29 agosto 2006

Filhos de Deus

Você já pensou nas seguintes questões: Existe diferença entre ser criatura de Deus ou filho de Deus? Afinal quem pertence a Deus? Quem é o povo de Deus? O apóstolo Paulo, na sua Carta aos Colossenses, no capítulo 3, versículo 12 (NTLH), afirma categoricamente: “Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de delicadeza e de paciência”.

Mas o que nos torna povo de Deus? Martinho Lutero, o reformador da Igreja Cristã, escreveu: “Creio que por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé cristã. Assim também chama, congrega, ilumina e santifica toda a cristandade na terra, e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e única fé”.

Aí está a grande diferença entre ser criatura ou filho de Deus: Todos nós fomos criados por Deus, mas somos seus filhos por sermos amados por ele. Esse amor de Deus é perfeito. Tão perfeito que Deus ama a sua criatura e traz para perto dele. Como? Através da morte de Jesus Cristo na cruz e sua ressurreição! Ainda hoje somos reconhecidos como cristãos e filhos de Deus porque temos a santa Palavra de Deus em nossas mãos com a qual permanecemos na fé. Isso faz com que sejamos pessoas que sabem viver com alegria neste mundo apesar de tanta injustiça.

Como povo de Deus e seus filhos somos revestidos da sua misericórdia, o que nos faz viver em comunhão e amor com outras pessoas. O verdadeiro amor de Deus é demonstrado em nós por gestos e atitudes. Por isso, o amor de Deus em nossa vida nos faz analisar nossas atitudes e ações à luz da Palavra de Deus. Podemos fazer muito pelo nosso próximo. Toda palavra amiga e cristã da nossa parte também deve vir acompanhada de uma mão estendida, de uma ação em favor do nosso próximo. E este fazer não pode ser transformado num simples gesto de ajuda material. Muitas vezes as pessoas ao nosso redor precisam e desejam um auxílio espiritual. Lembre-se: somos filhos de Deus porque ele nos chamou e ele continua chamando pessoas.

Oremos: Santo e amado Deus, pedimos-te que continues nos orientando para que sejamos servos fiéis à tua Palavra e assim possamos ajudar outras pessoas e serem consoladas. Por Jesus Cristo. Amém.

Pastor Wilmuth Engelmann

Nenhum comentário: