11 julho 2012

Humilhação, humildade e riquezas

Passamos na vida por muitos momentos de humilhação. E desde muito cedo. Quando crianças a disciplina aplicada por nossos pais era, de certa forma, uma humilhação. Mas uma humilhação que nos fazia reconhecer, mesmo que inconscientemente, nossa imperfeição e dependência, gerando humildade e amadurecimento. Deus pode agir assim também conosco com relação ao sucessos na vida. Moisés, lembrando os momentos de humilhação e provas que o povo de Israel enfrentara, disse: “Lembrem do Senhor, nosso Deus, pois é ele quem lhes dá força para poderem conseguir riquezas.” Ou seja, quando você estiver bem ou mal, lembre-se humildemente: de Deus vem a força.

Oremos: Querido Deus, é difícil passar por momentos de provas e humilhação. Peço que eu nunca me esqueça de que dependo de você, da sua força. Em nome de Jesus, o Salvador. Amém.

Leia em sua Bíblia Deuteronômio 8.11-20
Nunca esqueçam o Senhor, nosso Deus, e tenham o cuidado de obedecer aos seus mandamentos e às suas leis, que hoje eu estou dando a vocês. Naquela terra vocês terão toda a comida que quiserem; construirão casas boas, onde morarão; o seu gado e os seus rebanhos aumentarão; vocês ajuntarão mais prata e ouro e terão tudo de sobra. Então, tomem cuidado para não ficarem orgulhosos e esquecerem o Senhor, nosso Deus, que os tirou do Egito, onde vocês eram escravos. Ele os levou por aquele enorme e perigoso deserto, cheio de cobras venenosas e de escorpiões, e onde não havia água. Mas no deserto Deus fez sair água da rocha bruta, para vocês beberem, e lhes deu para comer o maná, uma comida que os seus antepassados não conheciam. Ele fez tudo isso para humilhá-los e para fazê-los passar por provas a fim de abençoá-los mais tarde. Portanto, não pensem que foi com a sua própria força e com o seu trabalho que vocês conseguiram todas essas riquezas. Lembrem do Senhor, nosso Deus, pois é ele quem lhes dá força para poderem conseguir riquezas. Vocês estão vendo que assim ele está cumprindo a aliança feita por meio de juramento com os nossos antepassados. Mas, se vocês esquecerem o Senhor, e adorarem e servirem outros deuses, eu aviso hoje que vocês certamente morrerão. Se não obedecerem ao Senhor, nosso Deus, então vocês morrerão, como vão morrer os povos que Deus vai destruir na presença de vocês. (NTLH-SBB)

Nenhum comentário: