08 agosto 2006

É sábio atender aos ensinamentos dos pais

Em muitos jogos cada participante avança até cometer uma infração. Falhando, precisa voltar para o início do jogo, diminuindo consideravelmente suas possibilidades de vitória.

No jogo da vida também notamos os avanços e retrocessos. Às vezes observamos que pessoas de origem humilde, com pais analfabetos, prosperam e se projetam na socie-dade. Outra situação é de filhos cujos pais foram pessoas de sucesso, mas eles ficam mui-to longe do ponto alcançado pelos pais, mesmo com o apoio destes. Certamente que uma enormidade de fatores levam a essas situações, mas há um fator que foi enfatizado pelo sábio rei Salomão, no seu livro de Provérbios, capítulo 13, versículo 1º (NTLH): “O filho sábio aceita os ensinamentos do pai, mas o que zomba de tudo nunca reconhece que está errado”.

Se você é jovem ou criança e quer vencer na vida, precisa valorizar este ensina-mento. Olhe para os seus pais com amor. Repare na vida que eles levam e valorize tudo o que eles lhe disserem. Dos pais recebemos uma bagagem enorme de conceitos e valores que se associam à nossa vocação, e nos dão um grande impulso na vida. Se você nota muitas falhas na vida dos seus pais, não os despreze por isso, mas evite cometer os mesmos erros. Quando construímos sobre as bases herdadas dos nossos antepassados, temos maior probabilidade de vitória.

Muitos preferem começar do zero, simplesmente desprezando tudo o que provém da tradição de sua família. Isto é puro engano. É como ter que voltar ao começo da com-petição. É perda de tempo e oportunidade. A história está cheia destes exemplos. Talvez em sua família ou círculo de amizades seja possível comprovar isto. Deus se agrada quando filhos honram e respeitam aos seus pais.

Jesus, através de seu exemplo de filho exemplar, nos ensina e nos ajuda a honrar-mos nossos pais.

Oremos: Gracioso Deus, ajuda-me a olhar para os meus pais como uma preciosa dádiva tua, a fim de que eu sempre possa acolher com simpatia a tudo que eles quiserem me transmitir. Em nome de Jesus. Amém.

Pastor Paulo Edmundo Jung

Nenhum comentário: