08 maio 2006

A mãe cristã educa seus filhos

Criar e educar filhos. Essas são tarefas difíceis em todas as famílias, sejam cristãs ou não. O que geralmente acontece é que, muitas vezes, queremos fugir dessas tarefas e fazer apenas o que é da nossa vontade. O resultado são discussões e falta de respeito. O apóstolo Paulo não só chama atenção aos filhos, mas também aos pais. Quando ele se dirige aos filhos, cita o quarto Mandamento e diz: “Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo” (Ef 6.1). Sempre de novo devemos nos lembrar que nós todos somos filhos, devemos nos lembrar como fomos educados desde a infância e agora devemos educar os nossos próprios filhos.

A relação entre pais e filhos é fruto de um relacionamento com Deus e com os outros. O amor que Deus demonstrou em seu Filho Jesus Cristo transparece num relacionamento de amor, obediência e admoestação. Obediência é fruto de um relacionamento amoroso que existe entre o ser humano e Deus, e por conseguinte se demonstra no filho que é educado na obediência a Deus. O livro bíblico de Efésios, capítulo 6, versículo 4 (NTLH), diz: “Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos”. Sabendo dos perigos a que a família está exposta, a esposa e mãe precisa buscar fortalecimento da fé, sabedoria e coragem junto a Deus para cuidar dos filhos, evitar fracassos e ter uma boa estruturação na sua vida. Isso realmente acontece quando Deus está presente no lar, em todo tempo.

A mãe, não somente nesta semana, mas em todos os dias da sua vida, tem o privilégio especial de participar mais ativamente na geração e na criação de novas vidas. No privilégio de acompanhar bem de perto o desenvolvimento dos filhos. Isso a mãe faz quando, com o pai, não se omite na educação cristã dos filhos que Deus lhe deu, não os irritando, mas criando cada um com amor, disciplina e de acordo com os ensinamentos cristãos. A fé em Cristo é o maior presente que pode ser transmitido aos filhos através do ensinamento da Palavra de Deus. E é essa mesma fé que garante à mãe o perdão para as falhas, o consolo nos sofrimentos, a força nas horas difíceis, a alegria de todos os dias e a certeza da vida eterna com Deus.

Oremos: Graças te damos ó Deus pelas oportunidades que tu nos dás de compreendermos que somos teus filhos. Fortalece-nos na missão de educarmos os nossos filhos no teu caminho. Amém

Pastor Edemar Zenkner

Nenhum comentário: