras marcas. O slogan virou um bordão que era utilizado quando desejávamos comparar algo bom com algo excepcional: “Não é assim... uma Brastemp”. Da mesma forma, em nossa vida, podemos encontrar muitas coisas boas, mas nada se compara ao que Jesus nos oferece. Ele mesmo disse: “Eu vim para que tenham vida, e vida completa” (Jo 10.10). Não é apenas uma boa vida — é uma vida plena e eterna, que Cristo nos dá pelo lavar regenerador do Batismo e pela pregação da Palavra de Deus.

Oração: Senhor Jesus, ajuda-nos a buscar em ti a plenitude que só tu podes dar. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia João 10.1-10 - Compartilhe #HoraLuterana

16 outubro 2024

Elo de paz entre iranianos e judeus

O conflito atual entre Israel e Irã, país herdeiro dos antigos persas, causa grande tensão no mundo. Precisamos de pessoas como a Ester, uma jovem judia que tornou-se rainha da Pérsia em um tempo de grande tensão entre os judeus e os persas. Ao saber do plano de destruição contra seu povo, ela arriscou sua vida para interceder perante o rei. Ester não usou sua posição para o próprio benefício, mas para salvar vidas. Sua coragem e sabedoria mostraram que Deus a colocou ali com um propósito maior: trazer paz onde havia ódio. Não temos a capacidade de trazer paz entre judeus e persas, mas podemos trabalhar pela paz nos locais em que estamos. Assim como Ester foi um elo de paz, somos chamados a ser instrumentos de reconciliação, mostrando às pessoas que Cristo é o príncipe da paz. Lembre-se do que ele mesmo disse: “Felizes as pessoas que trabalham pela paz” (Mt 5.9).

Oração: Senhor, ajuda-nos a promover a paz em meio aos conflitos. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Ester 4.13-17 - Compartilhe #HoraLuterana

15 outubro 2024

Cenário de terra arrasada!

A expressão “terra arrasada” vem do contexto militar, referindo-se à estratégia de destruir todos os recursos disponíveis, dificultando o avanço inimigo. Hoje essa expressão é usada para descrever cenários de grande destruição, como os causados por furacões ou enchentes, algo que vimos recentemente. Um exemplo bíblico está em Habacuque, que descreve um cenário devastador: a figueira não floresce, a videira não dá frutos e as ovelhas desaparecem (Hc 3.17). Diante de uma realidade assim, qual a esperança? Para aqueles que têm o Senhor, a confiança está em sua misericórdia. Pois, Deus enviou Jesus para salvar um mundo arrasado pelo pecado, oferecendo esperança e salvação. Mesmo diante da destruição, aguardamos com fé a glória que está por vir, conforme prometido (Rm 8.18). Ainda que os olhos vejam a destruição, aguardamos com paciência pelo Senhor da nossa salvação.

Oração: Querido Deus, em ti encontro refúgio em meio a tantas catástrofes de nosso tempo. Peço-te que cuides de mim e me dê esperança em Cristo Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Habacuque 3. 17-19 - Compartilhe #HoraLuterana

Gostou da mensagem de hoje? Então, acompanhe o pastor Gabriel Sonntag que falará sobre o tema "Vivemos pela Fé" no programa "O Caminho". Acesse, às 20h:




14 outubro 2024

A canção que fortalece

O som tem poder, especialmente a música. Nossa mente volta no tempo quando ouvimos a música daquela paixão antiga, a canção que nossos pais cantavam costumeiramente ou, inclusive, a música da abertura de programas de televisão favoritos na infância. O monge Martinho Lutero sabia disso quando transformou as boas notícias da Palavra de Deus em música. O hino "Castelo Forte é o Nosso Deus", por exemplo, não é apenas uma melodia, é uma muralha invisível que nos protege. Cada nota e cada palavra são abrigo e proteção. Em meio às tempestades da vida, essa música ainda ecoa, nos lembrando: "O Senhor Todo-Poderoso está do nosso lado" (Sl 46.7). O castelo, feito de fé, não é de pedra, mas de esperança viva. Em Cristo, encontramos uma fortaleza que resiste às investidas de Satã e que nada pode derrubar, mesmo “que tudo se vá”. O céu é nossa herança.

Oração: Senhor, sê tu nossa força e castelo forte. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmos 46.1-7 - Compartilhe #HoraLuterana

13 outubro 2024

Cuidando do próximo

O mosquito aedes aegypti pode ser pequeno, mas sua picada pode trazer grandes problemas, como a dengue e outras doenças. Ele se prolifera em água parada, exigindo de nós vigilância constante. Ao cuidarmos do ambiente e evitarmos focos de água parada, também estamos protegendo as pessoas ao nosso redor. Isso é uma forma de demonstrar amor, como Jesus nos ensinou: “Ame os outros como você ama a você mesmo” (Mc 12.31). O amor se demonstra em atitudes simples como cuidar de nosso quintal. Mas também se revela no grandioso sacrifício de Cristo que exterminou o poder do diabo e pecado sobre nós.

Oração: Senhor, ajuda-nos a amar e proteger nosso próximo. Em Cristo. Amém.

Leia em sua Bíblia Marcos 12.30-31 - Compartilhe #HoraLuterana

12 outubro 2024

Sonhos de criança

Anne Frank era apenas uma menina quando foi forçada a se esconder dos horrores do Nazismo. Mesmo em meio ao medo, Anne não perdeu sua essência infantil, escrevendo sobre suas esperanças e crenças, como qualquer criança que busca um mundo melhor. Hoje as crianças esperam por um mundo melhor e mais justo. Jesus nos ensina a cuidar das crianças e valorizá-las. Ele disse: “Deixem que as crianças venham a mim” (Mc 10.14). Assim como Anne acreditava no bem, que possamos dar às nossas crianças a chance de um futuro de paz.

Oração: Senhor, ajuda-nos a proteger as crianças e a nutrir suas esperanças. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Marcos 10.14 - Compartilhe #HoraLuterana

11 outubro 2024

Presenteando com tempo

No Dia das Crianças, é comum pensar em comprar brinquedos e presentes materiais. No entanto, um dos maiores presentes que podemos oferecer é o nosso tempo e atenção. Em vez de apenas comprar algo, que tal mudar a perspectiva? Uma ida ao parque, uma tarde de brincadeiras ao ar livre, ou uma conversa tranquila podem ser muito mais marcantes. A presença atenciosa e constante do pai e da mãe, que também sabem testemunhar o Salvador Jesus, pode ser um sinal do amor e cuidado de Deus na vida das crianças. Assim, seguiremos o que Jesus nos ensinou, isto é, a valorizar o que realmente importa. Ele disse: "Onde está o seu tesouro, ali estará também o seu coração" (Mt 6.21). O verdadeiro tesouro é falar de Jesus às crianças e dedicar tempo a elas.

Oração: Senhor, que possamos presentear nossas crianças com teu amor e nossa presença. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 6.1-21 - Compartilhe #HoraLuterana

Você gostaria de compartilhar seus arrependimentos e alegria como pai ou mãe? Envie uma mensagem para:

10 outubro 2024

Refúgio na tempestade

O furacão Milton trouxe destruição e medo a muitos, com ventos fortes e inundações na Flórida, EUA. Momentos assim nos lembram da nossa fragilidade diante da natureza. Porém, o Salmo 46 nos conforta: "Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro bem presente na angústia" (Sl 46.1). Mesmo quando “as montanhas caem nas profundezas do oceano” (Sl 46.2), Deus permanece no controle. Em meio ao caos, podemos confiar que ele é nosso abrigo seguro, oferecendo paz e esperança, mesmo nas piores tempestades.

Oração: Senhor, em meio às tempestades da vida, seja nosso refúgio e força. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmos 46.1-3 - Compartilhe #HoraLuterana

Mais um dia

Hoje. Mais um dia. Muitas pessoas passarão o dia em tristeza e sofrimento. Outras viverão momentos inesquecíveis de felicidade. E muitas ainda, hoje morrerão. “A vida passa logo, e nós desaparecemos” (Sl 90.10). Então, não desperdice este dia! Se for um dia com tristeza, que seja sob o consolo do Pai. Se com alegria, cante louvores e agradeça ao Criador. E se for o dia de sua morte, confie em Jesus e tenha vida eterna! Aproveite este momento e peça um bom dia a Deus: “Alimenta-nos de manhã com o teu amor, até ficarmos satisfeitos, para que cantemos e nos alegremos a vida inteira” (Sl 90.14).

Oração: Salvador Jesus, eu não sei como será o meu dia, mas quero que estejas comigo. Sou teu, Senhor. Em teu nome eu peço e vivo. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmo 90.9-14 – Compartilhe #HoraLuterana

08 outubro 2024

Não aposte sua vida

Você já deve ter visto algum anúncio para fazer uma aposta online. São as famosas "BETs". Parece tudo tão fácil! Empresas do ramo oferecem um bônus inicial para você sair apostando. Tudo para atrair sua atenção e fazer você gostar de apostar. No entanto, apostar traz riscos sérios. Muitas vidas são afetadas pelas promessas de ganhos rápidos, mas acabam perdendo tudo e amargam destruição financeira e emocional. Jesus nos alerta: “Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas.” (Lc 12.15). Não aposte sua vida. Ignore os anúncios das “BETs” e jogos de azar. Prefira investir seu tempo naquilo que realmente é importante: Deus, família, amigos e trabalho. Nossa verdadeira esperança está em Cristo, que oferece paz e propósito muito além de qualquer lucro material.

Oração: Senhor, ajuda-nos a encontrar em ti o verdadeiro tesouro. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 12.13-21 - Compartilhe #HoraLuterana

Hoje você conhecerá mais sobre os perigos da BETs e os cuidados que a Palavra de Deus nos dá para evitarmos perder tudo. “Não aposte sua vida” é o tema do estudo do pastor Lucas Graffunder no programa “O Caminho” de hoje. Assista, às 20h:


07 outubro 2024

Acidente evitável

A maioria dos acidentes de trânsito são evitáveis, segundo a médica ortopedista Júlia Greve. Boa parte dos acidentes são ocasionados por pessoas embriagadas ao volante. As vítimas que sobrevivem aos acidentes podem ter que carregar sequelas por toda a vida, marcas da imprudência. Olhando sob o prisma limitado de nossa percepção, concluímos que a vida não é justa. Essa não é uma percepção totalmente equivocada. Se olharmos para Jesus, poderíamos concluir a mesma coisa. Ele, sendo inocente e sem pecado, sofreu as consequências de nossos pecados (2Co 5.21). Somos salvos da condenação por causa das sequelas que Cristo sofreu na cruz. Aos arrependidos, Jesus concede perdão. Aos que sofrem, Jesus prometeu que toda dor e sofrimento terminarão na sua segunda vida. A justiça de Deus parece desequilibrada, pois excede nossa capacidade de compreensão. É algo que só conseguimos enxergar apenas por meio dos olhos da fé.

Oração: Querido Deus, ajuda-nos no sofrimento e dá-nos um coração responsável com a segurança de nosso próximo. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia 2Coríntios 5 – Compartilhe #Horaluterana

06 outubro 2024

Cuide da sua saúde

Em outubro, o cuidado com a saúde da mulher ganha destaque na campanha do Outubro Rosa. Cuidar da saúde foi o conselho do apóstolo Paulo para Timóteo. Ele aconselhou: "Use um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades" (1Tm 5.23). Assim como Paulo encorajou Timóteo a cuidar da saúde, somos lembrados de que Deus valoriza nossa vida por completo. Prevenir doenças, como o câncer de mama, é uma forma de honrar o cuidado de Deus por nós. Se você é mulher, fique atenta ao cuidado de sua saúde e faça exames de prevenção ao câncer de mama. Se você é homem, demonstre seu amor às mulheres de sua vida e as aconselhe a cuidar da saúde. Cuidar bem da saúde pode nos dar mais tempo sobre a terra para compartilhar e ouvir sobre o amor de Jesus pela humanidade.

Oração: Senhor, ajuda-nos a cuidar do nosso corpo, como templo teu, com sabedoria. Amém.

Leia em sua Bíblia 1Timóteo 5.10-23 - Compartilhe #HoraLuterana

05 outubro 2024

Urnas

Hoje, os eleitores brasileiros irão às urnas para cumprir com seu dever civil de eleger prefeitos e vereadores. Apesar da importância do trabalho das autoridades civis e do privilégio do voto, não podemos esperar dessas autoridades o que só Cristo oferece: perdão e vida eterna. Só em Cristo encontramos a verdadeira paz e salvação. Por isso, o salmista nos aconselha: "Não ponham a sua confiança em príncipes, nem em seres humanos, que não podem salvar" (Sl 146.3). Independente dos resultados das eleições, devemos orar pedindo a Deus que aja por meio das autoridades civis para manter a ordem (Rm 13.1). Que cada autoridade governe com justiça, cumprindo com honestidade o seu dever de atuar para o bem de todo o povo.

Oração: Senhor, ajuda-nos a buscar em ti o que só teu Reino pode dar. Abençoa as autoridades eleitas para que cumpram com seu dever de bem governar as cidades de nosso país. Em Cristo. Amém.

Leia em sua Bíblia Romanos 13 - Compartilhe #HoraLuterana

03 outubro 2024

Cuidar da Criação

São Francisco de Assis nos deixou lições importantes. Seu exemplo de vida e fé inspira humildade em servir a Deus e ao próximo. Ele também nos ensinou a amar todas as criaturas de Deus, vendo nos animais a bondade do Criador. A Bíblia nos lembra da responsabilidade de cuidar do que Deus criou: "O justo cuida bem dos seus animais" (Pv 12.10). Se Deus cuida até dos pássaros e animais, quanto mais ele cuidará de nós, seres humanos. Assim como Francisco respeitava a criação, somos chamados a refletir o amor de Deus em cada ato de cuidado com o mundo que ele fez e declarou bom.

Oração: Senhor, ensina-nos a cuidar de toda a tua criação com amor e respeito. Em Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Provérbios 12.10 - Compartilhe #HoraLuterana

02 outubro 2024

Tempos de conflito

Vivemos tempos de guerra. Conflitos na Venezuela. Guerra na Ucrânia. Ataques no Oriente Médio. A investida do Irã contra Israel traz tristeza e preocupação para todos que anseiam pela paz. Em meio a conflitos e à violência do dia-a-dia de nossas cidades brasileiras, somos chamados a lembrar da promessa de Jesus: "Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá" (Jo 14.27). Mesmo nas piores circunstâncias e na maior violência, Cristo nos oferece uma paz que o mundo não pode destruir. Ele nos deu paz com Deus ao sofrer em nosso lugar a violência da crucificação. No fim, a paz de Cristo reinará para sempre. Aguardemos com confiança e esperança.

Oração: Senhor, traz paz aos corações em meio à guerra e esperança àqueles que sofrem. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia João 14.27 - Compartilhe #HoraLuterana

01 outubro 2024

Nas “quebradas”

Os habitantes das periferias das grandes cidades brasileiras chamam seus bairros de “quebradas”. Provavelmente, o termo faz referência à natureza descontínua e, muitas vezes, imprevisível do desenho das ruas. Quem é de fora geralmente pensa que há somente dor, sofrimento, criminalidade e tragédias nas “quebradas”. No entanto, as “quebradas” também são locais de cores, música, conversa e vida acontecendo. Cada canto tem uma história, cada pessoa carrega seus dramas, alegrias, derrotas e vitórias. Ao final de cada dia, depois de trabalhar muito e lutar para sobreviver, as quebradas se enchem do testemunho de que “coisas grandiosas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres" (Sl 126.3). Por meio de sua Palavra, Jesus transforma os sonhos da quebrada, trazendo paz, força e motivos para sorrir. Na correria do dia a dia, Deus derrama suas bênçãos, renovando a esperança e a alegria de viver.

Oração: Senhor, encha nossa “quebrada” com tua alegria e paz. Em nome de Cristo. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmos 126.3 - Compartilhe #HoraLuterana

Hoje, no programa “O Caminho”, o pastor Edson Enedino apresentará as alegrias do seu projeto que leva a Palavra de Deus para as “quebradas”. Assista, às 20h: