05 março 2014

A Grande Troca - Época da Quaresma

“Depois de terem caçoado dele... o levaram para o crucificarem” (Mt 27.31).

Para Barrabás, aquela manhã de sexta-feira seria de chicotadas terríveis em suas costas e ombros. Mas, em vez disso, Jesus é açoitado. O peso esmagador da travessa da cruz deveria cair nos ombros do criminoso, mas Jesus cambaleia e cai sob ela. A zombaria e escárnio da multidão deveriam atingir o assassino, enquanto ele tropeça ao longo da tortuosa marcha para a morte, mas neste dia é Jesus quem suporta a humilhação. Os pregos deveriam atravessar as mãos e pés do mal afamado condenado na cruz, mas hoje, não; em seu lugar, Jesus é perfurado.

Jesus é levado ao Gólgota onde é crucificado junto com um criminoso à sua direita e outro à sua esquerda. Um centurião romano e sua tropa de soldados ficam de guarda, mas eles não precisam se preocupar. Os amigos de Jesus não planejam uma missão de resgate. Eles estão acovardados, atrás de portas trancadas. Os líderes judeus zombam dele e o ridicularizam. A multidão passa pela rua movimentada e as pessoas, em seu caminho para a cidade, balançam a cabeça. Até mesmo os dois criminosos que estão ao seu lado dirigem-lhe insultos.

Deus não pode e não deixará nossa culpa e nosso pecado sem punição. Nós vemos a fúria devastadora desta ira divina em tudo o que Jesus teve de sofrer no Gólgota. Mas ao mesmo tempo nós vemos sua infinita misericórdia, graça e amor. Você e eu merecemos uma morte torturante, agonizante e eterna – condenados ao inferno. Porém, Jesus toma nosso lugar e satisfaz a ira de Deus ao ter suas mãos e pés pregados na cruz. Todos os nossos pecados são colocados sobre Jesus e sua perfeita justiça nos é dada.

Oração: Senhor Deus, Pai celestial, em sua maravilhosa graça você condenou Jesus e nos deu liberdade. Encha-nos com gratidão e louvor para que possamos alegremente compartilhar, com todas as pessoas, a história do sacrifício do nosso Salvador. Em nome de Jesus. Amém.

Leia em sua Bíblia Marcos 15.20-15

Nenhum comentário: