06 março 2014

Rei dos Judeus - Época da Quaresma

“Puseram acima da sua cabeça uma tabuleta onde estava escrito como acusação contra ele: “Este é Jesus, o Rei dos Judeus” (Mt 27.37).

Por fim, o enredo da crucificação chega ao Gólgota, o local da execução. Jesus é pregado na cruz. O governador romano mandou escrever uma tabuleta que foi colocada acima da cabeça do Cristo. Lá, estão o nome e cidade natal do condenado, e informa, aos que passam, por qual o crime ele está sendo executado.

Na tabuleta se lê: "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus".

Ela recorda o tratamento selvagem que Jesus já recebera das mãos dos romanos. Primeiro, ele foi brutalmente açoitado - uma surra tal, que poderia deixar um homem à beira da morte. Depois, os soldados zombaram do Rei dos Judeus, coroando sua testa com espinhos, vestindo-o com um manto sobre os ombros rasgados e ensanguentados, colocando um bastão em sua mão como um cetro, ajoelhando-se diante dele, cuspindo nele e, finalmente, pegando o bastão de sua mão e batendo-lhe na cabeça.

Os romanos não tinham absolutamente nenhuma piedade ou misericórdia com seus prisioneiros. E Jesus certamente não era uma exceção. Mas, novamente, isso é o que cada um de nós merece. Todos nós desobedecemos às leis de Deus e causamos dano ao nosso próximo. Pelas coisas que fizemos e pelo bem que deixamos de fazer, cada um de nós deveria ser punido, sem piedade. Mas Jesus toma o nosso lugar.

Os nossos pés e mãos, meus e seus, é que deveriam estar amarrados. Mas, em vez disso, as mãos e os pés de Jesus estão pregados na cruz. Deveríamos ser lançados nas mais profundas trevas. Mas, de acordo com a vontade do Pai, Jesus está pendurado na cruz, e em breve mergulhará em uma escuridão anormal e misteriosa, quando o sol deveria estar no ponto mais alto no céu. Nosso Rei toma o nosso lugar, sofrendo e morrendo, para que pudéssemos ser libertados.

Oração: Senhor Jesus, eu nada mereço a não ser sofrimento e tormentos do inferno, mas você os sofreu em meu lugar para que eu possa viver em perfeita paz e alegria com você no céu. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 27.27-31, 37

Nenhum comentário: