30 novembro 2024

Confiança na Espera

Você já deve ter notado que as ruas e comércios estão no clima do Natal. Neste domingo inicia-se o período de Advento, que significa “vinda” na língua latina. Recordamos o tempo em que o povo de Deus aguardava a vinda de Jesus, prometido no Antigo Testamento. Hoje, vivemos na certeza de que Ele nasceu, morreu e ressuscitou para nos dar vida eterna. Agora, a espera é um pouco diferente. Aguardamos a volta de Jesus, que virá em poder e glória para julgar vivos e mortos. Enquanto esperamos, somos chamados a confiar nas promessas de Deus, como uma lembrada por Moisés: "Vocês comerão até ficarem satisfeitos e louvarão o Senhor, seu Deus, pela boa terra que ele lhes deu" (Dt 8.10).

Oração: Senhor Jesus, agradecemos por tua fidelidade. Ajuda-nos a viver confiando em ti enquanto aguardamos tua volta. Em teu nome. Amém

Leia em sua Bíblia Deuteronômio 8.1-10 - Compartilhe #HoraLuterana

Você gostaria de conhecer mais sobre as promessas de Deus para sua vida? Enviei uma mensagem para: 

29 novembro 2024

A mansidão e a fraqueza

Ser forte é muito valorizado na nossa sociedade. Em todos os setores nos ensinam que devemos ser fortes porque assim seremos bem-aventurados, felizes. Jesus nos apresenta, porém, um paradoxo em Mateus, capítulo 5, versículo 5: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”. Manso significa ser fraco? Não. A mansidão não é fraqueza, passividade ou falta de força. Uma pessoa que tem o coração manso é aquela que, apesar de possuir poder, força, escolhe não usar seus dons para dominar e oprimir. É ter a força controlada pela humildade e pelo amor a Deus. É domínio próprio. O manso é aquele que domina seus impulsos, suas paixões e seus desejos egoístas. É aquele que busca dependência de Deus. É aquele que sabe que a nossa verdadeira força está em Jesus, que morreu na cruz para nos dar a salvação eterna. Busque, portanto, a mansidão através do estudo da Palavra de Deus, da confiança em Jesus como seu Salvador, da oração e da vida em paz com as outras pessoas.

Oração: Senhor Deus, dá-me um coração manso. Que a minha vida seja dominada pela humildade e pelo amor a ti. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 5.5 - Compartilhe #HoraLuterana

Ilvo Bender




28 novembro 2024

Você chora ou não chora?

Chorar diante de uma grande dificuldade ou sofrimento pode ser normal para algumas pessoas, mas para outras é muito difícil chorar. Como você tem lidado com as dificuldades da vida? O choro tem aliviado as dores e sofrimentos de muitas pessoas ao longo da história. Mas será que só chorar adianta? Jesus incentiva o choro no versículo 4 do capítulo 5 de Mateus quando nos diz: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.” Mas você já parou para pensar que a ênfase está mais no consolo do que no choro? Jesus está nos oferecendo o seu consolo nos momentos de choro e ele é o nosso Consolador, o único que pode dar o conforto verdadeiro. Busque sempre o consolo de Jesus, o seu Salvador, nas horas de dificuldade e choro, e Ele com certeza vai lhe consolar.

Oração: Senhor Deus, preciso do teu consolo todos os dias da minha vida. Ajuda-me nos momentos de dor e aflição. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 5.4 - Compartilhe #HoraLuterana

Ilvo Bender

27 novembro 2024

Gratidão Viva (Dia de Ação de Graças)

Não existe tempo certo para demonstrar gratidão. Em 1Tessalonicenses 5.18, lemos: "Sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões." Quando olhamos para nossas vidas, podemos ver bênçãos mesmo nas dificuldades: o aprendizado, o consolo e a esperança em Jesus. O Senhor nos dá mais do que pedimos ou imaginamos (Ef 3.20). Neste dia de ação de graças, que possamos reconhecer a presença de Deus em cada detalhe, louvando-o com sinceridade. Assim como o salmista declarou: “Bendiga o Senhor, ó minha alma, e não esqueça nenhuma de suas bênçãos” (Sl 103.2). Você já agradeceu a Deus e às pessoas que estão ao seu redor? Gratidão é mais que palavras, é viver confiando em Deus.

Oração: Obrigado, Senhor, por tuas bênçãos. Ensina-nos a ser sempre gratos. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia 1Tessalonicenses 5.18 - Compartilhe #HoraLuterana




26 novembro 2024

Gratidão por 2024

Certa vez, dez leprosos clamaram por misericórdia e foram curados por Jesus. Mas apenas um voltou para agradecer. “E Jesus disse: — Levante-se e vá; a sua fé o salvou” (Lc 17.19). A cura física mudou a vida daqueles homens, mas apenas o samaritano reconheceu que havia acontecido algo muito maior do que uma cura. Sua gratidão mostrava que ele confiava em Jesus como seu Salvador. Por isso, ele agradeceu. Gratidão é mais do que palavras; é uma resposta sincera ao amor e à graça de Deus. Somos abençoados de muitas formas. Voltemos sempre a Jesus, reconhecendo suas mãos em nossa vida. Ele não apenas nos abençoa, mas nos oferece a verdadeira vida em seu nome.

Oração: Obrigado, Senhor, pelas tuas bênçãos e pelo teu amor. Ensina-nos a viver com gratidão. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 17.11-19 - Compartilhe #HoraLuterana

Hoje, a equipe da Hora Luterana quer agradecer a Deus e a você por tantas bênçãos derramadas em 2024. Apesar de tantos percalços, Deus foi bondoso e utilizou a Hora Luterana para trazer Cristo a muitas pessoas. Participe desse momento conosco.
Acesse, às 20h:




25 novembro 2024

Pobres ou ricos espiritualmente

O que é melhor: ser pobre ou rico? Segundo os padrões financeiros, parece que há um consenso de que ser rico traz mais felicidade, bem-aventurança para a pessoa. No entanto, será que o raciocínio é o mesmo quando o assunto é o padrão espiritual, sobre o conhecimento de Deus? Na primeira bem-aventurança apresentada por Jesus em Mateus 5.3, ele nos ensina: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.” Jesus disse que os pobres em espírito são bem-aventurados porque o Reino dos Céus pertence a eles. Ser pobre em espírito significa reconhecer suas próprias falhas e sua dependência total de Deus. Já aqueles que se sentem espiritualmente ricos, satisfeitos e fortes acham que podem viver bem sozinhos, sem Deus. Somente quando uma pessoa reconhece sua própria pobreza espiritual, ela se arrepende dos pecados e é salva por Jesus. Quem está em Jesus pode entrar no Reino dos Céus.

Oração: Senhor, me ajuda para que eu reconheça a minha pobreza espiritual, a dependência total de ti, para que eu corra para os braços de Jesus e seja salvo. Em nome de Jesus. Amém

Leia em sua Bíblia Mateus 5.3 - Compartilhe #HoraLuterana

Ilvo Bender

24 novembro 2024

As bem-aventuranças

A sociedade religiosa da época de Jesus era baseada no cumprimento das exigências da lei de Moisés. Assim, ensinava-se que quem cumprisse todas as leis de Deus e dos religiosos da época seria bem-aventurado, feliz, abençoado. Jesus, entretanto, apresenta um novo caminho, um caminho de graça e de transformação interior. Nas bem-aventuranças, Jesus desafia a nossa compreensão tradicional de felicidade e bem-estar, propondo valores e atitudes que contrariam os padrões mundanos. Você sente vontade de saber mais sobre isso? Então inicie a leitura do Sermão do Monte, de Jesus, no evangelho de Mateus, capítulos 5 a 8. Abra a sua Bíblia impressa ou seu aplicativo da Bíblia agora e desfrute desta maravilhosa leitura. Você verá que, ao vivermos de acordo com as bem-aventuranças, experimentamos uma felicidade profunda e duradoura.

Oração: Senhor, ajuda-me a alinhar a minha vontade com a tua, dando-me todo dia a vontade de ler e praticar a tua Palavra, a Bíblia Sagrada. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 5 - Compartilhe #HoraLuterana

23 novembro 2024

Um minuto para o fim do mundo

Em uma de suas músicas, o grupo CPM 22 canta: “Me sinto só / Mas quem é que nunca se sentiu assim / Procurando o caminho pra seguir / Uma direção, respostas!” Os discípulos de Jesus não eram roqueiros, até porque não existia Rock naquela época, mas compartilhavam do sentimento do CPM 22. Eles se sentiam sós e procuravam um caminho para seguir. Tanto que eles se perguntavam: “Para onde iremos?” E você, se sente só, procurando o caminho pra seguir, uma direção, resposta? Nesse caso, a resposta de Jesus é bastante confortadora: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14.6). Ele é o caminho que nos reconecta ao Pai. Jesus segue o caminho do sofrimento e da crucificação para nos dar o caminho da vida plena. Com Jesus, quando faltar “um minuto para o fim do mundo”, você verá “toda sua vida em 60 segundos” e perceberá que faltará apenas “uma volta no ponteiro do relógio pra viver” na plena eternidade ao lado de Deus. 

Oração: Querido Deus, que a cada volta do relógio meu coração esteja sempre agradecido a ti. Mantém meu coração fiel a ti. Em Cristo. Amém.

Leia em sua Bíblia João 14 – Compartilhe #HoraLuterana

22 novembro 2024

Bem-aventurado. Feliz. Abençoado.

Se alguém perguntasse pra você: Você é bem-aventurado? Você é feliz? Você é abençoado? O que você responderia? Jesus Cristo nos ensina sobre isso em um dos seus discursos mais famosos e profundos, o Sermão do Monte. Na primeira parte dele, Jesus profere as famosas bem-aventuranças, que são um convite a uma nova forma de viver. Segundo Jesus, são bem-aventurados (felizes, e abençoados): 1. Os pobres de espírito; 2. Os que choram; 3. Os humildes; 4. Os que têm fome e sede de justiça; 5. Os misericordiosos; 6. Os puros de coração; 7. Os pacificadores; 8. Os perseguidos. Reflita sobre cada uma delas e veja se você se identifica com alguma dessas características na sua vida hoje. Em Jesus, você recebe toda alegria e bem-aventurança necessárias para uma vida plena.

Oração: Senhor, ensina-me a olhar a vida com os seus olhos, não com os olhos do mundo, para que eu reconheça como sou bem-aventurado, feliz, abençoado. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 5.1-12 - Compartilhe #HoraLuterana

Rev. Ilvo Bender

21 novembro 2024

Você tem certeza da vida eterna?

A medicina busca novos tratamentos para prolongar a vida. Cuidar da saúde e da beleza nada tem de errado, pois todos queremos viver bem, e viver mais. Por mais que tentemos adiar esse momento, infelizmente todos nós morreremos. Muitos não acreditam em vida após a morte. E você, acredita? A Bíblia nos relata que após esta vida teremos outra. “Eu escrevo essas coisas a vocês que creem no Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna” (1Jo 5.13). A Bíblia ensina que a vida eterna é um presente que recebemos de Deus. Deus não presenteia pelo que fazemos ou deixamos de fazer. Ele nos dá esse presente graças a Jesus Cristo que morreu na cruz por nós. Creia em Cristo e você viverá por toda a eternidade.

Oremos: Amado Deus, obrigado pelo presente da vida eterna. Fortalece a minha fé em Cristo Jesus para que eu não morra, mas viva eternamente contigo nos céus. Amém.

Leia em sua Bíblia: João 5.13 - Compartilhe #horaluterana

20 novembro 2024

Restauração


Você já restaurou um sapato velho ou um jeans usado? Essa é uma boa maneira de trazer uma nova cara para algo que já está estragado. Da mesma forma, desde os tempos antigos, Deus demonstra seu compromisso em restaurar a justiça e aliviar o sofrimento daqueles que clamam por libertação. Moisés, como instrumento de Deus, traz libertação ao povo de Israel, agindo também como juiz que orienta Israel conforme os princípios da justiça divina. Hoje, através da obra na cruz, Jesus demonstra a justiça de Deus, restaurando a humanidade. Jesus age como o Justo, levando sobre si o castigo que era merecido a nós, tornando-se o justificador dos que nele confiam (Rm 3.21-26). Assim, Deus não só corrige o mundo, mas traz a promessa de uma nova criação onde habita a verdadeira paz e justiça.

Oração: Senhor, restaura a minha vida, pois dedico ela a ti. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Romanos 3.21-26 – Compartilhe #HoraLuterana

Gabriel Lange












19 novembro 2024

A luz que brilha nas trevas

Crianças geralmente sentem medo do escuro. Para apaziguar esse temor, é comum deixarmos uma fresta na porta do quarto das crianças durante a noite. Por menor que seja, uma pequena quantidade de luz dissipa a escuridão. Pode ser que você não tenha mais medo de dormir no escuro, mas certamente seus temores são produzidos por medo do desconhecido. O futuro nos traz receios porque não sabemos o que vai acontecer e não temos controle sobre tudo. Assim sendo, é muito importante ouvir o que o apóstolo João escreve sobre a vinda de Jesus: “A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagar essa luz" (Jo 1.5). Por pior que seja a escuridão, ela nunca resiste à luz. Por pior que seja seu medo, ele não é capaz de vencer Jesus, que é a luz que ilumina sua vida.

Oração: Senhor, meus olhos viram a tua salvação que brilha sobre todos os povos. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia João 1.1-5 – Compartilhe #Horaluterana

18 novembro 2024

Nosso principal influencer

Quem nunca gostou de uma celebridade? Seja um jogador habilidoso, um ator que se destaca no mundo dos filmes ou até mesmo um cantor famoso. Porém, nos últimos anos, outro tipo de celebridade tem feito parte da vida das pessoas: os influencers. Pessoas que fotografam e filmam suas vidas nas redes sociais, mostrando a maneira com que eles lidam com a vida. Essa influência tem feito a diferença na vida de muitas pessoas. Quem é o seu principal influencer? Ao encarnar, Jesus revela plenamente o caráter de Deus e torna o Pai conhecido ao mundo (Jo 1.14). Por meio de suas palavras e ações, ele demonstra a glória, a graça e a verdade de Deus, não apenas influenciando o mundo com o amor de Deus, mas salvando pessoas por meio de sua obra.

Oração: Gracioso Deus, guie a minha vida hoje e até a eternidade. Amém.

Leia em sua Bíblia João 1.14-18 – Compartilhe #HoraLuterana

Gabriel Lange

17 novembro 2024

A Família de Deus

Não é novidade que Deus quer mais pessoas que pertençam a ele. No Antigo Testamento Deus chama o povo de Israel e resgata essa nação oprimida. O povo é chamado a viver de acordo com a vontade de Deus, servindo como testemunha do seu poder e bondade. Essa ideia de um povo escolhido e separado se estende a todos os que seguem a Deus hoje, através de Cristo, que por meio da sua obra perdoou e trouxe vida a todos. Quem crê em Cristo vive como esse "povo adquirido" e consagrado (1Pe 2.9), chamado a refletir a luz de Cristo e a testemunhar sua obra de salvação ao mundo inteiro. Em Cristo, todos têm acesso à comunhão com Deus, e juntos formam uma nova nação que deseja habitar e amar para representar a justiça e bondade na Terra.

Oração: Senhor, agradeço-te por me perdoar e trazer vida a mim, usa-me como meio para representar a tua justiça e bondade nesta terra. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia 1Pedro 2.9-10 – Compartilhe #HoraLuterana

Gabriel Lange

16 novembro 2024

Deus de promessas

O livro de Êxodo nos revela o compromisso de Deus com suas promessas. Vendo a aflição de Israel no Egito, o Senhor levanta Moisés como líder e promete libertar todo o povo daquela escravidão. Essa promessa de livramento demonstra um aspecto fundamental do caráter de Deus: Ele cumpre cada palavra empenhada. Com mão poderosa, cumpre sua promessa de libertação, livrando Israel da escravidão e mostrando que ele é digno de confiança até quando a situação parece impossível. No Novo Testamento, Jesus revela que ele é o cumprimento de todas promessas de libertação. Ele se apresenta como aquele que veio para libertar todos da escravidão do pecado.

Oração: Amado Deus, dá-nos confiança em ti e nas tuas promessas, até o fim de nossas vidas. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 4.16-21 – Compartilhe #HoraLuterana

Gabriel Lange

15 novembro 2024

Quem está me ouvindo?

Em 16 de novembro de 1974, uma mensagem foi transmitida pelo radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, tentando comunicação com seres extraterrestres. O esforço é fascinante, mas nos faz refletir: muitas vezes, buscamos conversar com seres que sequer sabemos se existem, enquanto Deus está sempre pronto a nos ouvir. Ele disse: “Clame a mim, e eu responderei” (Jr 33.3). Para falar com Deus, não precisamos de um radiotelescópio ou cálculos complexos. Basta uma oração e ele nos escuta. Que possamos lembrar que o Criador do universo deseja estar em contato conosco, mais próximo do que imaginamos. Seu Filho se fez ser humano para ser um de nós e escutar nossas mensagens, confortando-nos com a boa notícia da salvação que temos por meio de sua obra na cruz.

Oração: Senhor, obrigado por sempre nos ouvir. Ensina-nos a buscar em ti as respostas que precisamos. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Jeremias 33.3 - Compartilhe #HoraLuterana

14 novembro 2024

Jornada de trabalho

Discute-se no Brasil uma proposta que visa reduzir a jornada de trabalho. Isso nos faz pensar sobre como valorizamos o descanso. Embora precisemos equilibrar esforço e repouso, Deus não tem limitações: Ele está sempre trabalhando por nós, 7 dias por semana, 24 horas por dia. Jesus disse: “Meu Pai trabalha até agora, e eu também estou trabalhando” (Jo 5.17). Isso nos lembra que Deus nunca nos abandona, cuidando de cada detalhe da nossa vida. Ainda assim, ele também nos convida para o verdadeiro descanso. Jesus disse: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). Podemos confiar que, enquanto trabalhamos ou descansamos, Deus continua operando maravilhas por amor a nós.

Oração: Senhor, obrigado por seres incansável em cuidar de nós. Dá-nos trabalho e descanso. Aumenta nossa fé em ti e dá-nos tua paz. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia João 5.17 e Mateus 11.28-30 - Compartilhe #HoraLuterana

13 novembro 2024

Nunca é tarde

Deus nos ensina que sempre há tempo para crescer e servir. Aos 82 anos, Romilda Silva retomou os estudos e foi premiada na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A história de Romilda nos lembra de Simeão e Ana, idosos que dedicaram suas vidas a Deus, aguardando a promessa do Salvador. Ana, uma viúva de 84 anos, não saía do Templo, adorando a Deus com jejuns e orações. Quando viu Jesus, agradeceu a Deus e falou sobre ele a todos (Lc 2.36-38). Simeão pegou o menino Jesus no colo e declarou: “Agora, Senhor, cumpriste a promessa e já podes deixar este teu servo partir em paz” (Lc 2.29). Assim como eles, somos chamados a confiar e servir, certos de que Deus age em todas as fases da vida. Você acha que é tarde demais? Não pense assim, pois se você está lendo esta mensagem, isso significa que Deus está dizendo a você que nunca é tarde demais para crer em Jesus. Enquanto há vida, há esperança.

Oração: Senhor, ensina-nos a confiar em ti e a servir com alegria em todas as idades. Em nome de Cristo Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Lucas 2.25-38 - Compartilhe #HoraLuterana

12 novembro 2024

A sabedoria e a invenção

Você já deve ter utilizado ou ouvido falar sobre Inteligência Artificial (IA). Ela é um exemplo incrível da engenhosidade humana, capaz de resolver problemas e transformar vidas. Jó exalta a capacidade de inventar ao dizer: "O ser humano abre túneis na terra, tira pedras preciosas e descobre tudo o que é escondido" (Jó 28.10-11). Mas ele lembra que a verdadeira sabedoria não vem das máquinas ou invenções, e sim de Deus: "Adorar o Senhor é a sabedoria, e evitar o mal é o entendimento" (Jó 28.28). Você pode utilizar a IA e outras tecnologias para glorificar o Criador e beneficiar a humanidade. Mesmo assim, somente de Deus recebemos a sabedoria que nos faz confiar em Cristo como Senhor e Salvador. E é essa sabedoria que nos dá vida e salvação.

Oração: Senhor, dá-nos sabedoria para usar os dons que nos deste com responsabilidade e para o bem de todos. Faze-nos crer em Cristo, nosso Senhor. Em nome dele. Amém.

Leia em sua Bíblia Jó 28.1-28 - Compartilhe #HoraLuterana

Quer saber mais sobre a relação entre a sabedoria de Deus e a inteligência artificial? Hoje, o pastor Lucas Graffunder e o teólogo Gabriel Lange conversarão sobre isso no Programa “O Caminho”. Acesse, às 20h:




11 novembro 2024

Exame

Provavelmente você já fez exames para investigar como anda a sua saúde. Em alguns momentos, os exames de sangue são suficientes, mas em outros, são necessários exames de imagens. Tudo depende do que precisamos descobrir. O Salmo 139 nos surpreende ao descrever um Deus que não precisa de exame algum, pois nos conhece como ninguém: “Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos” (Salmo 139.1-2). O fato de Deus lhe conhecer e saber tudo o que se passa na sua vida, pode acalmar seu coração em meio às preocupações, doenças, exames e lutas.

Oração: Querido Deus, eu não compreendo como tu me conheces tão bem, mas agradeço por todo o teu cuidado e mão estendida, em cada momento. Em nome de Jesus, Amém.

Leia em sua Bíblia Salmo 139.1-4 – Compartilhe #HoraLuterana

10 novembro 2024

Faça paz

Em 11 de novembro de 1918, o armistício encerrou a Primeira Guerra Mundial, trazendo esperança após anos de destruição. Na vida turbulenta que temos, precisamos construir armistícios com amigos, parentes e colegas que estão em litígios conosco. É difícil, todos sabemos. Mas com a força e a paz de Cristo, o quase impossível se torna plenamente possível. Jesus disse: “Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo dá” (Jo 14.27). A paz que Cristo oferece não depende de circunstâncias externas, mas transforma o coração. Em Jesus, encontramos descanso verdadeiro e reconciliação com Deus. O dia em que passamos a crer em Jesus marca o armistício mais importante de nossas vidas: a reconciliação e paz que temos com Deus. Vamos fazer as pazes com todos?

Oração: Senhor, concede-nos a tua paz e faz de nós instrumentos de reconciliação. Faz-me perdoar o próximo. Em nome de Jesus, o Príncipe da Paz. Amém.

Leia em sua Bíblia João 14.25-27 - Compartilhe #HoraLuterana

09 novembro 2024

Mudando de nome

Em 10 de novembro de 1483 nasceu Martinho Luder, o teólogo e monge que pregou as 95 teses que deram início à Reforma da Igreja em 1517. Como sinal de sua confiança na liberdade que o evangelho de Cristo deu a ele, Martinho passou a assinar seu nome como “Martinho Lutero”. “Lutero” vem do grego eleutherius, que significa “libertado”. Essa mudança refletiu a mensagem que ele pregava: em Jesus, somos libertos do pecado e da condenação. O apóstolo Paulo escreve: “Se alguém está unido com Cristo, é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e o que é novo já veio” (2Co 5.17). A partir da fé em Cristo, somos chamados a viver como quem foi verdadeiramente liberto!

Oração: Senhor, renova minha vida e me faz viver como uma nova criação em ti. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia 2 Coríntios 5.16-21 - Compartilhe #HoraLuterana

08 novembro 2024

Um muro derrubado

O Muro de Berlim foi um símbolo da divisão de um mundo polarizado. Mas, mais dramática do que a divisão entre blocos econômicos, era a separação que o muro fazia entre famílias, sonhos e esperanças. Assim, não foi de se espantar a alegria geral quando o Muro de Berlim caiu em 9 de novembro de 1989. Famílias inteiras reunidas novamente! Assim como os habitantes de Berlim Oriental foram libertados, Jesus nos libertou de uma divisão maior: o pecado. “Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres” (Jo 8.36). Em Cristo, os muros entre nós e Deus foram derrubados. Que possamos confiar no poder de Deus para derrubar os muros que nos separam uns dos outros. Em um mundo altamente polarizado, os muros invisíveis que nos separam do próximo podem ser derrubados com o amor de Cristo.

Oração: Senhor, derruba os muros que me afastam de ti e do próximo. Em Cristo, teu Filho, nosso Senhor. Amém.

Leia em sua Bíblia João 8.31-36 - Compartilhe #HoraLuterana

07 novembro 2024

A vida eterna NÃO começa depois da morte

Muitos tentam consolar pessoas enlutadas dizendo: “Agora ele foi para a vida eterna no Céu”. No entanto, a vida eterna não começa depois da morte. Ela tem início no momento em que somos unidos a Cristo. Pela pregação da Palavra ou pelo batismo, Jesus os faz novas criaturas. Como Paulo escreveu: "Vocês foram ressuscitados com Cristo para uma vida nova" (Cl 3.1). Esta união nos traz esperança, paz e a promessa de uma vida transformada, começando agora. A eternidade, então, não é só o céu; é a presença constante de Jesus que renova e nos dá forças todos os dias.

Oração: Senhor, que eu viva cada dia unido a ti. Em Cristo, meu Salvador. Amém.

Leia em sua Bíblia Colossenses 3 - Compartilhe #HoraLuterana

06 novembro 2024

Cristãos perseguidos

Ser perseguido pode ser uma consequência de ter fé em Jesus. Ao seguir a Cristo, os cristãos se tornam alvos de críticas, hostilidade e, em alguns casos, até de violência. Você sabia que, segundo a Lista Mundial da Perseguição 2024, o número de cristãos perseguidos no mundo é de 365 milhões? Jesus nos alerta em várias passagens bíblicas que isso aconteceria. Uma delas é Mateus 5.10-12, onde ele chama de bem-aventurados os que são perseguidos por ter fé nele. Jesus não promete uma vida fácil para seus seguidores. Ao contrário, ele nos alerta para a possibilidade de perseguição. No entanto, ele também nos assegura que a alegria e a recompensa vêm da fidelidade a ele, mesmo em meio às tribulações. A promessa de que o Reino dos Céus pertence aos perseguidos por causa da fé e da justiça é uma garantia de que Deus é e sempre será fiel.

Oração: Senhor Deus, preserve a fé e a confiança de todos os que são perseguidos por causa da fé em Cristo. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 5.10-12 - Compartilhe #HoraLuterana

Cura na simplicidade

Há algo muito simples que salvou milhões de vidas: o soro caseiro. Na década de 1970, o médico Richard Stuart desenvolveu a mistura de água, sal e açúcar que, de tão fácil de fazer, salvou milhões de vidas ao redor do mundo. Algo básico e ao alcance de todos! Assim também é o evangelho de Jesus. Ele nos oferece a salvação e o amor de Deus de forma simples e acessível. Ele disse: "Quem crer e for batizado será salvo" (Marcos 16.16). Para termos a salvação não precisamos de um diploma ou da conclusão de um curso complexo, mas de fé em Jesus. Seja pela simples pregação da Palavra de Deus, seja por meio da água e do mandamento de Deus no batismo, temos a cura para a alma e o consolo de que tanto precisamos. Como o soro caseiro, a mensagem de Jesus é simples, mas poderosa para regenerar e dar vida.

Oração: Senhor, graças te dou pela simplicidade do teu amor e do teu evangelho. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia: Marcos 16.15-16 - Compartilhe #HoraLuterana

05 novembro 2024

Mesmo no luto

Algumas vezes a morte acontece por causas naturais, como na velhice. Outras vezes ela decorre de uma tragédia ou maldade humana, como ser atingido por uma garrafa na fila de um estádio de futebol. Apesar das causas, a morte sempre é uma perda e os enlutados sofrem profundamente. Mas Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e trouxe a esperança, dando a nós a certeza de que um dia veremos novamente os nossos entes amados. Para uma pessoa enlutada, ele disse certa vez: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11.25). Nada pode fazer uma pessoa voltar a viver hoje. Mas a voz de Jesus levantará do túmulo todos os mortos. A partir desse dia, os que crêem em Jesus viverão eternamente com o Senhor, com corpos perfeitos. Não haverá mais morte, sofrimento e lágrimas.

Vamos falar mais sobre a esperança que Cristo nos dá em meio ao luto? Então, participe do estudo bíblico online do programa “O Caminho”. Hoje, às 20h, o pastor Bruno Serves falará sobre “Mesmo no luto, não somos os mais infelizes”. Acesse:

https://www.youtube.com/horaluterana

Oremos: Obrigado, Senhor Deus, por perdoar os nossos pecados e nos dar a esperança da vida eterna. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia João 11 – Compartilhe #Horaluterana








04 novembro 2024

Ame o próximo - We are the World

Em 1985, diante da crise de fome que assolava a África, grandes nomes da música, como Michael Jackson e Lionel Richie, se reuniram para compor a canção We Are the World. Com a produção de Quincy Jones, a música não foi apenas um sucesso; foi um apelo global por solidariedade e compaixão, arrecadando fundos para salvar vidas. Essa união por uma causa maior nos lembra o que Jesus nos ensinou em Mateus 22.39: "Ame o seu próximo como você ama a si mesmo." Jesus nos convida a amar de forma prática e verdadeira, respondendo com compaixão às necessidades dos outros. Assim como aquela canção impactou o mundo, nosso amor ao próximo também pode transformar vidas hoje. Cada gesto de bondade é um reflexo do amor de Cristo, que entregou-se a si mesmo para pagar pelos pecados do mundo todo e nos chama a sermos agentes de esperança e amor.

Oração: Senhor, ajuda-nos a viver o teu amor, espalhando compaixão ao nosso redor. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia: Mateus 22.37-39 - Compartilhe #HoraLuterana

03 novembro 2024

Enquanto estamos na barraca

Doenças, dores, lutas, desejos difíceis de controlar... “Gememos aflitos enquanto vivemos nesta barraca, que é o nosso corpo. Isso não é porque queremos ficar livres do nosso corpo terreno; o que desejamos é receber o corpo celestial para que a vida faça com que o que é mortal desapareça” (2Co 5.4). Deus, em Jesus, nos dá a vida eterna! E um dia, nos ressuscitará. Até lá, viva esta vida em Jesus, agradando o Senhor, servindo e amando as pessoas. O amor de Deus e sua promessa dará ânimo a você mesmo durante os dias mais difíceis.

Oração: Salvador Jesus, muitas vezes é difícil suportar as aflições. Por isso, aguardo animado a ressurreição. Enquanto espero, que a alegria da tua salvação inunde todo o meu ser. Amém.

Leia em sua Bíblia 2 Coríntios 5.1-10 - Compartilhe #HoraLuterana

02 novembro 2024

Consolo no Absurdo

Vivemos em um mundo onde, como dizia Albert Camus, a vida parece absurda, sem resposta clara para a dor e sofrimento. No silêncio da perda, quando o coração grita e as lágrimas se tornam nossa única voz, a promessa de Jesus se ergue como um farol: “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados” (Mt 5.4). Cristo não apenas reconhece o absurdo do sofrimento, mas ele o enfrenta e o transforma. Ao proclamar as bem-aventuranças, ele aponta para um Reino onde o choro se converte em alegria e onde toda dor encontra seu fim.

Para quem se sente só, perdido ou esgotado pela tristeza, Jesus é a resposta que atravessa o absurdo. Em meio ao caos, ele nos promete um consolo que o mundo não pode dar, uma paz que desafia o desespero. No abraço de Cristo, encontramos um propósito maior do que a dor, a certeza de que não estamos sós e de que, em Deus, nossa esperança nunca será em vão.

Oração: Senhor, consola quem sofre e transforma nossa dor em esperança e paz. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 5.1-12 - Compartilhe #HoraLuterana

01 novembro 2024

Cores da Eternidade

No dia de Finados, lembramos daqueles que já partiram, como traços de tinta que completam a grande tela de nossas vidas. Cada pessoa deixa uma marca, um toque de cor que não se apaga. Tarsila do Amaral, ao retratar a essência do Brasil, mostrou que as cores de uma vida nunca desaparecem; elas formam o quadro maior. Da mesma forma, Deus, o grande Artista, prepara uma vida além desta, onde o amor dele preenche cada espaço em nosso coração. Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11.25). Em Cristo, a morte é apenas um ponto de transição para uma tela ainda maior, onde o brilho da vida eterna é pintado com o amor divino.

Oração: Senhor, pinta em nós a esperança e a paz da vida eterna. Amém.

Leia em sua Bíblia João 11.25-26 - Compartilhe #HoraLuterana