31 agosto 2024

Quando estou deitado

Nos momentos de dor e incerteza, quando estamos hospitalizados ou sofrendo em casa, muitas vezes o silêncio da noite parece interminável. Se você já passou por uma situação assim, em que pensou ao perder o sono? Na sua família? Em como estão se virando sem você no trabalho? Ou no tratamento que está enfrentando? Nesses momentos, além de tudo isso, podemos nos lembrar de Deus. O Salmo 63.6 nos ensina a meditar em Sua presença: "Quando estou deitado, eu lembro de ti". Mesmo em meio ao sofrimento, seja nosso, de familiares ou amigos, Deus é nosso refúgio e consolo (Sl 46.1). Ele conhece nossas angústias e nos sustenta com Sua presença e amor.

Oremos: Senhor, fortalece os doentes e seus familiares. Que, em cada noite difícil, teu amor e tua mão sejam a luz que acalma e consola. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmo 63.1-8 -  - Compartilhe #HoraLuterana

30 agosto 2024

O poder da escrita

Você já parou para pensar na maravilha que é a invenção da escrita? Ela revolucionou a história da humanidade, permitindo que o conhecimento e as histórias fossem registrados e transmitidos por gerações. Desde os primeiros textos hebreus até os textos digitais da Internet, a escrita se tornou uma ferramenta essencial para preservar e transmitir a palavra de Deus. Os livros da Bíblia são a revelação do amor de Deus por nós. Eles contam a história da salvação da humanidade por meio do envio de Cristo, o Filho de Deus. "Toda a Escritura é inspirada por Deus", escreve o apóstolo Paulo (2 Tm 3.16). Hoje podemos agradecer a Deus pela invenção da escrita que possibilitou o registro dos textos bíblicos. Faça uso da escrita hoje e envie uma mensagem de texto sobre o amor de Jesus para alguém de sua família.

Oração: Senhor, obrigado por nos dar a escrita. Ajuda-nos a usá-la para te honrar e espalhar tua palavra. Amém.

Leia em sua Bíblia 2 Timóteo 3.1-16 - Compartilhe #HoraLuterana

29 agosto 2024

Clamando pelos que sofrem com incêndios 

Agosto de 2024 já registrou 105% mais focos de incêndio do que o mesmo mês no ano anterior, afetando principalmente o Cerrado, a Amazônia e o Pantanal. Esses incêndios estão sendo associados tanto a causas naturais quanto a práticas ilegais como o desmatamento e a grilagem de terra. Por isso, hoje é dia de clamar a Deus que envie chuva para as áreas afetadas e ajuda para pessoas que foram prejudicadas pelo fogo. Ele certamente ouvirá nossa oração e responderá conforme sua santa vontade. Assim, podemos clamar: "Socorre-nos, ó Deus nosso Salvador, por causa do teu amor!” (Sl 79.9) .

Oração: Senhor, traz chuva e restauração às áreas afetadas pelos incêndios. Em Jesus, nós clamamos. Amém.

Leia em sua Bíblia: Salmo 79 - Compartilhe #HoraLuterana

28 agosto 2024

Os planos de Deus onde estou

Não há nada de errado em pedir a Deus que abençoe os nossos planos. Mas, com o apóstolo Paulo, aprendemos também a pedir que Deus abençoe os planos dele para a minha vida. Pedir a ele para que, onde eu estiver, ele use os meus dons, os meus bens e a minha vida e, assim, outras pessoas conheçam o que Jesus fez por nós. Por isso, hoje, revise os seus planos e coloque-os sob o plano de Deus para a sua vida. No fim, mesmo que os nossos planos não prosperem, não perderemos a paz e diremos com o apóstolo Paulo: “Aprendi a estar satisfeito com o que tenho” (Fp 4.11).

Oração: Pai, ajuda-me a ver como posso servir-te hoje, onde estou, para que o teu amor chegue a mais pessoas. Ensina-me, a partir da tua paz, a estar contente. Por Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Filipenses 4.10-23 – Compartilhe #HoraLuterana

27 agosto 2024

Deixe Deus ser Deus

Às vezes, a vida nos desafia de formas inesperadas. De repente, somos surpreendidos e uma doença começa a fazer parte da nossa rotina. Como agimos diante das incertezas da vida? Quando as dúvidas se aproximarem, podemos aprender a confiar ainda mais em Deus. Realmente é um aprendizado deixar que ele seja Deus em nossa vida, entregando a ele todas as nossas preocupações, medos e ansiedades. Quando nos sentirmos perdidos, lembremos das palavras do salmista: "Ponha a sua vida nas mãos do Senhor; confie nele, e ele o ajudará." (Sl 37.5)

Oração: Senhor, entrego a ti as minhas muitas preocupações. Guia-me e fortalece-me na fé, para que eu confie em ti acima de todas as coisas. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia: Salmo 37 - Compartilhe #HoraLuterana

Você quer deixar Deus ser Deus em sua vida? 
Então, não perca o estudo de hoje com o pastor Adelar Munieweg. 
Assista o programa "O Caminho", acessando, às 20h:




26 agosto 2024

Será que Deus existe?

Quando eu era mais novo, olhava para a imensidão das estrelas e me questionava: será que Deus realmente existe? Por que ele criou um universo tão imenso e nos colocou num dos menores planetas do Sistema Solar? Somos minúsculos. O problema é que costumamos ver Deus como um engenheiro, arquiteto ou gestor. Nesse ponto de vista, Deus realmente teria desperdiçado muito material para criar um Universo com aparentemente poucos seres vivos. Mas, a Bíblia revela um Deus poeta, artista. O Deus da abundância de amor e de alegria. Hoje, quando sou perguntado sobre o porquê de Deus ter criado as estrelas, respondo: “Deus criou as estrelas para que você enxergue a graça Dele ao olhar para o céu de noite, para que poetas cantem seus versos e para que pessoas de imaginação criem histórias e mitos.” Deus criou você como obra-prima e assinou sua vida com o sangue de Jesus, derramado na cruz para pincelar todos os seres humanos com as cores vivas do perdão.

Oração: Vivo Deus, fico maravilhado quando testemunho seu poder na Criação. Percebo como sou pequeno. Ao mesmo tempo, fico ainda mais maravilhado pelo teu amor revelado na cruz de Cristo Jesus. Mesmo sem merecer, eu recebi o perdão por meio dele. Em nome de Jesus, amém.

Leia em sua Bíblia Hebreus 2.1-4 – Compartilhe #HoraLuterana

25 agosto 2024

Raízes Profundas

Pense em uma árvore com raízes profundas. Quando os ventos fortes sopram, ela pode balançar, mas não cai. Jesus nos convida a ser como essa árvore em nossa fé: "Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos" (Lc 21.19). 

Nossa firmeza em Cristo é o que nos mantém de pé diante das adversidades. Há muitos ventos fortes que tentam nos derrubar: doenças, problemas, brigas, crises, ser perseguido por causa da fé. Por isso, precisamos ter raízes profundas em Cristo. Para isso acontecer, precisamos alimentar nossa fé pela Palavra de Deus. Quando os desafios da vida tentam nos abalar, nossa confiança em Jesus nos mantém firmes. Assim como uma árvore resiste porque suas raízes estão fixadas na terra, nós resistimos porque estamos enraizados no amor de Deus. 

Oração: Senhor, aprofunda minhas raízes na tua Palavra, para que eu permaneça firme diante de qualquer desafio. Que minha confiança em ti seja inabalável. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 21.1-19 - Compartilhe #HoraLuterana


24 agosto 2024

Dando um Jeitinho

Certa vez, Jesus condenou os fariseus pela hipocrisia. Eles criticavam os discípulos por não seguirem tradições antigas, como lavar as mãos antes de comer. No entanto, os fariseus cometiam faltas muito mais graves, como negligenciar o cuidado dos pais em nome de votos religiosos. Por isso, Jesus lhes disse: “Vocês arranjam sempre um jeito de pôr de lado o mandamento de Deus, para seguir os seus próprios ensinamentos” (Mc 7.9). Essa tentação também nos rodeia. Muitas vezes, tentamos moldar Deus à nossa imagem e vontade, querendo "domesticar" o Todo-Poderoso. No entanto, Deus é soberano. Receber a fé em Jesus através do Espírito Santo nos transforma para aceitar a vontade de Deus e seguir seus ensinamentos, mesmo que isso vá contra o senso comum e nossos desejos pessoais.

Oração: Senhor, ajuda-me a seguir tua vontade, mesmo quando ela desafia meus desejos. Que o Espírito Santo molde meu coração para aceitar e obedecer aos teus mandamentos. Amém.

Leia em sua Bíblia: Marcos 7.1-13 - Compartilhe #HoraLuterana

23 agosto 2024

Gosta de aparecer

Tem gente que gosta de aparecer. Gosta dos elogios e de divulgar suas vitórias e sucessos. É compreensível, visto que todos gostamos de ser reconhecidos pelos nossos esforços. No entanto, o problema começa quando mostramos uma vida bonita por fora que camufla violência e exploração do próximo. Hipocrisia é o nome para esse tipo de atitude. Em certo sentido, todos somos um pouco hipócritas e precisamos confessar isso a Deus. Precisamos reconhecer nossos erros e clamar perdão a Jesus. Ele é a “pedra angular” (Lc 20) que nos traz salvação e reorienta nossa vida, dando-nos forças para nos importarmos mais com a vontade de Deus do que com o elogio das pessoas.

Oração: Senhor Deus poderoso, agradeço-te porque me carregas em teu colo sempre que estou em dificuldades. Dá-me forças para enfrentar todas as situações da minha vida. Amém.

Leia em sua Bíblia: Lucas 20.9-18 - Compartilhe #HoraLuterana

22 agosto 2024

Ajuda

A quem você recorre quando está com problemas? Normalmente, procuramos as mais diversas soluções, tentamos de tudo, e quando parece que não há mais saída, lembramos de Deus! Não deveria ser o contrário? Deveríamos, primeiro, falar com Deus e buscar nele o auxílio para as mais diversas situações da vida. Mas somos teimosos. Queremos resolver tudo à nossa maneira, do nosso jeito, com as nossas forças. Ainda bem que, para a nossa Salvação, que é o mais importante, Deus mandou Jesus Cristo. Nada pode substituí-lo. Só em Cristo encontramos o perdão dos pecados e a vida eterna. Se ele já resolveu esse problema tão complicado, porque não haveria de nos ajudar com as nossas necessidades materiais, com as nossas dificuldades do cotidiano? Busque ajuda em Deus. Só ele tem a força para nos carregar em seus braços de amor.

Oração: Senhor Deus poderoso, agradeço-te porque me carregas em teu colo sempre que estou em dificuldades. Dá-me forças para enfrentar todas as situações da minha vida. Amém.

Leia em sua Bíblia: Salmo 2.11-12 - Compartilhe #HoraLuterana

21 agosto 2024

Sei de quem sou

Nos dias em que a vida parece dura demais, nos unimos ao profeta: “Por que continuo a sofrer? Por que as minhas feridas doem sem parar? Por que elas não saram? Será que não posso confiar em ti? Será que és como um riacho que seca no verão?” (Jr 15.18) Não, a fonte não secou. Deus, em Jesus, continua nos amando. O próprio profeta, antes de derramar seu coração diante do Criador, lembra: “Ó Senhor, Deus Todo-Poderoso, eu sou teu, e por isso as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade” (Jr 15.16). Nos dias difíceis, lembre-se de que você é de Deus. Mesmo que as lágrimas venham, você continuará nas mãos de Deus.

Oração: Pai, choro ao pensar em como a vida pode ser dura. Mas me alegro e prossigo ao lembrar: sou teu, Senhor! Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Jeremias 15.15-21 – Compartilhe #HoraLuterana

20 agosto 2024

Como treinar Deus

Você já deve ter visto pessoas que tentam determinar o que Deus deve ou não fazer. Às vezes, tratamos Deus como se ele precisasse ser "treinado" para atender aos nossos desejos. Queremos que ele responda às nossas orações na hora e do jeito que planejamos. Mas a Bíblia nos lembra: "O Senhor faz tudo como quer, tanto no céu como na terra" (Sl 135.6). Nós precisamos aprender a confiar em sua soberania e sabedoria. Ele sempre sabe o que é melhor para nós, mesmo que não seja o que pedimos. Mesmo sem pedirmos, ele enviou seu Filho Jesus para nos presentar com perdão e salvação.

Oração: Senhor, ensina-nos a confiar em ti, sabendo que cuidas de nós. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmos 135.9 - Compartilhe #HoraLuterana

“Como Treinar Deus” é o tema do estudo bíblico do programa “O Caminho” desta quarta. Assista o pastor Lucas Prando, hoje, às 20h:





Timóteo e seu excelente trabalho

Ser pastor ou padre na igreja cristã é um desafio. Ao jovem Timóteo, o apóstolo Paulo lista vários deveres de quem quer ser pastor na Igreja de Jesus. Mas apesar de todos os desafios e dificuldades, Paulo diz que “se alguém quer muito ser bispo na Igreja, está desejando um trabalho excelente” (1Tm 3.1). O pastor ou padre é responsável pela pregação da Palavra de Deus e do cuidado que igreja tem com o batismo e a Santa Ceia, que alguns também chamam de eucaristia. É por esses meios (Palavra, batismo e Santa Ceia) que Deus prometeu derramar sua graça sobre a humanidade. Timóteo tinha um trabalho excelente, portanto. E os pastores e padres compartilham desse privilégio. Então, invista algum tempo do dia de hoje e ore pelas pessoas que dedicam a vida para zelar pela pregação da Palavra, pelo batismo e pela Santa Ceia. Além de orar, se você conhece algum pastor, lembre-o que ele é cuidado e amado pelo Bom Pastor Jesus.

Oração: Senhor Deus, dá a tua sabedoria aos pastores do teu povo. Que as dificuldades e tropeços não tire deles a alegria de servirem o teu povo com o amor de Jesus. Em nome do Pastor dos pastores, Jesus. Amém. 

Leia em sua Bíblia 1Timóteo 3.1-7 – Compartilhe #HoraLuterana

18 agosto 2024

Ser como Zaqueu

Alguns pensam que Zaqueu, um cobrador de impostos, subiu na árvore para chamar a atenção de Jesus. No entanto, é mais provável que Zaqueu não se sentiu tão à vontade assim para escalar a árvore, pois essa atitude não era vista como algo digno de um senhor de respeito naquela época. Zaqueu só tomou essa atitude humilhante porque ele era baixinho e queria muito ver Jesus. Jesus olha para o pobre Zaqueu e diz: “Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa”. A misericórdia de Jesus realizou um verdadeiro milagre: ela mudou o coração de Zaqueu, que se propôs a devolver o dinheiro que havia roubado dos cidadãos e doar metade de sua fortuna aos pobres. Em tempos que somos tentados a associar milagres com prosperidade e sucesso, é importante ver que o maior milagre é “Jesus vir e salvar os perdidos” (Lc 19.10).

Oração: Senhor Jesus, como Zaqueu eu preciso do milagre do arrependimento e mudança de vida. Derrama tua graça em mim e salva-me. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 18 - Compartilhe #HoraLuterana

17 agosto 2024

Pão da Vida

Quando Adão e Eva comeram o fruto que Deus lhes havia proibido, não estavam cometendo uma infração nutricional. A fruta não era ruim ou venenosa, pois era parte da boa Criação de Deus. Na verdade, ao morder a fruta, os dois cometeram um ato de rebelião contra Deus. Pense bem. Deus havia dado aos dois todas “as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas” (Gn 1.29). Mas, eles preferiram comer da única árvore vetada (Gn 2.17). A partir daquele momento de rebeldia, o pecado entrou no mundo e mudou tudo. Por exemplo, o ato de comer, que antes era um momento de comunhão com Deus em que o ser humano recebia as dádivas da Criação, foi rebaixado à mera necessidade biológica. Em rebeldia contra Deus, comemos para não morrer.

No entanto, Deus quer restaurar tudo e todos. Em seu amor, Deus continua nos providenciando o “pão de cada dia”. E, mais importante do que isso, Deus nos envia seu Filho, “o pão da vida” (Jo 6.48). Por meio dele, nossos pecados são perdoados e somos chamados a participar do banquete de perdão e salvação que Deus preparou para todos. Por essa razão, comer e beber o corpo e sangue de Cristo na Santa Ceia não é um ato nutricional, mas de comunhão com Deus e com os irmãos. Um dia essa comunhão será plena novamente.

Oração: Pai de toda misericórdia, graças te dou pelo pão de cada dia e por Jesus, o pão da vida. Amém.

Leia em sua Bíblia João 6.48-59 – Compartilhe #HoraLuterana

Quer saber mais sobre o pão da vida? A Hora Luterana ajuda você a localizar uma igreja perto de sua casa. Envie sua mensagem para:

16 agosto 2024

Parece contraditório

Pode parecer contraditório, mas para você realmente valorizar de forma correta sua família, casamento e vida pessoal, é necessário colocar tudo isso em segundo plano. A pessoa que centraliza a vida em torno do casamento, da família ou de outro elemento da vida logo acaba transformando esses elementos em pequenos ídolos. O problema é que nenhum fator humano, por mais valioso que seja, é capaz de fornecer plenitude. Assim sendo, a única saída é colocar Jesus e seu Reino em primeiro lugar e o restante em segundo plano. Dessa forma, receberemos “nesta vida muito mais e, no futuro, a vida eterna”, pois somente Jesus é capaz de preencher nossa existência com a “plenitude de sua divindade” (Lc 18.30).

Oração: Senhor Jesus, ajuda-me a priorizar a ti e ao teu Reino. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 18 - Compartilhe #HoraLuterana

15 agosto 2024

Fé que move

Como você está hoje? Faltam esperança e fé em dias melhores? Seus problemas são tão grandes que quase fazem você desistir? Certa vez, os discípulos de Jesus pediram a ele: “Aumente a nossa fé!” (Lc 17.5). E Jesus respondeu que, com fé do tamanho de um grão de mostarda, podemos mover montanhas! Às vezes, pensamos que precisamos de uma fé gigante, mas Jesus nos lembra que a fé verdadeira, mesmo pequena, pode fazer grandes coisas. Seja enfrentar problemas no trabalho, lidar com conflitos ou simplesmente atravessar o dia, lembre-se: a fé em Jesus fortalece você e faz você seguir adiante.

Oração: Senhor, aumenta nossa fé, mesmo que seja do tamanho de um grão de mostarda. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 17.5-6 - Compartilhe #HoraLuterana

14 agosto 2024

Escolha Entre Dois Mundos

Recentemente, o colapso de uma das maiores corretoras de criptomoedas, revelou como a ganância e a má administração podem destruir fortunas e vidas. No mundo de hoje, não podemos tratar nossos investimentos como o centro de nossas vidas. Jesus nos adverte: "Vocês não podem servir a Deus e às riquezas" (Lc 16.13). Em uma sociedade onde o dinheiro e o sucesso rápido são tentadores, Cristo nos convida a buscar o que é eterno. Devemos trabalhar e cuidar bem de nosso dinheiro, é verdade. Mas, acima de tudo, devemos confiar somente em Deus, que oferece verdadeira segurança e paz.

Oração: Senhor, guia meu coração a servir somente a ti e buscar o que é eterno. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 16 - Compartilhe #HoraLuterana

13 agosto 2024

A fé na prática

Que tal transformar as discussões sobre quem vai lavar a louça em oportunidades para praticar a fé? A Bíblia diz: "Sejam bondosos e prestativos uns para com os outros" (Ef 4.32). Viver a fé em família não precisa ser algo sério o tempo todo; pode começar com um sorriso, uma brincadeira ou até uma competição saudável. Quando Cristo é o centro, até as tarefas mais simples viram momentos de aprendizado e amor. Afinal, nada como um bom humor para fortalecer os laços! Que tal você lavar a louça ou fazer a tarefa doméstica de alguém de sua família hoje? Essa gentileza pode ser uma forma muito leve de compartilhar a bondade de Cristo em sua família.

Oração: Senhor, que nossa fé seja leve e cheia de alegria. Amém.

Leia em sua Bíblia Efésios 4.31-32 - Compartilhe #HoraLuterana

Vamos ouvir mais sobre isso? Assista ao programa “O Caminho” de hoje. A Natália Seibel e Ricardo Nunes, do canal @comreijesus, conversarão sobre “Como Servir a Cristo em família, na igreja e na sociedade”.

Acesse:




12 agosto 2024

Luto em Vinhedo

“Minha melhor parte da vida se foi”, relatou uma mãe que perdeu uma filha na tragédia da queda do avião em Vinhedo, SP. Sua dor retrata o sofrimento das famílias das pessoas que morreram no acidente aéreo. Em momentos assim, é difícil encontrar palavras que confortem. Jesus também chorou diante da morte, mostrando que ele entende nosso sofrimento (Jo 11.35). Mas ele também nos deu a promessa de vida eterna: "Eu sou a ressurreição e a vida" (Jo 11.25). Que as famílias afetadas sintam o consolo de Cristo, e que nós possamos ser instrumentos de paz e amor neste momento de dor na vida daqueles que sofrem. Que você também, nas horas mais difíceis de sua vida, seja consolado por Cristo, o senhor da vida e vencedor da morte.

Oração: Senhor, consola as famílias do acidente aéreo de Vinhedo e traz paz aos corações aflitos deste mundo. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia João 11 - Compartilhe #HoraLuterana

11 agosto 2024

A parábola do Pai

Na parábola do filho pródigo, Jesus nos mostra o amor incondicional de um pai. Seu filho mais novo o havia ofendido de diversas formas. Primeiro, ele pediu sua parte da herança com o pai ainda vivo. Como se isso não bastasse para machucar o coração do pai, o filho torrou irresponsavelmente todo o dinheiro. No alto do desespero e necessidade, o rapaz volta para casa. De forma inesperada, o pai acolhe o filho e o perdoa. Jesus conta assim a reação do pai: "O pai disse: 'Vamos fazer uma festa e comemorar, pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado'" (Lc 15.23-24). Com essa história, Jesus quer nos mostrar que Deus é um Pai que está sempre pronto para nos receber de volta, não importa quão longe tenhamos nos afastado. Ele nos ama profundamente e deseja restaurar nosso relacionamento com ele. Você está longe da casa do seu Pai? Volte hoje. Ele fará uma festa pelo filho que estava afastado.

Oração: Senhor, obrigado por teu amor incondicional e por sempre me receber de volta. Abençoa todos aqueles que exercem o dom da paternidade. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 15 - Compartilhe #HoraLuterana

10 agosto 2024

Dia dos Pais

A bondade de um pai marca positivamente a vida de seus filhos. Quando um pai trata seus filhos com amor, a forma de disciplina pode entristecer o filho no momento da correção, mas é lembrada com gratidão pelos filhos que, por meio delas, aprenderam lições valiosas com um pai bondoso. Isso só acontece quando a bondade é a marca da paternidade. Você teve um pai bondoso? Talvez, severo, mas muito bondoso? Eu tive e agradeço a meu pai por tudo. Sua forma de agir e educar tornaram reais o que o salmista escreve: “Como um pai trata com bondade os seus filhos, assim o Senhor é bondoso para aqueles que o temem” (Sl 103.3). Mesmo que você não tenha tido um pai bondoso, saiba que Deus trata você com bondade. Portanto, nesse dia dos pais, agradeça a Deus por amar você a ponto de permitir que Jesus viesse ao mundo para transformar você em filho de Deus.

Oração: Obrigado, querido Deus, por ser meu pai. Abençoa os pais deste mundo para amem seus filhos e os tratem com bondade. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmo 130 - Compartilhe #HoraLuterana

Neste dia dos Pais, o Instagram da Hora Luterana preparou um bonito ‘card’ para você enviar para o seu pai. Acesse e siga nosso conta no Instagram:

09 agosto 2024

Fiel no Pouco

Você consegue confiar grandes responsabilidades a quem não consegue sequer cuidar de coisas pequenas? Jesus ensina a importância de ser fiel nas pequenas coisas: "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito" (Lc 16.10). Seguindo esse conselho, você acha prudente confiar em si mesmo a salvação de sua alma? O melhor é confiar naquele que foi e continua sendo fiel em tudo, do pequeno ao infinito. Jesus nasceu para cumprir toda a lei de Deus em nosso lugar e foi fiel às promessas de seu Pai ao se entregar à morte de cruz para nos dar vida e perdão. Assim sendo, confie a Jesus as coisas pequenas e as grandes. Ele sempre será fiel.

Oração: Senhor, ajuda-me a ser fiel em todas as áreas da minha vida, mesmo nas pequenas coisas. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 16 - Compartilhe #HoraLuterana

08 agosto 2024

Interação

Você provavelmente recebeu essa mensagem por meios digitais, provavelmente lendo em um aplicativo de celular ou por compartilhamento de redes sociais. É inegável a bênção da interação digital. Mesmo assim, esse tipo de interação não substitui a necessidade de presencialidade. Na verdade, nossos encontros virtuais ou digitais alimentam ainda mais a vontade que temos de ver pessoalmente alguém ou algum lugar. Por exemplo, quando você lê que Jesus ama você e é o Salvador do mundo, seu coração é alcançado pelo Espírito Santo, que faz você desejar estar na presença de Jesus. Quer se encontrar com ele? Leia a Bíblia e ouça sua voz. Vá a uma igreja cristã e converse com alguém sobre as incontáveis bênçãos que Jesus concede a “todo aquele que nele crê” (Jo 3.16).

Oração: Senhor Jesus, quero conhecer mais de ti. Revela-me a mim tua presença por meio da tua palavra. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia João 3 - Compartilhe #HoraLuterana

07 agosto 2024

Humildade e Serviço

A beleza das coisas está na ação que elas efetuam ou despertam nas coisas e pessoas ao redor. Veja o exemplo de uma linda flor. Sua beleza não se destaca por estar acima das outras, mas porque ela adorna o solo ao redor, compartilhando sua fragrância e cor em todo o jardim. A real beleza de um ser humano também se revela na humildade de seu serviço ao próximo. No jardim da existência, Jesus disse: "Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido" (Lc 14.11). A grandeza verdadeira se consolida pelo serviço e pela humildade. Hoje somos chamados a servir uns aos outros com amor, colocando as necessidades dos outros acima das nossas. Dessa forma, refletimos o próprio Cristo e nos tornamos testemunhas vivas de seu amor. Assim como a flor que embeleza o jardim, nosso serviço ao próximo torna o mundo mais belo e revela a presença de Deus entre nós.

Oração: Senhor, ajuda-me a viver com humildade e a servir aos outros com amor. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 14 - Compartilhe #HoraLuterana

06 agosto 2024

Esperança em Deus

A nossa vida é marcada por muitos momentos de alegria, mas também por diversos momentos de angústia e desespero. Em algumas ocasiões, alguns chegam a afirmar estar “no fundo do poço”. O autor do Salmo 130 expressa estar neste estado - nas profundezas da culpa e em completo desespero. No entanto, ele sabe onde buscar ajuda. Por isso ele diz: “Eu aguardo ansioso a ajuda de Deus, o Senhor, e confio na sua palavra” (Sl 130.5).

Eu e você também temos o privilégio de suplicar e confiar na ação misericordiosa deste Deus em todos os momentos da vida, porque suas promessas são verdadeiras e “ele sempre está disposto a salvar” (Sl 130.7).

Oração: Amado Senhor, em ti confio, certo de que ouves o meu clamor e me socorres em todos os momentos. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmo 130 - Compartilhe #HoraLuterana

Você está precisando de uma boa dose de confiança? O pastor Daniel Barreira Falkenstein quer ajudar você. Assista ao programa “O Caminho” de hoje, às 20h, e descubra:

05 agosto 2024

Oportunidade de Arrependimento

Imagine estar dirigindo por uma estrada e, de repente, perceber que está indo na direção errada. O que você faz? Procura o primeiro retorno e corrige seu caminho. Jesus nos alerta para o perigo de andar no caminho errado: "Se vocês não se arrependerem de seus pecados, todos vocês morrerão" (Lc 13.3). Arrepender-se é reconhecer que estamos na direção errada, pedir perdão a Deus e buscar uma nova direção. Você precisa fazer o “retorno” em sua trajetória? Saiba que Deus, em sua infinita misericórdia, nos oferece continuamente oportunidades para corrigir nosso rumo. E, muito mais do que isso, ele regenera nossa existência e nos dá uma nova vida por meio de Cristo, que é o “caminho, a verdade e a vida”.

Oração: Senhor, ajuda-me a reconhecer meus pecados e a buscar arrependimento verdadeiro. Em nome de Jesus, o verdadeiro caminho. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 13 - Compartilhe #HoraLuterana

04 agosto 2024

O que você faz quando acorda?

O que você fez quando acordou hoje? Pulou da cama atrasado para o trabalho? Tomou café? Escovou os dentes? Na vida corrida que levamos, esquecemos de seguir o exemplo do salmista que diz: “quando o sol nasce, eu faço a minha oração” (Sl 5.3). Começar o dia falando com Deus é a melhor atitude que podemos ter. Na oração mostramos que confiamos em Deus para abençoar nosso dia e pedimos que ele nos use para abençoar as pessoas que compartilharão esse dia conosco. Nós não controlamos os acontecimentos futuros deste dia adiante de nós. Mas podemos pedir que Deus nos ajude nos momentos bons e maus. Que tal parar o que você está fazendo agora e orar a Deus?

Oração: Senhor Deus, de dia abençoa-me com a tua presença e de noite dá-me descanso sob tua proteção. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmo 5 – Compartilhe #Horaluterana


03 agosto 2024

Santa Ceia ou Banquete dos Deuses

A polêmica da abertura das Olimpíadas de 2024 trouxe à tona duas obras de arte. De um lado, a pintura "O Banquete dos Deuses" de Jan van Bijlert, que retrata uma cena mitológica inspirada nas "Metamorfoses" de Ovídio, mostrando os deuses romanos em um banquete. De outro lado, "A Última Ceia" de Da Vinci, que é uma representação da última refeição de Jesus com seus apóstolos antes de sua crucificação. A pintura foi feita na parede do refeitório do Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão, de modo que os monges que ali comiam podiam sentir uma continuidade entre o espaço real e o espaço pintado. Isso tudo tem a ver com a Santa Ceia que acontecem nos cultos das igrejas cristãs. Nela, Jesus nos convida a “comer e beber” seu corpo e sangue “para perdão de pecados” (1 Co 11). Ele não quer deixar ninguém de fora, mas quer que todas as pessoas conheçam o evangelho, confessem a fé cristã e recebam o perdão de pecados.

Oração: Senhor, ajuda-me na minha incredulidade a crer em teu Filho. Em nome dele. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 1 Coríntios 11 - Compartilhe #HoraLuterana


"Banquete dos Deuses" de Jan van Bijlert (cerca de 1630)


"Última Ceia" de Leonardo Da Vinci (cerca de 1498)

02 agosto 2024

Judô

O judô, arte marcial de origem japonesa, ensina mais do que apenas técnicas de luta. Ele nos ensina a importância da perseverança, o respeito e a resistência. A Bíblia também nos ensina que necessitamos de perseverança e paciência para suportar as dificuldades: "Fortaleçam as mãos cansadas, deem firmeza aos joelhos fracos" (Is 35.3). Assim como no judô, onde caímos e nos levantamos inúmeras vezes, na vida cristã, Jesus nos convida a continuar perseverando e confiando em sua força. Ele nos levanta e nos faz aprender com cada queda. Com fé em Jesus, nós conseguimos nos levantar mais fortes, confiando na graça de Deus.

Oração: Senhor, fortalece-me para enfrentar os desafios diários com perseverança e fé. Em Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Isaías 35 - Compartilhe #HoraLuterana

01 agosto 2024

Skate e Jesus

Na celebração pela medalha de bronze, a skatista Rayssa Leal disse em Linguagem Brasileira de Sinais: “Jesus é o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14.6). Com coragem e criatividade, a jovem brasileira soube apontar para Jesus em uma Olimpíada que proíbe expressões religiosas por parte de atletas. O evangelho de Cristo não pode ser silenciado. Seja em linguagem escrita, verbal ou em sinais, Deus usa seu povo para anunciar ao mundo que Cristo é o caminho que reconcilia o ser humano a Deus.

Oração: Senhor Jesus, tu és o caminho, a verdade e a vida. Ajuda-me a compartilhar essa verdade a todos. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia João 14 - Compartilhe #HoraLuterana