15 março 2014

Você é santo, sempre. - Época de Quaresma

“Tu, porém, és santo e, sentado no teu trono, recebes os louvores do povo de Israel” (Sl 22.3).

Jesus está sofrendo muito por causa das pessoas ao seu redor: a zombaria e desprezo da multidão, de um dos criminosos, dos líderes religiosos judeus, e os insultos dos soldados romanos. Em seu lugar, nós provavelmente os estaríamos atacando, retrucando. Porém, atacaríamos não somente a eles. Afinal, a maior dor que ele sente vem do seu próprio Pai, que fez cair sobre ele os pecados do mundo e descontou sua impetuosa ira em Jesus. Mas Jesus suplica pelo perdão deles e voltando-se para seu Pai, declara: “Tu, porém, és santo”.

O sofrimento de Jesus não tem nada de justo e correto. Durante toda a sua vida terrena ele foi perfeito em pensamentos, palavras e ações. Ele amou a Deus de todo coração, alma, mente e força. Ele amou seu próximo como a si mesmo. Nós, entretanto, certamente falhamos nisso tudo e merecemos este castigo.

Mas Jesus, puro e inocente, jaz sob a esmagadora carga de nossos pecados e da ira de Deus. No entanto, Jesus não vê falha alguma em seu Pai por causa disto. Deus é santo, completamente correto e fiel em tudo o que ele faz, sem sequer um erro ou pecado. Esta é a razão pela qual Deus é Rei sobre Israel e, com justiça, é louvado.

Nós também passamos por momentos de intensas provações e lutas em nossa vida. Mas mesmo nos dias mais sombrios, Deus é puro, amoroso e santo. Ele não é a causa do nosso sofrimento e nem se alegra ao nos ver sofrer. Embora o mundo possa nos entristecer com sofrimentos e aflições, Deus pode usar estas circunstâncias para nos aproximar mais dele, de maneira que, através da fé, nos apeguemos somente a ele.


Oração: Senhor Jesus Cristo, dê-me fé para ver a santidade do meu Deus e, mesmo em meio ao sofrimento, que eu lhe dê louvores. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 80

Nenhum comentário: