05 junho 2006

O Espírito Santo nos chama

Quando Deus criou o mundo, criou os seres humanos perfeitos. Adão e Eva foram o primeiro casal da terra. A única ordem que Deus deu a eles foi que não comessem da fruta de uma árvore no jardim em que moravam. Mas, Satanás, com toda a sua astúcia, disfarçou-se de serpente para fazer com que eles desobedecessem a Deus. O tentador conseguiu chamar a atenção do casal e fazer com que eles se esquecessem do que Deus havia dito sobre a fruta, ou seja: “No dia em que você a comer, certamente morrerá” (Gn 2.17).

Por causa dessa desobediência o ser humano perdeu o que chamamos de livre arbítrio. Isto é, o ser humano não tem mais a capacidade de escolher entre o bem e o mal. E a afirmação de Deus: “certamente morrerá”, ainda pesa sobre nós hoje. Por causa desse erro, a morte passou a existir. Ainda que no mundo moderno muitos queiram negar isso, a verdade é uma só: todas as pessoas, quando nascem, são cegas espiritualmente e inimigas de Deus.

O ser humano nesse estado não quer e nem pode aceitar as coisas de Deus, porque, como o apóstolo Paulo afirma, tudo isso parece “loucura” aos seus olhos (1Co 1.18). Por natureza, o ser humano traz dentro de si a inclinação para o mal, caminha o caminho da condenação e não pode, de maneira alguma, tomar a resolução de mudar a sua vida e caminhar em direção ao céu. E por que não? Porque, conforme diz o apóstolo Paulo na sua Primeira Carta aos Coríntios, capítulo 12, versículo 3 (NTLH): “Ninguém pode dizer ‘Jesus é Senhor’, a não ser que seja guiado pelo Espírito Santo.”

Para abrir os olhos, trazer vida, mudar o coração daquele que se encontra distante de Deus, é necessária uma força que vem de fora. Esta força é o Espírito Santo, como ainda hoje confessamos nas palavras: “O Espírito Santo me chamou pelo evangelho, me iluminou com seus dons, me santificou e me conservou na fé verdadeira”. Não nos tornamos cristãos por nós mesmos ou por nossos méritos, mas sim, pela ação e graça do Espírito Santo. Onde é anunciado o Evangelho, ali o Espírito Santo chama, mostra o Salvador e faz com que afirmemos: Senhor Jesus, tu és o meu único e suficiente Salvador.

Oremos: Senhor Jesus, conserva-me firme na confissão de teu santo nome. Amém.

Pastor Edemar Zenkner

Nenhum comentário: