28 março 2014

Potes Quebrados - Época de Quaresma

“Secou-se o meu vigor, como caco de barro” (Sl 22.15, ARA).

Geralmente os judeus usavam potes de barro para armazenar água. Quando um recipiente quebrava em fragmentos ou pedaços (chamados cacos), ficava completamente inútil. Não mais capazes de reter a água, os cacos que antes formavam aquele pote, secavam e ficavam quebradiços sob o sol escaldante.
A imagem de um vaso quebrado se encaixa bem com o versículo anterior do Sl 22, onde Jesus diz que ele é derramado no chão como água, e seu coração derreteu dentro do peito. O corpo de Jesus foi açoitado, espancado, perfurado e esticado a ponto de os ossos estarem fora do lugar. Como em um vaso quebrado, da sua cabeça, mãos, pés, ombros feridos, costas e pernas, derrama-se sua força vital. Sua vida e força vazam lentamente.
Se você parar um momento e pensar em Judas, o discípulo que traiu Jesus, você verá outro pote quebrado. Depois de saber que Jesus fora condenado, Judas sentiu grande pesar por seu pecado. Mas, em vez de confiar na promessa de Jesus de perdão e restauração, Judas enforcou-se. Os sacerdotes pegaram o dinheiro da traição e compraram o campo onde Judas se matou para fazer dele um cemitério para estrangeiros. Aquele campo era um campo de oleiro, um campo coberto de cacos. Judas, por sua falta de fé e suicídio, tornou-se um outro vaso quebrado, que serve apenas para ser destruído.
Todos nós somos potes de barro rachados. Isso se já não estivermos quebrados e destruídos. No entanto, em sua misericórdia, Jesus vem para consertar seus potes quebrados, para nos fazer novamente úteis aos propósitos de Deus. Vivendo nossa vocação, servimos a Deus quando servimos uns aos outros. Ao compartilharmos a notícia do sacrifício de Jesus, o Espírito está agindo, consertando outros potes quebrados.


Oração: Senhor Jesus Cristo, na cruz você era como um pote quebrado, derramando o seu sangue para a nossa salvação. Conserte minha vida despedaçada, e aja em mim para cumprir seu propósito em minha vida. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 75

Gostou desta mensagem?
Você pode colaborar com o trabalho da Hora Luterana com qualquer valor, fazendo uma doação online.

Nenhum comentário: