12 maio 2006

Para o Dia das Mães

Amor de mãe
Uma senhora cristã recordava o grande amor da sua mãe, principalmente o seu dom de ouvir os problemas dos seus filhos e de consolá-los e animá-los para as lutas da vida. Ficava triste quando eles estavam tristes e se alegrava com eles quando estavam alegres.

Que bela imagem do procedimento de uma mãe cristã. Uma das grandes reformas sociais do Cristianismo foi elevar a dignidade da mulher e exaltar a sua honrosa tarefa de mãe, colocando-a no centro da educação cristã no lar. No antigo mundo greco-romano, a mulher, em geral, era relegada a uma situação subalterna e muitas vezes degradante. O cidadão romano podia facilmente descartar a sua esposa e tinha o poder de vida e morte sobre ela. Até hoje, em muitas civilizações não-cristãs, o papel da mulher continua a ser deplorável e exposto às situações mais cruéis e humilhantes.

Mães cristãs, vocês nem podem agradecer suficientemente a Deus por essa posição gloriosa em que a Escritura Sagrada as colocou. O próprio Jesus dignificou de tal maneira a tarefa de mãe que ele mesmo nasceu da virgem Maria e ainda se lembrou dela na agonia da morte, entregando-a aos cuidados de João, o seu discípulo amado. E, em nosso texto, Deus dignifica a tal ponto o amor de uma mãe que o compara a seu próprio amor para conosco. No texto de Isaías, capítulo 49, versículo 15 (NTLH), ele diz: “Será que uma mãe pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês”. Deus acha muito difícil que uma mãe possa deixar de amar o seu próprio filho. E, mesmo se isso acontecer, Deus nos garante que jamais nos esquecerá e que leva escrito o nosso nome em suas mãos.

Vocês, mães cristãs, podem no domingo em que celebramos mais um dia das mães, ter um motivo dobrado para regozijar-se. Primeiro, porque pela fé em Jesus estão gravadas nas mãos amorosas de Deus e, em segundo lugar, porque Deus dignificou de tal maneira o seu amor de mãe que o compara a seu próprio amor. Amor que entregou Jesus à morte em nosso lugar.

O famoso pintor holandês, Rembrandt, pintou muitos quadros de sua mãe. Quase um cento deles foram conservados até hoje e, na maioria deles, sua mãe segura uma Bíblia em suas mãos.

Mães cristãs, com a Bíblia em suas mãos, eduquem os seus filhos e façam deles eficientes cidadãos deste mundo e do mundo vindouro.

Oremos: Senhor, abençoa e ajuda as mães a que sejam fiéis e criem seus filhos com a disciplina e os ensinamentos cristãos (Ef 6.4). Amém.

Pastor Paulo F. Flor

Nenhum comentário: