31 maio 2024

Novo começo em Junho

O início de junho marca um novo começo. Com metade do ano já quase passada, muitos de nós podem estar sentindo o peso das preocupações e desafios que 2024 trouxe. Mas a Palavra de Deus nos oferece um convite renovado: “Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido” (Fp 4.6). Jesus nos chama a confiar nele e a entregar nossas ansiedades em suas mãos. Que neste novo mês, possamos buscar a paz que excede todo entendimento, renovando nossa esperança em Cristo, que cuida de nós em todas as circunstâncias.

Oração: Senhor, guia-nos neste novo mês. Que possamos confiar em ti e encontrar paz em teu amor. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Filipenses 4.6-7 - Compartilhe #HoraLuterana

30 maio 2024

Escutar sobre Cristo

Muitas vezes escutamos que Cristo morreu por cada um de nós. Às vezes, isso acaba “passando batido” na vida de muitas pessoas, talvez até como algo sem importância. Mas você sabe o que significa essa morte de Cristo? Quando Jesus morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia, ele venceu a morte e concedeu o perdão dos pecados e a vida eterna para todo aquele que nele crê. Para todo aquele que se arrepende verdadeiramente de seus pecados e crê em Jesus como seu único e verdadeiro Salvador, há o perdão dos pecados, a salvação e a vida eterna com Cristo! Graças damos a Deus por enviar o seu único Filho para morrer por nós!

Oração: Gracioso e Eterno Deus, muito obrigado pelo perdão e pela paz que o Senhor nos concedes, por meio de Jesus, teu Filho, nosso Senhor. Amém.

Leia em sua Bíblia Marcos 16.15-16 – Compartilhe #HoraLuterana

29 maio 2024

Companhias

Como está o seu círculo de amizades? Seus amigos prezam pelo bem ou vivem para o mal? Essa é uma distinção muito importante que precisamos fazer em nossas vidas. A amizade é uma bênção de Deus, exceto se for com alguma pessoa que nos leve para um caminho ruim. Sobre isso, Salomão nos fala por meio da sabedoria que vem de Deus: “Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe” (Pv 1.10). Mesmo sendo um amigo, se este quiser nos levar ao mal, não podemos cair nesta tentação. Antes, precisamos buscar qual é a vontade de Deus e viver em conformidade com essa vontade, para que não vivamos em pecado. Que Deus nos guie no caminho verdadeiro, em Cristo Jesus!

Oração: Ó Deus, meu Senhor, pedimos-te que nos mantenhas firmes na fé em ti, para que possamos viver no teu caminho, hoje e sempre. Em Cristo. Amém.

Leia em sua Bíblia Provérbios 1.8-19 – Compartilhe #HoraLuterana

28 maio 2024

Fogo amigo

É muito complicado ter que lidar com dificuldades provocadas pelas pessoas da nossa própria família. Se você sofre com o famoso “fogo amigo”, você não está sozinho. Jesus Cristo foi entregue aos líderes judeus por Judas Iscariotes, um de seus discípulos. Quem vive sob os ataques das pessoas próximas não sonha em vencer a batalha contra elas, mas anseia por reconciliação. Assim sendo, mais do que buscar vingança e “colocar tudo em pratos limpos”, devemos pedir a Jesus que nos capacite a perdoar os que nos ofendem (Mt 6.12). Crucificado, Jesus pediu que Deus não castigasse seus ofensores. Ao contrário, pela cruz ele reconciliou a humanidade com Deus. É também na cruz de Jesus que nós conseguimos abrir mão das brigas para construir o caminho da paz.

Oração: Querido Jesus, ajuda-me a perdoar a quem me tem ofendido. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 6 – Compartilhe #Horaluterana

Vamos continuar falando sobre família? Como conseguir reconciliação na família? Não perca o estudo bíblico de hoje, às 20h, no programa "O Caminho". O pastor Mário Fukue continuará a segunda parte do estudo "Família Ativa na Fé"

Acesse:



Frio e cobertor

“Deus dá o frio conforme o cobertor”, afirmamos tentando enfrentar as dificuldades. Mas, e quem não confia em Deus? E quando a dificuldade é justamente a falta de confiança em Deus? Aos moradores de Jerusalém, rebeldes e orgulhosos, a notícia não foi boa: “O cobertor será tão estreito, que ninguém poderá se cobrir com ele” (Is 28.20). Esse agir “estranho” de Deus, de condenar os pecados, de permitir que os nossos pés fiquem descobertos, mostra o quanto precisamos do agir próprio de Deus, do seu amor e de sua misericórdia. Ao nos chamar ao arrependimento, ele oferece o “cobertor” do perdão por meio de Jesus. Aquecidos, não precisamos temer o frio da condenação da morte.

Oração: Senhor Deus, perdoa-me por minha rebeldia. Obrigado por mostrares o meu pecado e por ofereces o perdão. Dá descanso ao cansado. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Isaías 28.11-22 – Compartilhe #HoraLuterana

27 maio 2024

Pai, Filho e o Espírito Santo

Quando Jesus foi até João Batista para ser batizado, este sofreu com um impasse: “Eu é que preciso ser batizado por você” (Mt 4.14). Jesus resolve o impasse, apontando para a vontade de Deus: “Faremos tudo o que Deus quer” (Mt 4.15). E a vontade de Deus é expressa na manifestação da Trindade após o batismo de Jesus. Primeiro, o Espírito de Deus desceu como uma pomba sobre ele. Depois, uma voz disse: “Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria”. Jesus alegra Deus Pai porque é obediente até a morte de cruz (Fp 2). “Será que Deus pode amar um pecador como eu?” Esse impasse pode surgir em nosso coração e é resolvido quando vemos que o Pai, Filho e Espírito Santo trabalham para nos unir a Cristo por meio do nosso batismo, da Palavra de Deus e da Santa Ceia.

Oração: Querido Pai, concede-nos fé firme em Cristo, nosso Salvador, que reina contigo e com o Espírito Santo. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 3.13-17 – Compartilhe #HoraLuterana

26 maio 2024

Trindade e trevo

Os antigos celtas, habitantes da Irlanda, acreditavam que o trevo de quatro folhas atraía boa sorte. Até hoje, é comum ver crianças procurando os raros trevos de quatro folhas em arbustos de trevos comuns. Por ter origem supersticiosa, é comum nos espantarmos com o uso que São Patrício, o evangelizador da Irlanda, fez dos famosos trevos. Quando chegou à região dos celtas, Patrício logo adotou a planta de três folhas como símbolo da Santíssima Trindade. Ele utiliza a planta comum de três folhas para ensinar que “Deus é Pai, Filho e Espírito Santo” (Mt 28.19). Logo, o ensino da salvação em Jesus, Deus Filho, transformou os antigos celtas em filhos de Deus. Você também se torna um filho de Deus quando a graça e o amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo alcançam você. Esta mensagem de esperança chegou até você porque o Pai ama você, porque o Filho salvou você e o resgatou da morte eterna e porque o Espírito Santo está chamando você pela boa notícia de salvação. Quando você é regenerado por Deus, não consegue mais ver sentido em encontrar trevos de quatro folhas para atrair sorte, porque sabe que o próprio Deus Triúno ampara e guia você.

Oração: Pai Nosso, Criador de tudo, graças te damos por Cristo Jesus, teu Filho, que nos salvou, e pelo Espírito Santo, que nos chamou pela boa notícia de salvação. Em nome de Jesus, amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 28 - Compartilhe #Horaluterana

25 maio 2024

Venha comigo

“Os cobradores de impostos e as prostitutas estão entrando no Reino de Deus antes de vocês” (Mt 21.31), disse Jesus aos incrédulos sacerdotes e líderes religiosos. Uma fala dura, quase inaceitável. Mas uma fala que nos mostra quem é Jesus, qual é o seu Reino, e o que ele veio fazer: salvar as pessoas perdidas, dando a elas o caminho, a si mesmo. Ao invés de olharmos para a nossa importância, fama e aparência, Jesus nos chama para olhar para ele e a ouvirmos sua palavra. E, então, reconhecemos o quanto precisamos de perdão, o quanto estamos longe da perfeição. Ele, paciente, fala conosco novamente. E convida você, como ele fez com Mateus, o cobrador de impostos: “Venha comigo" (Mt 9.9). Jesus tem a vida verdadeira para você! Mateus seguiu Jesus e foi transformado em discípulo e evangelista. Jesus está chamando você também.

Oração: Pai, venha o teu reino. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 9.1-10 – Compartilhe #HoraLuterana

23 maio 2024

Deus me ouve?

Quantas vezes pensamos que Deus se “esqueceu” de nós, que Ele não nos vê e não nos escuta? Às vezes, pensamos que Deus está longe de nós e não nos enxerga em nossos problemas e angústias. Mas, na verdade, Ele nos escuta sim, mesmo quando as respostas que pedimos não chegam imediatamente em nossas vidas ou do modo que esperamos. Pela Escritura, sabemos que: “Deus cuida das pessoas honestas e ouve os seus pedidos” (Sl 34.15). Deus ouve os nossos clamores e as nossas orações! Ele sabe do que cada um de nós precisa e nos conhece inteiramente! Portanto, clame ao Senhor no dia da aflição; Ele o livrará, e você o louvará (Sl 50.15).

Oração: Gracioso e eterno Deus, pedimos que o Senhor ouça as nossas orações e os nossos clamores. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Leia em sua Bíblia: Salmo 34.15-18 – Compartilhe #HoraLuterana

22 maio 2024

Nada poderá nos separar do amor de Deus

Acompanhando as tragédias recentes que aconteceram no mundo, nós nos deparamos com momentos complicados de perda, tristeza e angústia. Muitas pessoas perderam suas casas, móveis, roupas, livros e outros pertences. A tristeza toma nosso coração, pois essas perdas materiais lançam dúvidas sobre o futuro. Mesmo assim, é consolador saber que “em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor” (Rm 8.39). O amor de Deus por nós é tão grande que nada pode nos separar dele. Portanto, entregue sua vida a Jesus Cristo!

Oração: Ó Senhor, pedimos que nunca deixes de cuidar de nós e nos amparar, e que nada nos afaste do teu infinito amor. Amém.

Leia em sua Bíblia Romanos 8.37-39 – Compartilhe #HoraLuterana

21 maio 2024

Choro e alegria

A noite recebe o choro do sobrecarregado. Mães oferecem aos céus suas lágrimas pelos filhos. Escorrem pelo rosto as súplicas das pessoas que não conseguem sustentar suas famílias. O silêncio da noite acolhe os gemidos dos enfermos e o clamor do desesperançado. “O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria” (Sl 30.5). Quando Jesus age em nossas vidas, vislumbramos um amanhã de boas notícias e de esperança renovada. Aguardamos a alegria da aurora divina que faz brilhar a luz de Cristo em nós. No intervalo entre as trevas do passado e a esperança que ainda há de vir, vivemos naquele lusco-fusco da aurora: as trevas da noite ainda estão presentes, mas a luz do sol nascente já desponta no horizonte. Com Cristo, nossas vidas são temperadas com lágrimas e riso, choro e alegria.

Oração: Senhor, agora despedes em paz o teu servo, segundo a tua Palavra, pois meus olhos viram a luz da tua salvação. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Salmo 30 – Compartilhe #Horaluterana

Vamos falar sobre família? No programa "O Caminho" de hoje, o tema será "Famílias ativas na Fé". Acesse, às 20h:

https://www.youtube.com/user/horaluterana








20 maio 2024

Ambiente hospitalar e esperança

No ambiente hospitalar a palavra predominante é a dor. O porteiro, a recepcionista, a equipe de limpeza, o administrativo, os técnicos de enfermagem, os psicólogos, as nutricionistas, os fisioterapeutas, as assistentes sociais, os enfermeiros, médicos e outros profissionais estão lá com o objetivo de auxiliar no enfrentamento e alívio da dor. Os pacientes geralmente sentem dores, os familiares e amigos sofrem juntos e os inúmeros profissionais têm a dura missão de conviver diariamente com a dor. E além das dores físicas, temos as emocionais e espirituais. Jesus fez um convite aos seus seguidores: “Estava doente e cuidaram de mim” (Mt 25.36). Quando que vimos Jesus com dores e cuidamos dele? Ele respondeu: “Quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram” (Mt 25.40)

Oração: Querido Jesus, obrigado por me convidar a pensar nos outros e a servi-los. Às vezes me esqueço que tudo é feito para ti quando faço aos que sentem dores, fome e tristezas no coração. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 25.31-46 - Compartilhe #HoraLuterana

19 maio 2024

Vencer o medo

Facilmente encontramos pessoas que dizem possuir muita fé. Mas para vencer o medo é necessário depositar a fé em quem tem poder para nos ajudar. O apóstolo Paulo nos ensina que as pessoas que depositam a sua esperança nas promessas de Jesus podem dizer: “Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento (2Co 4.16-17)”. A confiança em Jesus é força e amparo para suportarmos todo o mal. Quando nós vivemos com fé em Cristo Jesus, perdemos o medo e temos paz verdadeira.

Oração: Amado Senhor Jesus, ajuda-me a ter a fé verdadeira em ti. Em teu nome. Amém!

Leia em sua Bíblia 2Coríntios 4.1-17 – Compartilhe #HoraLuterana

18 maio 2024

Deus se esqueceu de nós?

Diante de momentos difíceis e tragédias, não demora muito para nos perguntarmos: “Deus se esqueceu de nós?” Olhamos para o sofrimento aparentemente sem sentido e sentimos tristeza, pensando que fomos abandonados por Deus. No entanto, Deus nos diz: “Pode a mãe se esquecer do filho que ainda mama? Pode deixar de sentir amor pelo filho que ela deu à luz? Mesmo que isso fosse possível, eu não me esqueceria de vocês!” (Is 49.15). Deus não se esqueceu de nós. Ele jamais nos deixará e nunca nos abandonará. Ele está com você em todos os momentos, mesmo quando você não percebe a presença dele.

Oração: Querido Deus, ajuda-me a confiar em ti e em tua presença. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia: Isaías 49 – Compartilhe #HoraLuterana

17 maio 2024

Pelo amor dos meus filhinhos

Sílvio Luiz, o locutor esportivo mais bem humorado do Brasil, faleceu ontem. Ele é dono de bordões memoráveis. Um deles era “pelo amor de meus filhinhos”, que ele dizia quando um um jogador errava o chute de forma grotesca. O apóstolo João escreveu uma epístola com expressões parecidas. Por exemplo, João escreve: “Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem” e “Filhinhos, escrevo a vocês porque os seus pecados são perdoados por causa de Cristo” (1 Jo 2.1,12). Foi pelo amor de seus filhinhos que Deus enviou seu Filho Jesus para morrer por nós na cruz.

Oração: Querido Deus, graças te dou por tanto amor. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia: 1João 2 – Compartilhe #HoraLuterana

16 maio 2024

Inúmeras bênçãos de Deus

Em nossas vidas, geralmente ficamos aflitos tanto por problemas grandes quanto por problemas menores, que possam nos incomodar ou nos fazer mal. Ficamos horas e até dias sofrendo por causa daquele momento de tristeza (alguém que nos insultou, alguém que falou algo maldoso, alguém que mentiu, alguma calamidade que aconteceu). Nós nos prendemos a coisas que nos deixam tristes e preocupados. Mas, e as bênçãos que recebemos? Você já parou para contar quantas são as bênçãos que você recebe de Deus? São maravilhosas e graciosas as bênçãos recebidas. Deus nos concede várias coisas que necessitamos para viver, muitas vezes até mais do que isso. Com isso, sabemos: “Como são boas as bênçãos que me dás! Como são maravilhosas!” (Sl 16.6).

Oração: Querido Jesus, obrigado por tantas bênçãos concedidas das tuas graciosas mãos. Obrigado por toda a minha vida e por tudo que o Senhor me concede. Amém.

Leia em sua Bíblia: Salmo 16 – Compartilhe #HoraLuterana

15 maio 2024

Nosso abrigo

Em meio a tantos problemas que vivemos no mundo atual, em quem depositamos a nossa confiança? Onde depositamos a nossa fé? Onde buscamos abrigo nos momentos de calamidade? Muitas vezes passamos a confiar em diversas pessoas ou coisas, mas o nosso abrigo verdadeiro está em Deus. É nele que podemos e precisamos buscar forças para enfrentar os problemas. Ele cuida de nós de maneiras especiais, maneiras que às vezes nem percebemos em nosso dia a dia. E reconhecendo isso, podemos dizer juntamente com o salmista: “Mas os que buscam abrigo em ti ficarão contentes e sempre cantarão de alegria, porque tu os defendes. Os que te amam encontram a felicidade em ti” (Sl 5.11). Em Deus temos paz, força e felicidade!

Oração: Gracioso Deus, sê o nosso abrigo nestes momentos de grandes problemas e tristezas. Protege-nos em meio às calamidades da vida aqui no mundo. Amém.

Leia em sua Bíblia: Salmo 5 – Compartilhe #HoraLuterana

14 maio 2024

Compartilhar é Esperança

Mesmo tendo perdido tudo, Francisco Lopes, coordenador do projeto Compartilhar que atende cooperativas de reciclagem de Canoas, RS, testemunhou: “Compartilhar é esperança. É caminhar juntos. Há uma troca entre quem ajuda e quem é ajudado. A situação da tragédia machuca bastante, porque você se sente impotente, sem capacidade de fazer muita coisa. Mas você tem fé em Deus e em Cristo”. Ainda na sexta de noite, Francisco disse isso para Salete, sua esposa: "graças a Deus nós estamos podendo escolher sair de casa caminhando. Teve gente que não teve essa chance. Graças a Deus estamos juntos". Ele continua: "Tem momentos de muitos desafios. Mas vamos adiante com a força que vem de Deus”. Realmente, senhor Francisco, “com a força que Cristo nos dá, podemos enfrentar qualquer situação” (Fp 4.13).

Oração: Gracioso Deus, mostra tua misericórdia para todos aqueles que sofrem. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Filipenses 4.10-20 – Compartilhe #HoraLuterana

Você quer conhecer mais a história do sr. Francisco Lopes? Então, participe do estudo do programa “O Caminho”, hoje, às 20h. Acesse:

13 maio 2024

Herois de verdade não usam capa

Os herois de verdade não vestem capa. Qaundo olhamos para situações difíceis na vida e até tragédias, como vimos no Rio Grande do Sul, vemos que heróis de verdade não vestem capa como super-homens, mas usam botes, usam a sua vida, usam aquilo que têm para auxiliar o próximo. É bonito ver Deus concretizar aquilo que ele prometeu por meio do profeta Joel nas ações humanas: "Então, todo aquele que pedir a ajuda do Senhor será salvo" (JL 2.32). Mas, mais do que nos salvar por meio de botes e a ajuda dos voluntários tão valiosos, Deus enviou o seu Filho Jesus para sangrar em nosso lugar. Ele não usou capa, mas, na verdade, usou a cruz do Calvário e uma coroa de espinhos para morrer, pagando o pecado de toda a humanidade. Em Jesus, você clama por ajuda e é salvo por Deus. Deus acompanhará você no dia da alegria, da tristeza e no dia de viver e morrer também. Jesus é o nosso herói.

Oração: Querido Jesus, abençoa-me com a tua companhia. Dá-me esperança viva da tua presença no meu dia a dia. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Joel 2.32 - Compartilhe #Horaluterana


12 maio 2024

O sofrimento desde pequenos

Na vida ninguém quer sofrer. Não entendemos os motivos do sofrimento. Ainda mais quando enxergamos que crianças, jovens, pessoas de bem sofrem e carregam uma enfermidade no seu corpo. Também nessas horas o que nós não compreendemos Deus quer mostrar para nós por meio de sua Palavra. Ele diz por meio de Jeremias: “O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do Senhor. E é bom que as pessoas aprendam a sofrer com paciência desde a sua juventude.” (Lm 3.26-27). Com essas palavras o Senhor quer nos ensinar a esperar nele e confiar que ele sempre tem o melhor para nós, mesmo durante o sofrimento que não compreendemos. Vamos aguardar no Senhor.

Oração: Jesus, a tua palavra sempre fala a verdade. Ajuda-me a sempre confiar nos momentos bons, mas também nos momentos mais difíceis. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Lamentações 3 – Compartilhe #HoraLuterana

11 maio 2024

Qual a razão do sofrimento?

Você já deve ter tentando compreender racionalmente o sofrimento. Muitos tentaram e falharam miseravelmente, pois o sofrimento não é uma ciência exata como a Matemática. Jeremias, por exemplo, diz que o pecado dos pais afetou as crianças: “Mamãe, estou com fome! Mamãe, estou com sede!” Elas caem pelas ruas, como se estivessem feridas, e morrem aos poucos nos braços das mães (Lm 2.12). Quando sofremos, encontrar culpados pode trazer algum alívio. No entanto, só é possível encontrar esperança verdadeira, quando seguimos o conselho de Jeremias: “Levante-se várias vezes de noite para clamar, pedindo ajuda ao Senhor. Derrame o coração na presença dele e peça pela vida dos seus filhos.” Deus nunca despreza um coração que se derrama em sua presença.

Oração: Senhor, estou sofrendo. Derramo meu coração em tua presença, clamando por tua ajuda e amparo. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Lamentações 2 – Compartilhe #HoraLuterana

Precisamos falar de lamento

Parece esquisito falar de lamento numa época em que coaches e pregadores populares enfatizam o sucesso como propósito da existência humana. Mesmo assim, é exatamente por essa razão que o lamento registrado pelo profeta Jeremias necessita ser abordado, pois nele vemos o poder destruidor do pecado. Jeremias compara Jerusalém à uma viúva que “perdeu as forças” por ter “pecado gravemente” e se tornado “impura” (Lm 1.8, 14). O sofrimento nos faz desanimar, especialmente quando estamos acostumados a priorizar o sucesso. Nessas horas, devemos reconhecer que o “Senhor é justo” e clamar a ele, como fez Jerusalém: “Olha, Senhor, porque estou angustiada” (Lm 1.18, 20). Você está sofrendo? Dirija seu lamento a Deus, pois ele é fiel para nos purificar e devolver a esperança.

Oração: Tem misericórdia de mim e deste mundo, ó Senhor Jesus Cristo, filho do Deus vivo. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Lamentações 1 – Compartilhe #HoraLuterana

09 maio 2024

Ajude

Nestes tempos de calamidade, onde diversos problemas afetam o mundo, precisamos refletir sobre o que Cristo fez por cada um de nós. Passamos por diversas aflições e vemos pessoas necessitando de ajuda e de amor. Precisamos ter um amor verdadeiro para com o nosso próximo, ajudando-o sem esperar nada em troca. Cristo morreu por cada um de nós, e nós não demos nada para Jesus. Assim também ele pede para que amemos uns aos outros, assim como ele, o próprio Cristo, nos amou (Jo 15.12). Podemos fazer isso ajudando o nosso próximo em sua necessidade, sem esperar nada em troca. Nós amamos, porque Cristo nos amou primeiro. Portanto, vamos auxiliar aqueles que necessitam da nossa ajuda!

Oração: Gracioso Deus, pedimos-te que nos leves a ajudar o nosso próximo, vivendo em amor e serviço àqueles que necessitam. Amém!

Leia em sua Bíblia João 15.1-12 – Compartilhe #HoraLuterana

Você pode ajudar as vítimas das enchentes no RS. 
Faça sua doação, utilizando o PIX:
doe@ielb.org.br

08 maio 2024

Jesus sempre estará com você

Vendo toda a aflição e tristeza que o povo do Rio Grande do Sul está passando, ficamos preocupados e apreensivos. Ficamos tristes por tudo o que aconteceu com as pessoas que vivem lá e nos preocupamos também com o nosso próprio futuro. Será que Deus está conosco? Deus não vê o que está acontecendo conosco? Ele vê sim, e ele está conosco com toda a certeza! Jesus subiu ao céu, mas, antes disso, ele prometeu algo: “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20). Jesus está conosco nos momentos bons, mas é principalmente nos momentos ruins que ele nos dá forças e nos mantém firmes, pois ele é o nosso Refúgio e Fortaleza, socorro bem presente nas tribulações!

Oração: Jesus, nosso Salvador, pedimos-te que cuides e protejas a todos nós, em especial as pessoas do Rio Grande do Sul, que passam por aflições devido às chuvas e enchentes. Que o Senhor as abençoe e dê forças a elas neste momento tão difícil. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 28.19-20 – Compartilhe #HoraLuterana

Você pode ajudar as vítimas das enchentes no RS. 
Faça sua doação, utilizando o PIX:
doe@ielb.org.br

07 maio 2024

Sofrimento no RS

Na música “Desassossegos”, o poeta gaúcho expressa o que os brasileiros sentem ao verem a tragédia que destruiu parte do Rio Grande do Sul em 2024: “Cada pôr-de-sol dói feito uma brasa, queimando lembranças, no meu coração.” Cada pôr-de-sol enterra sofrimentos que os sobreviventes passam ao longo do dia no Rio Grande do Sul. Mas as sombras da noite trazem inquietações sobre o futuro. Que consolo dar a pessoas que sofrem com essa tragédia? Alinhar razões ou utilizar jargões como ‘vai ficar tudo bem’ não ajuda e chega a ser insensível. Na hora em que nossa razão se cala, convém apenas repetir o que tantos repetiram na Bíblia e ao longo da história: “Senhor, tem misericórdia de nós! Cristo, tem misericórdia de nós! Senhor, tem misericórdia de nós”. Nossa esperança se renova ao saber que Deus ouve nosso clamor, como escreveu o profeta Jeremias: “O amor e a bondade de Deus se renovam todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do Senhor!" (Lm 3.23-24). Que no futuro próximo, cada pôr-do-sol traga boa esperança aos que sofrem no Rio Grande do Sul.

Oração: Senhor, tem misericórdia dos que sofrem com a tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul. Olha para o povo gaúcho com teu amor e bondade. Em nome de Jesus Amém.

Leia em sua Bíblia Lamentações 3 – Compartilhe #HoraLuterana

Você pode ajudar o povo do RS. Faça sua doação utilizando a chave pix:
doe@ielb.org.br

Hoje, às 20h, no programa “O Caminho”, o pastor Airton Schroeder e a psicóloga Daniela von Mühlen conversarão sobre as ações de ajuda ao povo do RS. Acesse:





06 maio 2024

Por que comigo, Senhor?

Passamos por inúmeras dificuldades que nos causam perplexidade, como as enchentes no RS em 2024. É aquele tipo de situação que nos faz perguntar: “Por que comigo, Senhor?” Somente percebemos que Deus é capaz de transformar o mal em bem muito mais tarde, quando o sofrimento e a dificuldade já passaram. Isso aconteceu com José e seus irmãos. Diante do medo deles por terem vendido José como escravo anos antes, ele os tranquilizou, dizendo: “É verdade que vocês planejaram aquela maldade contra mim, mas Deus mudou o mal em bem para fazer o que hoje estamos vendo, isto é, salvar a vida de muita gente” (Gn 50.20). Pode ser que você não consiga saber as razões das dificuldades agora. Mesmo assim, Jesus prometeu estar sempre ao seu lado. Tenha a certeza de que Deus está sempre pronto a transformar o mal em bem. Nossa esperança está em Deus, que atua por meio de voluntários e doadores. Que ele abençoe cada pessoa atingida por tragédias, incluindo aqueles que sofrem com as chuvas no RS.

Oração: Querido Deus, ajuda-me a confiar em tua misericórdia. Tu transformas mal em bem também em minha vida. Em Cristo. Amém.

Leia em sua Bíblia Gênesis 50.15-21 – Compartilhe #HoraLuterana

05 maio 2024

Um dia normal

Hoje é um dia normal. Haverá mortes e nascimentos. Haverá alegria e tristeza. Haverá aniversários e pessoas sendo esquecidas. Casais enfrentarão o divórcio e outros iniciarão o casamento. Uns ficarão ansiosos e outros estarão com o coração em paz. Veremos como Deus tem sido bondoso e como a vida é um milagre impressionante, e reclamaremos diante da corrupção humana, do pecado que estraga o que Deus fez. Hoje é um dia normal. Dia de lembrar que “onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda. E isso aconteceu a fim de que, assim como o pecado dominou e trouxe a morte, assim também a graça de Deus, que o leva a aceitar as pessoas, dominasse e trouxesse a vida eterna. Essa vida é nossa por meio do nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.20-21).

Oração: Jesus, hoje encontrarei dor e alegria. Mas sou teu, por tua graça. Agradeço-te por me dares vida. Assim, em alegria ou em dor, hoje agradecerei a ti e viverei sob a tua paz. Amém.

Leia em sua Bíblia Romanos 5.12-21 – Compartilhe #HoraLuterana

04 maio 2024

Tragédias

O excesso de chuvas pode fazer descer a encosta de um morro e, assim, centenas de pessoas, em instantes, perdem suas roupas, documentos, veículos, móveis, casas e até a vida. As tragédias constantes podem revelar uma tragédia ainda maior: a insensibilidade diante das dores deste mundo. Mas pode, por outro lado, lembrar-nos que existe um Deus que mandou seu Filho para nos salvar da pior de todas as tragédias: a condenação eterna que merecíamos pela nossa desobediência. E esse amor de Deus em Cristo, nos convida e motiva a descruzar os braços: “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1 João 4.19).


Oração: Senhor Deus abre os meus olhos, ouvidos e coração par ver, ouvir, sentir e agir diante das situações de dores e perdas minhas e do meu próximo. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia 1 João 4.7-21– Compartilhe #HoraLuterana
 


 

03 maio 2024

Arco-íris nos dias nublados

Quando enfrentamos inundações e enchentes, a chegada de nuvens desperta medo e insegurança. Depois de passarem cerca de um ano de horror, trancados em uma barca, sob a ameaça de ondas enquanto grande parte da vida acabava na terra, Noé e sua família ouviram de Deus: “Quando eu cobrir de nuvens o céu e aparecer o arco-íris, então eu lembrarei da aliança que fiz com vocês e com todos os animais. E assim não haverá outro dilúvio para destruir todos os seres vivos” (Gn 9.14-15). Ainda andamos amedrontados diante de tantas catástrofes e diante da maldade humana. Mas Deus continua proclamando o seu amor, cumprindo a sua aliança e oferecendo paz com ele, eternamente, por meio de Jesus. Não há nuvens escuras que apaguem a luz da vida.

Oração: Senhor Deus, obrigado por não desistires de nós. Em nossos dias difíceis, lembra-nos da tua aliança feita por meio do sacrifício de teu filho, Jesus, por nós. Em nome dele. Amém.

Leia em sua Bíblia Gênesis 9.8-17 – Compartilhe #HoraLuterana

02 maio 2024

Deus e o consolo em meio a desastres

Em instantes, lugares diferentes deste mundo descobrem o poder da palavra “destruição”. Ventos fortes, terremotos, alagamentos, e tsunamis fazem seus estragos. Neemias estava no exílio e era copeiro do rei da Pérsia. Ao receber notícias sobre a cidade de Jerusalém, que estava destruída, ele “sentou e chorou” (Ne 1.4). Além de sentar e chorar, ele orou e agiu, pedindo autorização ao rei para ir a Jerusalém ajudar a reconstruir a cidade dos seus antepassados. O rei permitiu. Deus continua atento, ouvindo a oração dos seus filhos e convidando-nos a entregar a ele aquilo que nos faz sentar e chorar.

Oração: Senhor, nas notícias inesperadas da vida, enxuga as nossas lágrimas e lembra-nos das tuas palavras: “Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados” (Mt 11.28). Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Neemias 1.1-11 - Compartilhe #HoraLuterana

01 maio 2024

Depois do feriado

Depois de um feriado, é dia de retornar ao trabalho. Talvez você esteja desanimado por estar enfrentando problemas no seu local de trabalho. Calma. Saiba que ali é o local que Deus colocou você hoje para servir a ele e ao seu próximo. O conselho do apóstolo Paulo pode animar você: “Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita” (Gl 6.9). Hoje você tem a chance de semear amor e bondade por meio de sua atividade profissional. Se você fizer isso, não se surpreenda com a colheita de amigos seus que desejarão conhecer mais sobre Jesus por meio de você. Seu trabalho também é uma forma de revelar o Salvador Jesus Cristo ao mundo. Que grande privilégio!

Oração: Senhor Jesus, graças te damos pelo teu trabalho em nosso favor na cruz. Abençoa todos os que dedicam o dia de hoje para trabalhar, mantendo o mundo em funcionamento. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia Gálatas 9 – Compartilhe #HoraLuterana


Você não sabe como poderia compartilhar mais de sua fé no seu local de trabalho?Quer ajuda? Envie um e-mail para:


Um pastor terá a alegria de ler sua mensagem e responder com algumas ideias.