20 setembro 2024

Um pouquinho de cada vez

Gostamos de resoluções rápidas. Agimos como se fosse possível resolver os problemas com grandes saltos ou atitudes drásticas. Mas logo descobrimos que na maioria das vezes esse tipo de pressa não funciona, pelo menos não de forma duradoura. Quem nunca voltou a ganhar os quilos perdidos com aquela dieta drástica? Na Bíblia, lemos a história do profeta Elias que precisou fugir da perseguição religiosa que a rainha Jezabel lançou contra os profetas fiéis. Exausto e sem esperança, fugindo para salvar sua vida, chegou a desistir. Nós esperaríamos que Deus enviasse um exército e realizasse um grande milagre para defender e erguer o profeta. Mas, nesse caso, não foi assim que Deus agiu. Ele apenas enviou um anjo que disse a Elias: “Levante-se e coma” (1Rs 19.5-7). A retomada do ânimo de Elias não aconteceu com um grande sinal, mas com um simples ato de levantar-se e comer. Jesus entra na nossa vida também de forma simples: seja pela pregação da boa notícia do evangelho ou pela lavar regenerador do batismo, somos perdoados e iluminados.

Oração: Senhor, dá-me o pão que me fortalece em minhas lutas. Amém.

Leia em sua Bíblia 1 Reis 19.1-8 - Compartilhe #HoraLuterana

19 setembro 2024

A vitória da zebra

Você já se sentiu como uma “zebra” na vida, isto é, sem chance, desvalorizado? Você vê todos apostando suas fichas nos favoritos, prediletos? Deus age diferente. Ele escolhe aqueles que parecem improváveis para realizar seus planos. Davi, um simples pastor, venceu o gigante Golias (1Sm 17). Em tempos em que coaches e outros pregadores ensinam que conquistamos tudo por merecimento, enaltecendo os fortes e “favoritos”, é confortador saber que quando somos vistos como fracos, é a força de Deus que nos sustenta: "Pois é na fraqueza que o poder de Deus se revela" (2Co 12.9). Lembre-se, por meio de Cristo, Deus transforma “zebras” em vencedores. Em Cristo, recebemos a vitória sobre o pecado, a morte e o Diabo.

Oração: Senhor, usa-me mesmo quando me sinto fraco. Tu és minha força e vitória. Amém.

Leia em sua Bíblia 2Coríntios 12.1-9 - Compartilhe #HoraLuterana

18 setembro 2024

Não é homem

“Não é homem” - essa era a afirmação falsa que os gnósticos, membros de uma seita da época dos apóstolos, faziam sobre Jesus. Para eles, Jesus era somente Deus e tinha apenas a aparência de um ser humano, não sendo homem de verdade. Nesse caso, a morte e ressurreição de Jesus não teriam sido reais, mas apenas uma aparência. O problema desse tipo de afirmação é transformar o evangelho em uma espécie de fake news. Combatendo essa heresia e mentira, o apóstolo Paulo escreve que “se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados” (1Co 15.14). Ainda bem que Jesus era (e continua sendo) verdadeiro homem e, sendo humano como nós somos, ele morreu pelos nossos pecados e ressuscitou. “A verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados” (1Co 14.20).

Oração: Querido Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, graças te dou pela tua morte em meu lugar e pela tua ressurreição. Aguardo tua segunda vinda com esperança. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia: 1Coríntios 15.12-33 - Compartilhe #HoraLuterana

17 setembro 2024

Longe (ou perto) de Deus

Você já percebeu que vivemos um dilema? Amamos nossos familiares, mas precisamos enfrentar o luto quando um deles morre. Ficamos alegres com a vida, mas continuamente sofremos percalços. A vida oscila entre alegria e sofrimento, felicidade e tristeza. Parecemos estar perto de Deus, mas logo descobrimos que estamos longe, pois erramos muito e deixamos o pecado nos dominar. O que fazer? Bom, primeiro, precisamos aceitar que a resolução plena deste dilema só acontecerá quando Jesus voltar. Segundo, podemos encontrar paz, mesmo em meio às oscilações da vida, ao acreditar que estamos perto de Deus por meio de Cristo Jesus, que nos deu acesso ao Pai com sua obra e morte na cruz (Ef 2.18-22).

Oração: Querido Jesus, graças damos pelo acesso que tu nos deste ao Pai. Mantém-nos juntos e unidos com o Pai. Por teu amor. Amém.

Leia em sua Bíblia: Efésios 2.18-22 - Compartilhe #HoraLuterana

“Longe de Deus: o dilema” - esse será o tema que o pastor Matheus Borcarte abordará hoje no programa ”O Caminho”. Acesse, às 20h:


16 setembro 2024

Valor

Por falta de espaço na mala da mudança, você precisa escolher: leva o aparelho eletrônico caro ou aquela lembrança feita à mão por um amigo para você? Aos poucos percebemos que as coisas mais importantes na vida são as que não se desgastam com o uso e o tempo: as amizades, a família, a igreja. Ou seja, o relacionamento com Deus e com as pessoas. Jesus disse: “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças. Ame os outros como você ama a você mesmo. Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois” (Mc 12.30-31). Diante das escolhas do dia a dia, fique sempre com o mais importante, lembrando-se de amor de Jesus por você.

Oração: Senhor Deus, ajuda-me a valorizar em primeiro lugar o teu Reino. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Marcos 12.28-34 – Compartilhe #HoraLuterana

15 setembro 2024

Bateria descarregada

Imagine a seguinte situação: você precisa utilizar o celular, mas a carga da bateria está no fim. Você configura os aplicativos, reduz o brilho da tela e torce para dar tempo de encontrar uma tomada. Mas a tela do aparelho desliga, antes que você consiga responder a uma mensagem importante. Você já passou por essa experiência? Ou sentiu-se assim, com a sua "bateria" no limite? Deus é especialista em providenciar “recarga” quando nos sentimos sem energia. Guarde no seu coração a preciosa palavra dele: “Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem (...) de Cristo” (Rm 10.17). Ao ouvirmos a Palavra de Deus, ouvimos sobre Jesus e, através dele, somos fortalecidos na fé e recarregados com paz, esperança, amor, perdão e salvação eterna.

Oração: Senhor, ajuda-nos a buscarmos a tua casa e a tua palavra. Nelas nos conectamos com a luz do mundo, Jesus. Em nome dele. Amém.

Leia em sua Bíblia Romanos 10.13-17 Compartilhe #HoraLuterana

Se você está desanimado, encontre ajuda em www.vivenciar.net

14 setembro 2024

Ajuda-me na minha falta de fé

Diante de tantas notícias ruins e incertezas para o futuro, ter fé e esperança é um desafio. Existem jovens, por exemplo, que não desejam ter filhos por considerarem que o futuro é demasiadamente tenebroso. E você? Sente-se desesperançado? Pessimista em relação à vida e ao futuro? No evangelho de Marcos, um homem fez um pedido a Jesus, que pode ser o nosso pedido hoje. Ele disse: "Ajuda-me na minha falta de fé" (Mc 9.24). A boa notícia é que Jesus sempre atende esse pedido. Ele prometeu sempre fortalecer o fraco que intercede por perdão e fortalecimento na fé. Peça a Jesus por mais fé. Ele ouvirá você.

Oração: Ajuda-me, Senhor, na minha falta de fé. Faz-me ver esperança no futuro e a certeza de tua bondade. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia: Marcos 9.14-29 - Compartilhe #HoraLuterana

13 setembro 2024

Dinheiro esquecido

O Banco Central divulgou que cerca de 8 bilhões de reais estão disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR). São valores esquecidos por milhares de pessoas, inclusive falecidas. A Câmara de Deputados autorizou o governo a recolher esse “dinheiro esquecido” que não foi reclamado pelos titulares. Essa situação faz lembrar o texto de Provérbios 23.4-5, que alerta: "O dinheiro pode desaparecer de repente, como se tivesse criado asas e voado para longe". Essa passagem nos lembra da efemeridade das riquezas e da importância de não colocarmos nossa confiança nelas, mas em Deus, que oferece algo muito mais duradouro, a Salvação em Cristo Jesus, que não pode ser esquecida nunca. Quem crê em Jesus recebe um tesouro do perdão que não enferruja e não pode ser confiscado por ninguém.

Oração: Senhor, graças te dou pelo tesouro do perdão e salvação que Cristo conquistou na cruz para nós. Em nome dele. Amém.

Leia em sua Bíblia: Provérbios 23.4-5 - Compartilhe #HoraLuterana

Compartilhe essa mensagem com quem precisa do tesouro que Jesus nos dá.

12 setembro 2024

Cuidando da Criação

Você está conseguindo respirar bem hoje? Os índices de poluição do ar no Brasil indicam a presença de fuligem e outros poluentes devido às queimadas nessa época de clima seco. Considerando que parte das queimadas aconteceram de forma criminosa, percebemos que o ser humano não tem obedecido à vontade de Deus que deixou-nos a missão de “cuidar” de sua criação (Gn 2.15). Paulo é cirúrgico ao dizer que a criação de Deus sofre por causa do pecado que os seres humanos praticam (Rm 8.19-22). Aquele que crê em Jesus é lavado de seus pecados pelo batismo e recebe perdão pela obra de Cristo. Assim sendo, recebemos poder do Espírito Santo para realizar a vontade de Deus, que também inclui a preservação de sua criação. Que consigamos respirar melhor num futuro próximo.

Oração: Senhor, ajuda-nos a cuidar da tua criação com amor e responsabilidade. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia: Gênesis 2.15; Romanos 8.19-22 - Compartilhe #HoraLuterana

11 setembro 2024

Você não está só

Quando a vida parece perder o sentido ou quando nos sentimos sozinhos, é importante receber ajuda e companhia. Cristo prometeu que estaria com você todos os dias (Mt 28.20). Ele disse que nós o encontramos na sua Palavra. Por meio dela, sabemos que estamos unidos com Cristo e, por isso, recebemos nova vida: “acabou-se o que era velho, e o que é novo já veio" (2Co 5.17). Não importa o que você viveu até aqui, Deus oferece um novo começo.

Nessa nova vida, cheia de esperança, temos o privilégio de receber Jesus na Santa Ceia ou Eucaristia. Nesse momento de comunhão, recebemos o corpo e sangue de Cristo para perdão de pecados e para nos fortalecer na nova vida que há em Jesus.

Você está se sentindo sozinho e deseja conhecer mais sobre a presença de Cristo em sua vida? Envie um e-mail para:


Oração: Senhor, vêm a mim por meio da tua Palavra. Instrua-me e ajuda-me a receber o corpo e sangue de Cristo na Santa Ceia. Em nome de Jesus. Amém

Leia em sua Bíblia 2Coríntios 5.17 - Compartilhe #HoraLuterana

Nos momentos difíceis da vida, é importante saber que você não está só! Acesse:


10 setembro 2024

Brilho de vida

Quando a vida perde a graça, a morte se infiltra em nossa mente e os dias parecem escuros demais para serem aproveitados. Quando a vida perde a graça, tudo parece acontecer devagar demais, previsível demais, chato demais. Quando a vida perde a graça, murmuramos, aflitos: “Até quando terei de suportar este sofrimento? Até quando o meu coração se encherá dia e noite de tristeza?” (Sl 13.2). Quando a vida perde a graça, a graça, no entanto, continua nos sendo oferecida no perdão, no abraço, no amor eterno de Jesus por nós. Gracioso, Deus vem até nós e, pacientemente, revela o quanto nos ama e quer nos dar vida plena, abundante. Sem graça, não achamos salvação para a nossa vida, mas sob a graça divina, a vida volta a ter graça e declaramos, com alívio e esperança: “Senhor Deus, eu confio no teu amor. O meu coração ficará alegre, pois tu me salvarás” (Sl 13.5).

Você não está só. Vamos conversar sobre a vida? Hoje, quarta-feira, às 20h, acesse www.youtube.com/horaluterana ou www.facebook.com/horaluterana e participe ao vivo do programa "O Caminho" com o pastor Rafael Fukue e a psicóloga Daniela von Mühlen.

Oração: Senhor Deus, obrigado por teu amor e por tua graça. Dá-me a alegria da tua salvação. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 13 – Compartilhe #HoraLuterana

09 setembro 2024

Consolo

Enxugar as lágrimas dos olhos de alguém é um ato de muita intimidade e profundo carinho. Às vezes, alguém enxuga nossas lágrimas em seus ombros ao permitir nosso lamento. Outras vezes, um amigo ou familiar acalma nosso choro com uma abraço sincero de empatia e amor. No mundo conectado digitalmente de hoje, não é incomum que pessoas próximas enxuguem nossas lágrimas com suas orações e mensagens enviadas por textos ou áudios de aplicativos de celular. De qualquer forma, é muito consolador receber o carinho de alguém que nos faz lembrar que Cristo “enxugará dos nossos olhos toda lágrima” e que “não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor” (Ap 21.4). Se você está chorando hoje, receba essa mensagem como um carinho da pessoa que o enviou. Como uma abraço em 700 caracteres. Quando o Salvador Jesus vier em sua segunda vinda, todas as coisas antigas, que nos fazem chorar, não mais existirão.

Oremos: Senhor, consola as pessoas que choram e sofrem. Conforta os enlutados com a certeza da ressurreição. Ampara os enfermos e seus familiares. Em nome de Jesus, amém.

Leia em sua Bíblia Apocalipse 21 - Compartilhe #Horaluterana

08 setembro 2024

Emprestado

José e Maria procuravam, em vão, por um quarto em Belém. E conseguiram apenas um simples lugar, emprestado, numa estrebaria. Cerca de trinta anos depois, a situação se repete. Apesar de ser o dono de tudo, nada era dele. Tudo foi emprestado! Um proeminente líder judeu chamado José de Arimateia lhe emprestou um túmulo nunca usado: “José foi e pediu a Pilatos o corpo de Jesus. Então tirou o corpo da cruz e o enrolou num lençol de linho. Depois o colocou num túmulo cavado na rocha, que nunca havia sido usado” (Lucas 23.52-53). A humildade de Jesus nos encanta, comove e motiva.

Oração: Senhor Jesus, obrigado por escolheres nos honrar com a tua presença. Usa o tempo, bens, talentos e vida que nos emprestas, para espalhar a tua mensagem que traz salvação e vida eterna. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 23.50-56 - Compartilhe #HoraLuterana

07 setembro 2024

Boa digestão para o coração

 Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura” (Marcos 7.15), disse Jesus. Afinal, é “de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras” (Mc 7.21-23). Assim, não há justiça nem pecado em roupas, comidas, bebidas e assim por diante. É o coração que precisa ser limpo, purificado. E é isso o que Jesus nos dá com o seu perdão. Não há nada que façamos que possa tornar o coração livre. Porém Jesus nos traz a liberdade do perdão. A paz de uma consciência tranquila porque está em paz com Deus. Alimente o seu coração para a vida eterna com Jesus. E você terá uma ótima digestão de paz, em paz!

Oração: Jesus, dá-me diariamente o alimento da tua palavra e do teu perdão para que eu viva em paz, espalhando o teu amor. Amém.

Leia em sua Bíblia Marcos 7.14-23 – Compartilhe #HoraLuterana

06 setembro 2024

Preocupados com o futuro

Quem de nós nunca se questionou sobre o futuro? “O que vou ser quando crescer?” é uma pergunta clássica, mas também perguntamos: “Terminarei a faculdade? Terei um bom trabalho e saúde? Encontrarei o amor da vida? Conseguirei me aposentar?” Essas questões podem causar grande ansiedade. No entanto, Jesus em Mateus 6.32 e 34 nos traz alívio: “O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará suas próprias preocupações.” Deus nos chama a viver um dia de cada vez, confiando em seu cuidado. Não é à toa que o Salvador nos ensinou a orar: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”.

Oremos: Senhor, conheces nossas angústias sobre o futuro. Dá-nos serenidade para viver o presente com confiança e esperança, sabendo que tu estás no controle. Fortalece nossa fé e acalma nossos corações. Em nome de Jesus, amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 6.25-34 - Compartilhe #Horaluterana 

05 setembro 2024

Não precisa falar mal

 Estamos vivendo época de campanha política para eleger prefeitos. E toda eleição é a mesma coisa: para se eleger, cada candidato precisa falar mal dos demais. Não é raro as ofensas serem pautadas por notícias falsas e difamação. Em Atos 19, Gaio e Aristarco mostram que para falar de Cristo e levar o evangelho aos outros, não precisamos falar mal de ninguém. O Espírito Santo converteu muitas pessoas por meio da pregação deles e eles nunca precisaram falar mal da deusa da cidade, a famosa Diana dos efésios. Bastou falar de Cristo e sua vida, obra, pregação e morte em nosso lugar. Hoje também podemos fazer igual. Cristo salvou você e deseja que você transmita o evangelho apontado para sua cruz, sem necessariamente falar mal de outras religiões.

Oração: Senhor, dá-nos coragem para compartilhar o evangelho, anunciando a vitória de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Atos 19.23-41 - Compartilhe #HoraLuterana

04 setembro 2024

Vamos correr uma maratona?

Você sabe o que uma maratona, aquela corrida de 42 km, tem a ver com o evangelho? Em 490 a.C., após a vitória dos gregos numa batalha, um soldado chamado Fidípides correu os 42 km que separavam a cidade de Maratona, local da batalha, de Atenas. Segundo a história, ele anunciou: “Evangelion: Nenikékamen”, que em grego significa “Boas notícias: nós vencemos”. Após entregar a boa mensagem, Fidípides caiu morto de exaustão. Em sua homenagem, corremos maratonas até hoje. Felizmente, para anunciar a boa notícia do evangelho de Jesus, não precisamos correr uma maratona. Basta falar aos outros que Jesus morreu em nosso lugar e venceu a batalha contra o pecado, o diabo e a morte (1Co 15.57). Boa notícia: em Cristo nós também somos “mais do que vencedores” (Rm 8.37)!

Oração: Senhor, dá-nos coragem para compartilhar o evangelho, anunciando a vitória de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Romanos 8.37 - Compartilhe #HoraLuterana

Orem sempre

Isabel Vaughan-Spruce, ativista pró-vida, foi presa por orar em silêncio diante de uma clínica de aborto no Reino Unido. Ela disse que orava pelos bebês não-nascidos e pelas mães, pedindo que Deus ajudasse ambos. Sua fé e coragem são um lembrete poderoso de 1Ts 5.17: "Orem sempre." Mesmo em meio à perseguição, a oração é um ato de confiança em Deus, pois colocamos diante dele todas as nossas aflições e pedidos. 

Oração: Senhor, fortalece nossa fé e nos ajuda a orar sem cessar. Abençoa cada bebê não-nascido e sua mamãe. Preserva-os e ajuda-os sempre. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia 1 Tessalonicenses 5.1-17 - Compartilhe #HoraLuterana

02 setembro 2024

Chocolate no céu?

Hoje eu, pastor Rafael Fukue, escrevo em primeira pessoa. Vai parecer merchandising, mas não é. Quero contar que minha filha adora comer chocolates do Bib’s num Shopping perto de casa. A atendente até já nos conhece pelo nome. Se você for lá aos sábados na hora do almoço, provavelmente vai ver um japonês comprando três barrinhas de chocolate para uma menininha. Certa vez, ela me perguntou: "Vai ter chocolate no Céu?" Que ideia! Chocolate no céu! Eu respondi: "A Bíblia diz que quando Jesus voltar ele nos levará a um lugar maravilhoso, 10 mil vezes melhor do que podemos imaginar, sem dor, morte ou doença. Acho que Jesus nunca comeu chocolate, mas uma vez transformou água em vinho. Ele gosta de coisa gostosa". Minha filha olhou para seus chocolatinhos e respondeu: “Já sei. Vou levar um chocolate pra ele. Daí ele prova e faz milhares de barraquinhas de Bib's na Nova Jerusalém”. Eu concordei sorridente e pensei: “Não sei se Jesus vai abrir franquias de Bib's na Nova Jerusalém. Só sei que vai ser muito bom ir para lá com minha filha e participar do belo banquete do qual falou o profeta Isaías (Is 25)”.

Oração: Querido Deus, não sei se haverá chocolate na Nova Jerusalém. Mas, sei que teu amor será eterno. Por tudo isso, te dou graças. Em Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Isaías 25  – Compartilhe #HoraLuterana

01 setembro 2024

Cansado da correria

No ritmo acelerado da vida, com suas pressões e cobranças, muitos de nós nos sentimos sobrecarregados. Estudantes, trabalhadores, pais de família - todos enfrentamos momentos em que as forças parecem faltar. A cada dia há mais adoecimento físico, emocional, mental e espiritual em função de tanta correria. Nessas horas, Jesus nos convida: "Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso." (Mt 11.28). Cristo nos oferece um descanso que não depende das circunstâncias, mas da sua graça. Ele conhece nossas lutas e nos convida a orar e a entregar nossas preocupações a ele, confiando em sua promessa de cuidado e alívio. Cansado da correria? Divida o fardo com ele.

Oremos: Senhor, ajuda-nos a descansar em ti, entregando nossas cargas e preocupações. Sustenta-nos com tua paz e amor. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 11.25-30 - Compartilhe #HoraLuterana