21 agosto 2006

Crescer na fé

A vida cristã não é, como alguns alegam, algo monótono, apático e sem atrativos. Pelo contrário, ela exala vida, é dinâmica e cheia de realizações. Há, na essência da vida cristã, o germe do crescimento, do desenvolver-se. Os que chegaram à fé em Cristo foram tirados de uma vida espiritual morta e chamados a uma vida de ação. Eis a razão pela qual o apóstolo Paulo lembra e incentiva os cristãos a se tornarem cada vez mais fortes e vi-brantes na vida de fé. Na sua Carta aos Colossenses, no capítulo 2, versículo 7 (NTLH), o apóstolo diz a respeito de Cristo: “Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E dêem sempre graças a Deus.”

Não é difícil detectar se uma muda de planta está ou não se desenvolvendo. Basta ficar observando. Se o tronco adquire espessura, se os galhos vão se expandindo e se as folhas produzirem cada vez mais sombra, sabemos que a vida está florescendo.

A vida cristã não é diferente. Esta também tende a crescer e desenvolver-se. Para que isto aconteça, o apóstolo Paulo apresenta o caminho a ser seguido. Assim que chegamos à fé em Cristo por meio da ação do Espírito Santo, ou seja, assim que a fé é im-plantada em nós, somos motivados a vivermos unidos a Cristo, tendo-o como modelo de vida e seguindo os seus passos. Também passamos a estar enraizados em Cristo, de quem recebemos a força necessária para o crescimento espiritual. A nossa vida é construída sobre Cristo. Só Cristo é o firme fundamento, a rocha eterna. Começamos a ter cuidado com ensinamentos que vêm da sabedoria humana, pois só a Palavra de Deus deve ser o nosso fundamento de fé e o guia para a vida, como diz um Salmo: “A tua palavra é lâm-pada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho” (Sl 119.105).

Orientados pela Palavra de Deus, guiados pelo Espírito Santo e firmados na fé em Cristo, com certeza, viveremos uma vida cristã produtiva, dinâmica e feliz.

Oremos: Senhor, que diariamente cresçamos na fé em Cristo e vivamos uma vida santificada, fortalecidos pela tua palavra. Amém.

Pastor Urbano Lehrer

Nenhum comentário: