23 maio 2006

Angústia: a dor da alma

A angústia é uma dor terrível que somente os seres humanos podem sentir. O que se sabe, até o momento, é que os animais não sofrem desse tormento, porque não têm alma. Portanto, a angústia é um sofrimento tipicamente humano.

Quando uma pessoa diz que está sentindo angústia, normalmente demonstra o que sente colocando a mão em seu peito. Isso é bem correto, porque não sabemos ao certo aonde dói. Simplesmente percebemos que sentimos algo muito profundo e que não é físico. Por isso, colocamos a mão no coração, que é o órgão símbolo de nossa existência espiritual e emocional. O coração é o órgão que simboliza a nossa alma.

A angústia não é uma doença nova, sempre acompanhou o ser humano em sua trajetória terrena. No Salmo 107, versículo 6 (NTLH), encontramos as seguinte palavras: “Então, na sua angústia, gritaram por socorro, e o Senhor Deus os livrou das suas aflições”.

O Salmo 107 revela o segredo para superarmos as nossas angústias: pedir socorro ao Senhor Deus!

Se a angústia é a dor da alma, então precisamos usar o tratamento correto e abastecer a nossa alma com fé. E, não tenha dúvida, isso somente pode ser feito com a Palavra de Deus. Jesus Cristo, o Filho de Deus, ensinou que devemos pedir tudo o que precisamos para a nossa vida. Isso também inclui pedir fé, a fim de não sentirmos angústia e vivermos corroídos pela dor.

A fé em Deus é um presente de amor, que recebemos do próprio Deus, através de seu Filho Jesus Cristo. Ter Jesus como Salvador preenche o vazio da nossa alma e, dessa forma, a angústia não tem mais lugar no nosso coração. Com Cristo, temos a certeza de que ele está ao nosso lado e que, nos esperando, está a maravilhosa vida eterna!

Que o amor de Deus seja uma realidade no seu coração!

Oremos: Senhor Jesus, ajuda-me sempre a ter o coração repleto do teu amor, a fim de viver com alegria e segurança; e, assim, eu tenha a certeza que sempre estás ao meu lado. Amém.

Pastor Clóvis V. Gedrat

Nenhum comentário: