13 junho 2006

O fim da fome

Passar fome não é algo agradável e nem desejável. A fome traz sofrimento. Mas além da realidade do sofrimento físico, a fome aponta para uma estrutura social que apresenta falhas como a má distribuição de renda, as injustiças sociais e o desemprego. E, por fim, a fome acaba revelando como o ser humano pode ser insensível, egoísta, imediatista, pensando apenas em seus próprios interesses.

Certa vez Jesus alimentou toda uma multidão faminta. Ele não queria que as pessoas sofressem por causa da fome. No entanto, ele fazia isso para que todos soubessem que ele era o Filho de Deus que estava trazendo a salvação, a reconciliação com Deus. Muitos não entenderam e continuaram a seguir Jesus para conseguir comida de graça e milagres para seus sofrimentos físicos.

Então, ao ver a multidão que o seguia apenas para satisfazer suas necessidades físicas, Jesus disse, segundo o Evangelho de João, capítulo 6, versículo 27 (NTLH): “Não trabalhem a fim de conseguir a comida que se estraga, mas a fim de conseguir a comida que dura para a vida eterna. O Filho do Homem dará essa comida a vocês porque Deus, o Pai, deu provas de que ele tem autoridade.”

Jesus é o Filho do Homem que dá a comida para o fim da fome espiritual, da alma. Ele nos reconcilia com Deus e oferece um recomeço, uma nova vida. Muitos ainda hoje não compreendem isso e buscam na religião cristã somente um meio de “se dar bem na vida”. Infelizmente, pensam apenas nesta vida, aqui. Jesus se propõe a nos dar a comida que dura eternamente. Ou seja, ele nos promete um alimento que nos dá vida eterna. Ele morreu e ressuscitou para que nós tenhamos a garantia de que, confiando nele, teremos perdão, seremos aceitos por Deus e viveremos uma vida plena. Sem fome na alma. Sabendo quem somos e para onde vamos.

Com esse alimento teremos força para lutar por justiça social. Teremos vontade de servir, ajudar as pessoas que precisam, porque, com a comida que Jesus oferece, temos paz já nesta vida. É o fim da fome.

Oremos: Jesus, tenho fome. Estou faminto de paz em minha alma. Dá-me da tua comida e assim estarei saciado. Em teu nome. Amém.

Pastor Fernando Henrique Huf

Nenhum comentário: