09 agosto 2006

Existe um Pai que é perfeito

Não existem pais que não queiram ter êxito na educação dos seus filhos. Não simplesmente pelo orgulho de serem bons educadores, mas especialmente por amarem os seus filhos e desejarem o melhor para eles. É difícil sermos bons pais. É complicado dar uma boa educação aos filhos. Tem tanta coisa que conspira contra o sucesso do relacionamento familiar que quase desanimamos. Apesar disso, há um Pai perfeito, cujas atitudes, quando por nós imitadas, haverão de enriquecer imensamente nossa nobre missão. Nunca seremos iguais ao Pai celestial, mas ele tem muito a nos ensinar.

No Evangelho de Lucas nos é contada uma história que ilustra a principal característica deste Pai. Jesus conta que um pai tinha dois filhos e que o mais novo pediu a sua parte da herança para viajar e viver a vida como ele julgava justo que ela fosse vivida. Depois de desperdiçar tudo, ele reconheceu o seu fracasso, sentiu profunda tristeza pelo seu erro e, conhecendo o amor do pai, resolveu voltar e pedir-lhe perdão. Imediatamente o pai reagiu, ordenando aos seus empregados: “Vamos começar a festejar porque este meu filho estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado”. Ao ver o seu filho voltando, o pai fez uma grande festa com a presença dos seus amigos para comemorar o retorno do seu filho.

Você quer ter sucesso na educação dos seus filhos? Ame-os. Ame com o amor com que Deus ama você. É um amor incondicional. Tão grande que o levou a sacrificar Jesus Cristo na cruz por nós. Um amor que não visa os seus próprios interesses. Um amor capaz de sacrifícios, que tolera os abusos próprios de crianças cheias de energia. Espelhando-se no amor de Deus e permitindo que, através da sua Palavra, ele trabalhe em seu coração, você não será perfeito, mas terá condições muito melhores para realizar esta nobre missão estendida a você pelo próprio Deus.

Oremos: Querido Pai celestial, revela-me cada vez melhor o teu imenso amor por mim, para que, com este amor, eu também possa amar os meus filhos e educá-los como preciosas dádivas colocadas sob meus cuidados. Amém.

Pastor Paulo Edmundo Jung

Nenhum comentário: